Dicas de turismo na Alemanha: vá além de Berlim

De olho no roteiro pela Europa e em busca de dicas de turismo na Alemanha? Neste post, você vai encontrar sugestões de destinos que vão além da capital, Berlim, e um pequeno guia sobre os costumes locais, expressões em alemão, necessidade de seguro de viagem e muito mais.

Se a Alemanha é o seu próximo destino de viagem, este texto é especialmente dedicado a você. 

O país unificado por Bismarck mais de cem anos atrás é o bastião econômico da Europa e uma das figuras centrais da história dos últimos dois séculos.

Por isso, não dá  pra ficar apenas na capital e não dá para desembarcar sem um bom roteiro.

Dicas de turismo na Alemanha: 7 destinos além de Berlim

A capital do país, Berlim, é visita obrigatória.

É o palco de grandes acontecimentos da história contemporânea e possui inúmeros museus, galerias de arte e uma vibrante vida noturna.

Mas você não deve limitar seu roteiro pela Alemanha desse jeito.

Há muitos destinos lindos, históricos e cheios de cultura (e cerveja) esperando a sua visita.

Para facilitar a sua vida e fazer uma viagem completa, listamos as principais cidades turísticas além da capital que você não se arrependerá de conhecer.

Munique

Munique
Festiva e vibrante, Munique encanta os turistas. Foto: iStock, Getty Images

Famosa por suas inúmeras cervejarias e por ser a cidade da Oktoberfest, uma das festas mais famosas do mundo. Tal como Berlim, Munique também possui vários museus, galerias e uma ativa vida noturna.

Se você gosta de futebol, esta é a cidade do poderoso Bayern de Munique. Conhecer o Allianz Arena, casa do time local, é uma das atrações imperdíveis da cidade.

Frankfurt

Frankfurt
Frankfurt, na Alemanha, é uma metrópole moderna. Foto: iStock, Getty Images

Uma cidade para quem gosta de metrópoles modernas e grandes arranha-céus. Frankfurt é uma metrópole grande e populosa, sede de muitas empresas importantes e um dos principais pólos econômicos e financeiros da Europa.

É onde está Frankfurter Wertpapierbörse (bolsa de valores de Frankfurt) e também o famoso aeroporto de Frankfurt, um dos melhores do mundo e provavelmente porta de entrada da sua viagem por terras alemãs.

Dresden

Dresden, na Alemanha
Mercado de Natal em Dresden. Foto: iStock, Getty Images

Este é um dos destinos mais visitados na Alemanha. A cidade foi completamente destruída na Segunda Guerra, mas foi também reconstruída e sua arquitetura barroca, herança do auge do Império Saxônico, do qual a cidade foi capital, foi restaurada e é uma das grandes atrações locais.

Heidelberg

Heidelberg - Alemanha
A ponte de Alte Brucke sobre o rio Neckar, em Heidelberg. Foto: iStock, Getty Images

Uma cidade que pode ser visitada a partir de Frankfurt, Heidelberg é um destino para quem gosta de uma passeio mais tranquilo. Possui um centro histórico incrivelmente preservado e alguns dos castelos medievais mais interessantes do país, como o Schloss Heidelberg (Castelo de Heidelberg).

Nuremberg

Nuremberg na Alemanha
Weissgerbergasse, em Nuremberg. Foto: iStock, Getty Images

É a cidade do famoso tribunal que já deu filmes ao cinema e marcou o fim da Segunda Guerra Mundial. São inúmeras atrações e merece alguns dias a mais de permanência.

Tal como Heidelberg, também tem um castelo homônimo da cidade, o Castelo de Nuremberg. Conta com um famoso e grande zoológico e várias atrações históricas. O memorial do julgamento de Nuremberg é um dos destaques para conhecer na cidade.

Colônia

Colônia na primavera
Catedral de Colônia na primavera. Foto: iStock, Getty Images

Colônia está às margens do rio Reno, um dos mais importantes da Europa. Lá você pode fazer um dos ótimos passeios pelo rio e visitar a Catedral de Colônia, uma das mais famosas e importantes da Europa. A cerveja da cidade, a Kölsch, tem renome nacional e não deve ser esquecida quando você passar por lá.

Interior da Baviera

Furth, na Baviera, na Aleamanha
Furth é uma das cidades do interior da Baviera. Foto: iStock, Getty Images

Não é uma cidade, e sim um dos estados da Alemanha. A capital da região da Baviera é Munique, mas o que ressaltamos aqui é o interior do estado.

Circundada por pequenos vilarejos tradicionais e casinhas coloridas ao melhor estilo tradicional do interior alemão, a região da Baviera também compensa uma breve visita. Como você vai ir para Munique, incluir alguns dos vilarejos do interior torna-se uma extensão natural do roteiro.

