Como visitar o Glaciar Perito Moreno, cartão postal da América do Sul

Imensidão, neve e contrastes no cenário fazem do Glaciar Perito Moreno uma das obras de arte da natureza mais belas da América do Sul e do mundo. Situada em El Calafate, município distante por cerca de três horas de avião de Buenos Aires, a montanha de 250 km² de extensão de gelo entra na lista de recantos imperdíveis para o seu mochilão pelo continente. 

El Calafate fica na região da Patagônia, famosa por combinar cenários abundantes em flora e fauna com a imensidão da Cordilheira dos Andes. Para os fãs de turismo ecológico, o local é um prato cheio: montanhas, rios, desertos, lagos, parques e imponentes glaciares ajudam a compor cenários que parecem pintados a dedo.

Mas, por se tratar de um destino exótico, fazer uma visita ao Glaciar Perito Moreno exige um certo planejamento. A seguir, vamos dar algumas dicas para você estruturar essa viagem que definitivamente será inesquecível. ❄️😉

Glaciar Perito Moreno: majestoso espetáculo da natureza na Patagônia. Foto: iStock, Getty Images
Glaciar Perito Moreno: majestoso espetáculo da natureza na Patagônia. Foto: iStock, Getty Images

Glaciar Perito Moreno: como planejar a visita

Se você deseja conhecer o Glaciar Perito Moreno, primeiro é importante se localizar: a montanha de gelo fica dentro do Parque Nacional los Glaciares (Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1981), distante por cerca de 80 km de El Calafate. Para chegar até lá, há várias alternativas à disposição.

Você pode alugar um carro e percorrer o trajeto por conta própria, utilizar o transporte público  ou contar com os serviços de agências de viagens, que costumam organizar o passeio. Independente da forma que escolher, só o caminho já é um espetáculo: a beira da estrada é contornada pelo belo Lago Argentino.

Assim como há diferentes formas de chegar ao Parque, a experiência de contemplar o Glaciar também pode ser distinta para cada visitante. Se você prefere apreciar toda a magnitude de longe, opte por ir até as passarelas, que são caminhos estruturados para que os viajantes observem a montanha de sete ângulos diferentes.

Outra alternativa é fazer o passeio de catamarã. Ele dura cerca de uma hora e, durante o trajeto, você pode contemplar e absorver bem a beleza do Glaciar. O barco também se aproxima da face sul da montanha, a apenas 100 metros de distância. É para você se sentir na “Era do Gelo” mesmo.

Tem fôlego e quer um passeio mais aventureiro? A agência Hielo y Aventura disponibiliza duas opções: o Mini Trekking e o Big Ice. No primeiro, você desembarca de um catamarã para fazer uma caminhada de 1h30 (em nível moderado) pelo Glaciar Perito Moreno, enquanto o segundo trajeto é de 3h30, em uma jornada até o centro da montanha.

O primeiro passeio custa 2.100 pesos argentinos (com transfer) e o segundo, 3.100 pesos (com transfer). É bom incluir no cálculo no orçamento, também, as despesas para entrar no parque: o ingresso (valores para 2016) custa 250 pesos para turistas da América do Sul – leve o seu passaporte para garantir o desconto.

Mais informações sobre o Parque no site oficial.

Glaciar Perito Moreno e outras atrações do Parque

O Glaciar Perito Moreno representa a terceira maior área congelada de todo o planeta. Algo interessante é que ele não perde tamanho com a passagem dos anos: pelo contrário, estima-se que cresça cerca de dois metros por dia. O que ele perde, na mesma proporção, é volume: o que faz com que se mantenha em um tamanho estável.

Sem dúvidas, o Perito Moreno é o grande destaque do Parque. Mas lá é possível encontrar outros glaciares: o Glaciar Upsala e o Spegazzini também são atrações. Você ainda poderá contemplar diversos icebergs e belos lagos, como o Lago Onelli, o Lago Roca e, claro, o Lago Argentino.

Ao preparar as malas para conhecer o Glaciar, claro, lembre-se de levar roupas para encarar o frio. Especialmente se você optar pelo trekking, são indispensáveis casaco e calça impermeáveis, botas de caminhada, óculos de sol, luvas, chapéu e protetor solar. Leve seus pertences em uma mochila prática.

Curtiu as dicas para conhecer o Glaciar Perito Moreno? Pretende fazer esse passeio em breve? Já explorou o local? Compartilhe suas experiências e opiniões com a gente nos comentários. 😎

Deixe uma resposta