O que visitar na Alemanha: 5 cidades incríveis para o seu roteiro

Por ser um país repleto de história e com paisagens encantadoras, há muito o que visitar na Alemanha. Se você está começando a montar o roteiro da sua próxima viagem, explorar as atrações das cidades germânicas pode ser uma alternativa para se deparar com cenários charmosos, templos medievais e, claro, muita cerveja. 🍻

As cidades grandes da Alemanha, como Berlim, Frankfurt e Köln e München, geralmente entram no itinerário dos viajantes. Afinal, são repletas de elementos interessantes: museus, restaurantes com comidas típicas, monumentos, Oktoberfest, catedrais imponentes e diversos outros atrativos. Mas, se você tiver a oportunidade, vá além.

Há diversos municípios, alguns muito pequenos, espalhados pelo território alemão. Eles reservam belezas pouco exploradas, mas que têm tudo para tornar sua trip única e especial.

Heidelberg
Heidelberg e seu castelo medieval. Foto: iStock, Getty Images

O que visitar na Alemanha em 5 cidades

E aí, preparado para descobrir o que visitar na Alemanha além da rota tradicional? Veja, abaixo, algumas cidades incríveis e suas respectivas atrações. 😉

Heidelberg

Situada no vale do rio Neckar, Heidelberg é uma simpática cidadezinha alemã. Ela foi um dos municípios que sobreviveu aos bombardeios da Segunda Guerra, por isso até hoje preserva construções antigas e ruas de paralelepípedos. A cidade também abriga a universidade mais antiga da Alemanha, a Universidade de Heidelberg, fundada em 1386.

Outro ponto turístico incrível que o visitante encontra ali são as ruínas do Castelo de Heidelberg, um primitivo castelo medieval que serviu de lar para diversos príncipes – até ser parcialmente destruído pelos soldados de Luís XIV da França, entre os anos 1689 e 1693. Para quem gosta de história, vale a pena conhecer.

Leipzig

No leste da Alemanha fica Leipzig, uma cidade com cerca de 500 mil habitantes. Ela merece um espaço no seu roteiro por ter fortes tradições culturais e musicais – inclusive, Goethe e Bach tiveram passagem por lá. Outro ponto forte é o apelo histórico que o município carrega: foi ali que começaram as primeiras manifestações pacíficas, que posteriormente contribuíram para a queda do Muro de Berlim.

Os jovens também costumam adorar Leipzig, especialmente porque ela oferece aluguéis baratos e tem uma vida noturna bem agitada.

Hamburg

A apenas duas horas de distância de trem da capital alemã, Berlim, a cidade de Hamburg é uma espécie de Veneza moderna. Ela abriga o segundo maior porto da Europa inteira, perde apenas para o porto de Roterdam (Holanda). É justamente o fato de ser cheia de canais e pontes que a torna um lugar muito charmoso.

A lista de atrativos não para por aí: Hamburg também abriga vários museus, incluindo um Museu Marítimo, além de ter casas de espetáculos, bares e reservas naturais. Opções de passeio não vão faltar.

Goslar

Com o apelido de “Roma do Norte”, Goslar é uma cidadezinha pacata, mas cheia de belezas. Localizada na região da Baixa Saxônia e considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO, também é repleta de história: foi fundada no ano de 922, e até hoje tem fama por suas antigas muralhas, casas típicas, capelas e igrejas: são cerca de 47 delas espalhadas pelo território.

Goslar abriga, ainda, o antigo Palácio Imperial: trata-se de um dos mais bem preservados edifícios do século 11 na Alemanha. O local já foi uma das residências oficiais favoritas dos imperadores salinos (uma dinastia de quatro reis germanos na Baixa Idade Média).

Cochem

Charmosa no inverno e no verão, Cochem é uma pequena cidade ribeirinha  localizada no distrito de Cochem-Zell. Ela é famosa por abrigar um imponente castelo romântico erguido no século 11, que parece ter saído dos contos de fada. Mas não é apenas a construção medieval que faz o município atrair diversos visitantes.

A região de Cochem é cercada de vinhas, o que a torna propícia para a produção de vinho. A cidadezinha é famosa por produzir o delicioso vinho Moselle. Quem vai até lá, não pode deixar de degustar.

O que visitar na Alemanha: lugares imperdíveis

Viu como tem o que visitar na Alemanha? É claro que em um país tão incrível quanto esse, há muito mais do que apenas cinco cidades maravilhosas para conhecer. Vale a pena mencionar, ainda, alguns lugares que, se você tiver um tempinho, não pode deixar de fora do seu roteiro em solo germânico.

Você sabia, por exemplo, que o Castelo da Cinderela fica no país? 😍 Na verdade, a Alemanha abriga um castelo que serviu de inspiração para aquele visto na Disney. Ele se chama Castelo de Neuschwanstein e fica na região da Baviera, pertinho do vilarejo de Hohenschwangau. O palácio foi construído a partir de 1869 – a pedido de Ludwig II da Baviera.

Outros pontos turísticos interessantes que merecem sua visita incluem o Portão de Brandemburgo e o Memorial do Holocausto, em Berlim, a Catedral de Colônia e a Catedral de Aachen. Se quiser saber um pouquinho mais sobre eles, espie este artigo: “Descubra 5 pontos turísticos da Alemanha”.

Curtiu as dicas do que visitar na Alemanha? Vai percorrer essas cidades e pontos turísticos? Deixe um comentário! 😀


Deixe uma resposta