Descubra como tirar visto para a Tailândia

Seja pelo fator economia, por ser um destino exótico ou simplesmente pelas paisagens incríveis, a Ásia recentemente entrou para a wishlist de muitos viajantes. Se você está preocupado em descobrir como tirar o visto para a Tailândia, saiba que pode ficar tranquilo: é possível permanecer no país por até 90 dias sem necessidade desse documento.

Segundo as informações oficiais do Consulado da Tailândia no Brasil, somente necessitam de visto pessoas que forem permanecer por mais de 90 dias no país, por motivos de estudo ou trabalho. Nesses casos, é preciso fazer o procedimento de solicitação que vamos mostrar a seguir. 😉

Tailândia
Para viagens a turismo de até 90 dias, você não precisa de visto para entrar na Tailândia. Foto: iStock, Getty Images

Entenda como tirar visto para a Tailândia

Bem, vamos por partes: há diferentes tipos de visto a serem solicitados por quem vai permanecer por um longo período de tempo na Tailândia. No site oficial do Consulado, constam todos os tipos existentes.

Visto para turista

Se você é turista e vai permanecer por menos de 90 dias no país, lembre-se de que não é necessário solicitar um visto. Mas, se você quiser requerer o documento de qualquer forma por algum motivo especial, o Consulado disponibiliza duas opções na categoria TR (turista): o de Entrada Simples e o de Múltiplas Entradas. O primeiro tem validade de três meses e o segundo de seis.

Ambos os vistos, segundo o Consulado, permitem que você permaneça no país por até 60 dias. O valor do visto de Entrada Simples é de R$ 100 e o de Múltiplas Entradas é de R$ 470,00.  Para solicitar o documento, é preciso preencher em inglês duas cópias do formulário para vistos, disponível aqui, e comparecer ao Consulado mais próximo com os seguintes documentos:

* Fotos de tamanho 3×4 ou 5×7

* Comprovante internacional de vacinação contra febre amarela

* Passaporte Válido

Não há entrevista para obtenção do visto. Ele demora três dias úteis para ficar pronto e pode ser entregue na sua casa por um motoboy, caso desejar.

Visto para Trabalho ou Estudo

Há diversas outras categorias de visto para a Tailândia, mas vamos focar aqui nos principais: trabalho (categoria B) e estudo (ED). Nesses casos específicos, além de preencher o formulário de solicitação do visto, é preciso comprovar o vínculo com a empresa ou escola em questão.  Podem ser exigidos diversos documentos, dependendo do caso. 

Vamos falar sobre alguns aqui, mas sugerimos que você também entre em contato com a Embaixada de Brasília para esclarecer quaisquer dúvidas. Os telefones são: (55 61) 3224 6943 ou (55 61) 3223-7502.

Categoria B

Você precisará de uma Carta de Aprovação do Ministério do Trabalho, além de documentos relacionados à empresa na Tailândia, que incluem registo comercial e alvará de funcionamento, lista de acionistas, perfil da empresa e detalhes da operação de negócios.

Também é necessário apresentar uma carta da empresa, que indique sua posição, a duração do emprego e o salário.

Categoria ED

Se você pretende ir até a Tailândia para estudar ou participar de algum seminário, além de preencher o formulário de solicitação do visto, precisará apresentar ao Consulado uma Carta de Aceitação, assinada pela escola, universidade ou instituto. Também pode ser exigido um documento de registro de funcionamento da instituição em questão.

Quais são os documentos exigidos para viajar à Tailândia?

Se você for visitar a Tailândia por um curto período de tempo apenas a turismo, necessita de apenas dois documentos essenciais: passaporte com no mínimo seis meses de validade e comprovante de vacinação contra a febre amarela – este sim, obrigatório para entrar no território.

Eles exigem mesmo a vacina – sem ela, você terá que pegar o voo de volta ao Brasil, pois há um setor de Controle de Saúde específico para isso. Lembrando que a vacina precisa ser tomada, no mínimo, 10 dias antes da sua viagem.

Para a viagem, não basta ter apenas o comprovante da vacina fornecido pelo posto de saúde. A dose precisa constar no seu cartão de vacinação. Para isso, procure um dos postos da Anvisa na sua cidade.

E aí, descobriu como tirar o visto para a Tailândia? Esclareceu todas as dúvidas? Deixe um comentário. 🙃

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta