Roteiro na Alemanha: Conheça a Rota Romântica

Elaborar um roteiro na Alemanha pode ser tão incrível quanto a própria viagem pelo país. À medida que você começar a pesquisar sobre os pontos turísticos, as comidas típicas e todas as belezas espalhadas pelo território germânico, o difícil vai ser selecionar apenas alguns lugares para visitar. 😉

A Alemanha é uma das grandes nações da Europa e, como você certamente já sabe, protagonizou alguns de seus capítulos mais importantes. Portanto, pontos turísticos históricos não vão faltar em seu itinerário: castelos, monumentos, pontes imponentes, antigas universidades e templos medievais emolduram o território germânico.

E não pense que as atrações se restringem às grandes cidades. Os pequenos municípios interioranos também são recheados de belezas naturais e construções românticas, que parecem ter saído dos contos de fadas. Para ajudar você a explorar um pouquinho de toda essa atmosfera quando estiver na Alemanha, confira nossa sugestão de roteiro abaixo. 😍

Sugestão de roteiro na Alemanha

Um dos roteiros mais incríveis pela Alemanha, sem dúvidas, é o da Rota Romântica. Trata-se de um percurso de cerca de 380 km, entre o Rio Main e os alpes germânicos. O trajeto passa por diversas comunidades charmosas do sul do país, povoadas por pessoas simpáticas e hospitaleiras. Sem falar em toda a natureza exuberante que emoldura as pacatas cidades.

Então, que tal alugar um carro e fazer uma road trip inesquecível pela Rota Romântica na Alemanha? Confira, abaixo, algumas dicas de lugares para incluir no seu itinerário:

Dia 1

Würzburg_Alte_Mainbrücke_CC BY-SA 3.0
Würzburg e sua incrível arquitetura. Foto: Joseolgon, CC BY-SA 3.0

Sugerimos que você comece o roteiro percorrendo Würzburg, Bad Mergentheim e Tauberbischofsheim. Na primeira cidadezinha, você poderá contemplar belos monumentos, como o Residenz, um palácio em estilo barroco com belos jardins, e a Festung Marienberg, uma fortaleza no topo da cidade, com uma vista incrível do rio Main.

Depois, siga para Bad Mergentheim, pertinho do rio Tauber e visite o Deutschordensschloss, museu que reconta a história de cavaleiros que habitavam a região no período de 1527 a 1809. O dia termina em Tauberbischofsheim, município que conserva as raízes da arquitetura germânica, com diversas casinhas enxaimel.

Dia 2

Rothenburg ob der Tauber, Sieberstor(links) und Koboltor (rechts)
A florida Rothenburg. Foto: Domínio Público

Depois de descansar, siga viagem rumo a Creglingen e Rothenburg ob der Tauber. Você certamente irá se encantar com a primeira, por conta das belas paisagens do rio Tauber e das casinhas em estilo colonial, com flores coloridas na varanda. No trajeto também é possível contemplar a Herrgottskirche, uma simpática igreja cujo altar é completamente esculpido em madeira.  

Rothenburg ob der Tauber é outro município da rota capaz de surpreender. Ele foi bastante danificado na Guerra dos Trinta Anos, no período entre 1618 e 1648, mas conserva até hoje belas muralhas medievais e monumentos renascentistas. Para quem gosta de arquitetura, é um passeio que vale a pena.

Dia 3

Dinkelsbuehl
A charmosa Dinkelbühl. Foto: Mylius, CC BY-SA 3.0

O terceiro dia da sua aventura começa em Shillingsfürst e passa pelas cidades de Feuchtwangen, Dinkelbühl, Ausburg e Landesberg am Lech. Todas elas ficam bem próximas, por isso é tranquilo fazer o percurso em pouco tempo. Os atrativos são muitos: Dinkelbühl preserva um dos mais notáveis complexos urbanos medievais do país: é repleta de muros e torres.

Augsburg, por sua vez, abriga uma charmosa igreja, a Igreja de Santa Ana, e a praça Rathausplatz, sede da prefeitura, com uma lindíssima fachada renascentista. Já Landesberg am Lech é o lugar perfeito para terminar o dia, tomando um café e saboreando um Apfelstrudel à beira do Rio Lech.

Dia 4

Neuschwanstein
Neuschwanstein inspirou o castelo da Cinderela. Foto: iStock, Getty Images

Para terminar sua viagem com chave de ouro, você percorrerá as cidades já mais próximas dos alpes, como Füssen e Oberammergau. No caminho, aproveite para contemplar os campos esverdeados em contraste com as montanhas brancas ao fundo.

Em Füssen, a principal atração é o Castelo de Neuschwanstein, o castelo medieval que inspirou o da Cinderela. Já Oberammergau é uma cidade famosa por seus antigos casarões, entalhados primorosamente em madeira e repletos de pinturas e detalhes em ouro.

Como montar um roteiro na Alemanha?

Se você já se aventurou pela Rota Romântica ou simplesmente deseja fazer um roteiro diferente, saiba que as possibilidades para percorrer o território germânico são muitas. Sugestões de cidades incríveis não faltam: Heidelberg, Leipzig, Hamburg, Goslar e Cochem são algumas sobre as quais nós já falamos por aqui.

Na Europa, a logística também facilita bastante a vida do viajante: é fácil se locomover com o transporte público, utilizando trem, ônibus ou até avião. Nossa sugestão é que você estude se as rotas que você deseja são viáveis, através de sites como RailEurope e Skyscanner, monte o itinerário e se jogue na estrada. ✈️

E aí, curtiu nossa dica de roteiro pela Alemanha? Pretende colocá-lo em prática? Conte para a gente nos comentários. 😊

Deixe uma resposta