Descubra 5 pontos turísticos da Alemanha

Os pontos turísticos da Alemanha expressam um pouco da história de um dos países mais desenvolvidos do mundo atual. Passado e presente se confundem pelas ruas das charmosas cidades germânicas, que já passaram por períodos conturbados de guerra e bravamente se reergueram. Fazer turismo por lá é uma forma de resgatar um pouquinho dessas memórias.

É difícil elencar apenas alguns pontos turísticos da Alemanha que você precisa visitar. Afinal, são muitas as atrações que podem entrar no roteiro. Em solo alemão, é possível encontrar diversos castelos, imponentes igrejas e catedrais, museus com acervos históricos e contemporâneos, belas pontes, torres, monumentos, memoriais e por aí vai.

Se você não tem a mínima ideia de quais são os pontos turísticos que merecem uma visitinha na Alemanha, confira nossas dicas a seguir. 😉

Top 5 pontos turísticos da Alemanha

Prepare-se para um mergulho na história com a nossa seleção de pontos turísticos imperdíveis da Alemanha:

Catedral de Colônia – Colônia

Catedral de Köln
Catedral de Köln atravessa séculos. Foto: iStock, Getty Images

Símbolo da cidade, a Catedral de Colônia é a terceira igreja mais alta de todo o mundo – além de ser considerada Patrimônio da Humanidade. A construção tem incríveis 157 metros de altura, além da parte interior com uma área de 6900 m², divididos em cinco naves e sete capelas.

A história desse templo religioso é extensa. Ele começou a ser construído em 1164, quando o arcebispo Rainald von Dassel trouxe para a Colônia as supostas ossadas dos Três Reis Magos. As obras da catedral em estilo gótico iniciaram em 1248. Em 1560, a construção foi interrompida – e assim permaneceu ao longo dos 300 anos que se seguiram.

Em 1794, as tropas da Revolução Francesa lideradas por Napoleão Bonaparte marcharam até Colônia e se apropriaram da catedral como depósito de armas. As obras para finalizar a construção só foram retomadas em 1842. A inauguração ocorreu em 1880 e, nos anos seguintes, a Catedral sobreviveu a duas Guerras Mundiais.

Portão de Brandemburgo – Berlim

Brandemburgo
Brandemburgo já foi símbolo de segmentação de Berlim. Foto: iStock, Getty Images

Ele já foi símbolo de segmentação, mas hoje prevalece como um marco da unificação da Alemanha – além de ser um dos principais pontos turísticos e cartões-postais do país. O Portão de Brandemburgo foi construído originalmente entre 1788 e 1791, por ordem do rei da Prússia, Friedrich Wilhelm II.

Em 1806, durante a ocupação de Berlim pelos franceses sob comando de Napoleão, sua quadriga foi levada para Paris. Só foi recuperada e trazida de volta ao seu local de origem oito anos depois. O portão foi bastante danificado durante a Segunda Guerra e, nos anos seguintes, se tornou um símbolo da divisão entre Berlim Ocidental e Berlim Oriental.

Em agosto de 1961, quando o Muro de Berlim foi construído, o acesso ao portão foi bloqueado para parte da população. Apenas os soldados da Alemanha Oriental tinham permissão para se aproximar dele. Foi somente após a queda da parede que dividia a cidade, em novembro de 1989, que o acesso passou a ser permitido novamente. A restauração mais recente do Portão de Brandemburgo ocorreu entre 2001 e 2002.  

Catedral de Aachen – Aachen

Aachen Cathedral
Catedral de Aachen é a mais antiga do continente europeu. Foto: iStock, Getty Images

A Catedral de Aachen, frequentemente chamada de “Imperial Cathedral”, é a igreja mais antiga da Europa – e a primeira da Alemanha a ter sido reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, em 1978. A construção iniciou por volta do ano de 792, por ordem do imperador Carlos Magnos.

A Catedral foi consagrada em 805 pelo Papa Leão III, ampliada no século 10 e restaurada em 1881. Durante cerca de 600 anos, entre 936 e 1531, a capela de Aachen foi palco da coroação de 30 reis germânicos e 12 rainhas. Pelas relíquias que comporta, o templo religioso é apontado como um dos mais notáveis tesouros eclesiásticos do norte europeu.

Castelo de Neuschwanstein – Hohenschwangau

Neuschwanstein
Neuschwanstein inspirou o castelo da Cinderela. Foto: iStock, Getty Images

Se você adora castelos, sugerimos que visite o Castelo de Neuschwanstein, na região da Baviera, pertinho do vilarejo de Hohenschwangau e de Füssen, uma pequena e charmosa cidade que faz parte da rota romântica alemã. O palácio foi construído em meados do século 19, mais precisamente a partir de 1869 – a pedido de Ludwig II da Baviera.

O palácio tem 14 salas internas decoradas e sua beleza serviu de inspiração para um dos castelos mais conhecidos do mundo: o da Cinderela. Sua arquitetura espelhou tanto o monumento da Disney, quanto o que aparece nos filmes do conto de fadas.

Memorial do Holocausto – Berlim

Holocaust Memorial
Memorial do Holocausto relembra vítimas da II Guerra Mundial. Foto: iStock, Getty Images

Outro ponto turístico para quem deseja explorar o passado da Alemanha é o Memorial do Holocausto. Aberto ao público em 2005, ele é um monumento que reúne 2.711 blocos de concreto cinza, paralelos e de diferentes tamanhos, lembrando os 6 milhões de judeus que foram vítimas do Holocausto durante a Segunda Guerra.

Os blocos são espalhados por uma área de 19.000 m² e, de acordo com o arquiteto Peter Eisenman (responsável pelo projeto), eles têm por objetivo causar uma sensação de desconforto, confusão. De fato, é uma área de Berlim com clima bastante pesado – mas indispensável para quem é fã de história.

Pontos turísticos da Alemanha por cidade

Só de ler esse artigo você já ficou super empolgado para conhecer (ou revisitar) a Alemanha? Então confira uma pequena seleção de pontos turísticos em cidades que ainda não mencionamos, mas que podem entrar no seu itinerário. 😉

Düsseldorf

  • Palácio de Parque de Benrath
  • Museu Goethe
  • Museu de Design de Jardim da Europa
  • Stadtmuseum Düsseldorf.

Munique

  • Münchner Stadtmuseum
  • Castelo Blutenburg
  • Palácio de Leuchtenberg
  • Deutsches Museum
  • Estátua da Baviera no Theresienwiese.

Frankfurt

  • Holzhausen Park
  • Schirn Art Hall
  • Monastério Carmelita
  • Fonte da Justiça
  • Catedral Histórica de Frankfurt.

E aí, gostou de conhecer os pontos turísticos da Alemanha? Quais você quer visitar? Faltou algum na lista? Comente. 😉


Deixe uma resposta