Conheça as famosas comidas típicas da Alemanha

Difícil encontrar alguém que não fique satisfeito com as comidas típicas da Alemanha. Marcada por pratos robustos, a gastronomia alemã é lembrada pelos ingredientes marcantes. De fato, a culinária do país não está entre as mais sofisticadas do mundo. Mas nem por isso é menos deliciosa. 🍻

Nos pratos típicos da Alemanha, os protagonistas são a carne de porco, o repolho, a batata e as salsichas. No Brasil, é bem fácil encontrar essas delícias em cidades colonizadas pelos alemães, que mantêm algumas de suas tradições, como Blumenau (SC) e os municípios da Rota Romântica, como Morro Reuter e Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul.

Se você vai visitar a Alemanha em breve, simplesmente não pode deixar de experimentar os pratos marcantes da cozinha germânica. A seguir, vamos falar um pouquinho sobre eles. 😋

5 comidas típicas da Alemanha para experimentar

Não se deixe assustar pelos nomes estranhos: a culinária da Alemanha tem alguns sabores parecidos com os do Brasil e, certamente, pelo menos um dos pratos típicos abaixo vai agradar você. Certifique-se de prová-los:

Bratkartoffeln

Batata alemã
Batatas protagonizam os pratos típicos da Alemanha. Foto: iStock, Getty Images

A essência desse prato típico da Alemanha é a batata, um dos ingredientes mais consumidos no território germânico. Bratkartoffeln é simplesmente um cozido feito com batatas e especiarias, como cebola, bacon, alho e sal. Trata-se de uma receita simples, mas bastante comum nas casas dos alemães.

A batata também protagoniza outros pratos interessantes, como o Kartoffelpuffer (que consiste em uma mistura de batatas raladas com farinha de trigo, ovos e tempero, formando uma espécie de panqueca) e a Kartoffelsalat, a famosa salada de batatas.

Sauerkraut

sauerkraut
Sauerkraut é o legítimo chucrute alemão. Foto: iStock, Getty Images

Na tradução literal, Sauerkraut é o tradicional chucrute – elaborado com a partir da conserva de repolho fermentado. A receita tradicional tem um toque bem azedinho. Geralmente, ele é servido como acompanhamento de alguma carne de porco.

Eisbein

Eisban
Joelho de porco é outro ingrediente tradicional consumido pelos alemães. Foto: iStock, Getty Images

Esta é uma comida típica alemã que costuma causar certo estranhamento aos estrangeiros. Eisbein nada mais é do que o joelho de porco cozido, um prato muito tradicional da Alemanha. Ele normalmente é preparado com especiarias e servido com batatas e chucrute. Já a versão assada da carne é chamada de Schweinshaxe – e também é bastante popular nos restaurantes alemães.

Wurst

Wurst
Salsichas alemãs são consumidas em todo o território germânico. Foto: iStock, Getty Images

Impossível falar em Alemanha sem mencionar o Wurst. Na verdade, esse é um termo genérico para se referir às salsichas alemãs. Há mais de 1500 diferentes tipos delas no país, elaboradas com ingredientes como carnes nobres de porco, vaca, vitela ou até uma combinação entre todas.

Dependendo do método de fabricação, o Wurst pode se parecer mais com uma linguiça, uma salsicha ou um patê. Os tipos mais consumidos em solo alemão variam de acordo com a região. A Frankfurter e a Krakauer, por exemplo, são salsichas de coloração bem avermelhada.

Em Berlim, é fácil encontrar a Currywurst, que é fatiada e temperada com molho curry. Já no sul da Alemanha, fazem mais sucesso as salsichas brancas. Experimente todas para escolher sua favorita!

Käsespätzle

Spaetzle
Spätzle é uma massinha típica da Alemanha. Foto: iStock, Getty Images

Outra comida típica deliciosa da Alemanha para incluir no seu itinerário gastronômico é a Käsespätzle. Trata-se de um prato bem comum na região sul do país, perto de Stuttgart, que consiste em uma massinha feita com farinha de trigo e ovos, cozida em água fervente e acompanhada de um molho de queijo.

Conforme manda a tradição, a massa é servida direto da panela quente, o que garante um charme todo especial ao prato. 😍

Comidas típicas da Alemanha: as melhores sobremesas

Na cozinha tradicional alemã, não são apenas os pratos principais que fazem sucesso. Na categoria das sobremesas, sugerimos que você não deixe de experimentar um autêntico Apfelstrudel, uma espécie de folhado recheado com maçã, canela e uvas passas. A Schwarzwälder Kirschtorte, que é simplesmente a Torta Floresta Negra (com chocolate e cerejas), é outra delícia alemã.

Merecem uma menção honrosa, ainda, as cervejas alemãs – famosas em todo mundo. Há sabores para todos os gostos: entre os tipos mais comuns, estão a Pils, a Weizenbier, a Malzbier, a Kölsch e a Lager. Assim, seu itinerário gastronômico ficará completo.

E aí, gostou de conhecer as comidas típicas da Alemanha? Quais você ficou com vontade de experimentar? Conte para a gente nos comentários! 🙂


Deixe uma resposta