4 comidas típicas da Bélgica que você precisa experimentar

Quando você pensa em cozinha belga, o que vem à mente? As comidas típicas da Bélgica vão muito além de saborosos chocolates e batatas fritas crocantes. Elas prometem agradar até aos paladares mais exigentes. Por isso, entre um passeio e outro pelas ruas e monumentos do pequeno país, vale a pena dar uma paradinha em um charmoso restaurante, café ou padaria. 😋

Talvez a parte mais interessante da culinária belga seja o fato dela reunir influências de países próximos, costurando traços da comida alemã, italiana, holandesa e francesa. Os pratos variam de acordo com a região, mas cada lugar guarda uma surpresa especial, seja na entrada, na refeição principal ou na sobremesa.

Veja, a seguir, uma pequena seleção de comidas típicas da Bélgica.

Top 4 comidas típicas da Bélgica

Quando tiver a oportunidade, aproveite para saborear estas quatro iguarias belgas:

Moules Frites

Moules Frites
Um prato que agrada a todos os paladares. Foto: iStock, Getty Images

Moules Frites representa uma das maiores delícias da cozinha belga, misturando referências gastronômicas holandesas e francesas. Trata-se de um prato servido com mexilhões muito bem temperados e uma generosa porção de batatas fritas. O tempero é feito com aipo, cenoura, pimenta e cebola. Mas, em algumas receitas, são elaborados molhos especiais, inclusive com vinho.

As batatas fritas merecem um destaque especial, pois elas nasceram na Bélgica. Em diversas variações (finas ou com cortes mais rústicos e grossos), elas estão presentes na maioria dos pratos típicos do país – e são consumidas pelas famílias belgas em casa, seja no almoço ou no jantar.

Dica: ao provar o Moules Frites, peça uma legítima cerveja belga para acompanhar.

Waterzooi

Waterzooi
Waterzooi leva vinho branco na receita. Foto: iStock, Getty Images

Outra obra-prima da culinária belga é o Waterzooi, um prato servido direto na panela e elaborado com frango ou peixes de água doce (enguia ou carpa, por exemplo) e tempero feito com molho de vinho branco. O toque final são as fatias de pão branco servidas como acompanhamento, mas que ajudam a absorver o sabor do molho e acabam ganhando destaque no prato.

Ensopado Flamengo

Ensopado
Ensopado é feito com carne ao molho de cerveja e servido com batatas fritas. Foto: iStock, Getty Images

Mais rústico e perfeito para matar a fome, o Ensopado Flamengo é um prato simples – mas nem por isso menos interessante. Basicamente, ele é preparado com carne bovina e molho de cerveja preta. Para acompanhar, é claro que não poderia faltar uma farta porção de batatas fritas crocantes.

Konijn met Mosterd em Bier

Coelho na Mostarda
Coelho na Mostarda é muito consumido no norte da Bélgica. Foto: iStock, Getty Images

Especialmente no norte da Bélgica, na região de Flandres, o alimento básico da população durante a primeira metade do século 20 era a carne de coelho. Por isso, nessa parte do país é comum encontrar uma ampla diversidade de receitas. Uma delas é o coelho servido com um molho de mostarda e cerveja belga.

Outras variações dos pratos servidos com coelho são o Konijn met Pruimen (coelho com ameixas) ou Lapin à la Kriek (coelho com cerejas). Vale provar diferentes receitas.

As melhores comidas típicas da Bélgica no quesito sobremesa

Se o seu paladar é mais voltado ao doce, saiba que a Bélgica não vai lhe decepcionar. Os chocólatras certamente vão se esbaldar no país: são mais de duas mil chocolaterias instaladas no território, com qualidade reconhecida mundialmente. Atualmente, são produzidas mais de 172 mil toneladas de chocolate anualmente por lá.

Mas não pense que as delícias se restringem ao chocolate. As padarias e cafeterias belgas são um paraíso na terra: não deixe de experimentar os waffles, com massa amanteigada, crocante por fora e úmida por dentro. Para a cobertura: açúcar, chocolate, frutas e chantilly. Tá bom pra você? 😜

Para finalizar, mais uma sugestão: experimente o La Dame Blanche, uma sobremesa bem simples, mas com apresentação pomposa. Ela é feita com sorvete de baunilha, chocolate derretido, chantilly e cereja. A qualidade dos ingredientes belgas é o que faz toda a diferença nesse doce.

Já está com água na boca? Gostou de conhecer as comidas típicas da Bélgica? Comente. 😊


Deixe uma resposta