Dicas práticas para o turismo na Alemanha

Aproveitando que agora você já conhece os melhores destinos, vamos te mostrar também as melhores dicas sobre como conhecer o país de Angela Merkel com mais desenvoltura e sem medo, tirando o melhor da experiência. As dicas práticas do viajante na Alemanha é o tema desta próxima seção.

O viajante na Alemanha tem o privilégio de estar em um país único. As dicas práticas são para você potencializar ainda mais a sua estadia por lá. Começando pelo famoso e temido idioma germânico, vamos às dicas!

Vocabulário básico para viagem

O alemão é conhecido no mundo todo e também é uma língua bastante estudada. No Brasil há uma fama de idioma difícil, complicado e com sonoridade rústica. É verdade que o alemão não é dos mais fáceis a ser aprendido, mas as poucas palavras abaixo vão te ajudar muito. Não tenha medo delas!

  • Hallo!  – Olá! Oi!
  • Wie Geht’s  – Tudo bem? Como está você?
  • Danke! – Obrigado
  • Tschüss – Tchau, Adeus
  • Wasser – Água
  • Badenzimmer – banheiro
  • Freut mich – Feliz em conhecê-lo
  • Wie komme ich dort hin? – Como eu vou para este lugar?
  • Ja – Sim e Nein – Não

Lembre-se de que o “H” alemão pronuncia-se como nosso “R” em rato. O “W” tem som de “V”, assim, “Wie” é pronunciado como “Vie” e “Wasser” como “Vásser”. O ditongo “eu” tem som de “ói”, de forma que “Freut mich” é pronunciado como “Fróit mich”. Por fim, o “Ja” é pronunciado como “Iá” e o “Nein” como “Náin”.

Você não precisa falar alemão fluentemente, mas as palavrinhas básicas acima podem ser de grande valia nos momentos de necessidade.

Visto e seguro de viagem para a Alemanha

Como a Alemanha faz parte do Tratado de Schengen, nós brasileiros não precisamos de visto para viagens de até 90 dias. No entanto é necessário seguro de viagem e também ter passaporte com validade por 6 meses após a entrada.

Tenha em mãos os contatos da embaixada brasileira em Berlim e antes de viajar, verifique se houve atualizações nos requisitos de entrada em alguma das representações diplomáticas alemãs no Brasil (veja aqui).

Costumes locais

Sempre que viajamos para outro lugar, é preciso que tomemos cuidado e respeitemos os costumes e tradições locais. Com os alemães não é diferente. Fique atento aos seguintes costumes comportamentais:

  • Siga as regras, seja na hora de atravessar a rua ou respeitar os sinais de trânsito. As pequenas regras do dia-a-dia são levadas a sério por lá e desrespeitá-las pode custar uma multa nada palatável.
  • A pontualidade alemã é tão ou mais rigorosa que a britânica, portanto, se esforce para chegar aos compromissos sempre com antecedência;
  • O povo alemão é muito franco e direto, trata-se de um traço cultural como qualquer outro e muito marcante. Caso algum habitante local seja direto e abra o jogo com você sobre alguma coisa, entenda que é a forma natural de se relacionar naquele país.

Sabendo de antemão essas características, sua viagem vai ser mais fluida e ainda mais recompensadora.

Cultura cervejeira

A Alemanha tem uma intensa cultura e tradição cervejeira. Não deixe de experimentar os rótulos locais e os diferentes tipos de cerveja que podem ser encontrados. Cerveja em alemão é “Bier”, pronuncia-se mais como “Biar”, fazendo o “e” bem aberto, quase virando um “a” mesmo. Na mesa com os amigos, não deixe de falar o “Prost!” (Saúde), a saudação alemã ao brindar com os amigos.

Quando viajar para a Alemanha

Lembre-se de que a Alemanha é um país de clima frio, principalmente nas regiões mais ao norte.

As estações são bem definidas. O verão é ameno com temperaturas entre 18º e 25º. Outono e primavera têm temperaturas um pouco mais baixas, entre os 5º e 18º. 

Já o inverno carrega temperaturas negativas (às vezes, bem negativas) e neve.

Se for para bater perna, a melhor época para viajar na Alemanha  é realmente de maio a setembro (primavera e verão).

Mas se quiser conhecer a neve e fazer algum programa típico de países frios durante o inverno, a estação fria é mais indicada.

Leia também: prepare-se para o clima da Europa

Agora é com você, hora de fazer seu roteiro e acrescentar mais algumas palavras ao seu vocabulário de alemão e então fazer as malas.

Gostou das nossas dicas para o turismo na Alemanha? Conte a sua experiência e comente sobre o que você conheceu que pode ser acrescentado ao nosso guia.

Deixe uma resposta