3 cidades turísticas de Minas Gerais que você precisa conhecer

Comer bem, conhecer paisagens incríveis e cenários históricos. Esse é o combo que faz das cidades turísticas de Minas Gerais excelentes opções de destino para os viajantes. Neste artigo, vamos listar algumas das cidades mais charmosas, com povo hospitaleiro e o melhor da gastronomia mineira.

Se você é fã de turismo histórico, o estado onde eclodiu o Ciclo do Ouro no século 18 não deixa a desejar. Por lá, você vai encontrar monumentos que traduzem a riqueza do período, além de museus que recontam um pouco da história do sudeste do país, quando este ainda se encontrava sob domínio português.

Com diversidade artística e cultural, as cidades turísticas de Minas Gerais são imperdíveis. Confira, a seguir, três sugestões para o seu roteiro. 😉

Minas reúne história, arte e belezas naturais. Foto: Jay Woodworth, CC BY 2.0

3 cidades turísticas de Minas Gerais

Passeios e pontos turísticos interessantes não faltam em Minas. Descubra tudo o que há para fazer em três cidades adoradas pelos turistas no Estado:

1. Poços de Caldas

Pedra Balão: obra da natureza em Poços de Caldas. Foto: Vicente Eugenio, CC BY 2.0
Pedra Balão: obra da natureza em Poços de Caldas. Foto: Vicente Eugenio, CC BY 2.0

No sul de Minas, Poços de Caldas é uma cidade pacata – mas encantadora. É um passeio ideal para quem viaja em casal, pois há diversas opções de lugares românticos. Uma dica é subir de teleférico até a Serra de São Domingos (percurso de 1.500 metros) e apreciar uma vista panorâmica da região.

O município é abençoado por várias belezas naturais, como a Cachoeira Véu das Noivas e a Pedra Balão, esculpida pela ação do vento e da água. No Country Club, parque com entrada gratuita, também é possível fazer trilhas ou praticar esportes ao ar livre. Há diversas fontes e praças charmosas e iluminadas, perfeitas para uma caminhada romântica à noite.

Entre as atrações de Poços de Caldas, se destacam também as águas termais. Nas Termas Antônio Carlos, situadas em um prédio datado de 1931 – em estilo neo-romano -, você encontra um complexo termal com diversos tratamentos à disposição: massagens, limpeza de pele e sauna são alguns. Perfeito para relaxar nas férias.

2. Ouro Preto (e Mariana)

Arquitetura colonial é marca de Ouro Preto. Foto: iStock, Getty Images
Arquitetura colonial é marca de Ouro Preto. Foto: iStock, Getty Images

Famoso por manter sua arquitetura colonial, o município de Ouro Preto é talvez um dos centros turísticos históricos mais importantes de Minas Gerais. Coração do antigo Ciclo do Ouro, o local ainda preserva algumas minas, a exemplo da Mina da Passagem – ainda aberta para visitas.

Outro destaque do circuito turístico são as igrejas, projetadas por importantes artistas brasileiros durante o período colonial, como Aleijadinho e Mestre Ataíde. Não deixe de visitar a Igreja de São Francisco de Assis e a Igreja Nossa Senhora do Carmo.

No Centro Histórico da cidade, você precisa conhecer também a Praça Tiradentes e o Museu da Inconfidência, que retrata a importante revolta contra o domínio português em meados de 1789. Para saber mais sobre esse destino, confira este post: atrações de Ouro preto

3. Juiz de Fora

Cine-Theatro Central: ainda mais belo no Natal. Foto: Leandro Ciuffo, CC BY 2.0
Cine-Theatro Central: ainda mais belo no Natal. Foto: Leandro Ciuffo, CC BY 2.0

No interior de Minas, a cerca de 282 km a sudeste de Belo Horizonte, fica Juiz de Fora: cidade situada na zona da mata mineira. Ruas históricas e galerias de arte são algumas das principais atrações do município.

No seu roteiro, não deixe de incluir uma visita ao Museu Mariano Procópio, o mais antigo do estado. O local abriga um casarão erguido em 1922, que hoje guarda telas de pintores brasileiros e europeus do século 19. Outro passeio imperdível inclui o Museu de Arte Moderna Murilo Mendes, inaugurado em 2005.

O local reúne o acervo que pertenceu ao poeta Murilo Mendes, com obras de artistas consagrados, incluindo nomes como Guignard, Portinari, Picasso e Miró. Programe-se para conhecer, ainda, o Cine-Theatro Central. Inaugurado em 1929, até hoje ele é palco de espetáculos e impressiona por sua ornamentação interna, assinada pelo italiano Ângelo Bigi.

Se quiser contemplar uma vista panorâmica da cidade, a sugestão é subir o Morro do Imperador, um dos cartões postais de Juiz de Fora.

Turismo em Minas Gerais: atrações de Belo Horizonte

Não podemos falar de cidades turísticas de Minas Gerais sem falar da capital: Belo Horizonte. A capital dos botecos e do pão de queijo é repleta de opções de lazer e passeios turísticos. Um local imperdível é o Complexo de Pampulha, projetado nos anos 40 por Niemeyer, a pedido do então prefeito Juscelino Kubitschek.

Lá ficam três prédios: a Igreja de São Francisco de Assis (ou Igreja da Pampulha), o Museu de Arte da Pampulha e da Casa do Baile, um espaço para exposições. Os jardins que contornam os prédios foram projetados por Burle Max. Outra atração da cidade é o Palácio das Artes, onde ocorrem exposições e apresentações artísticas.

Em BH você vai encontrar, ainda, diversas opções de restaurantes e bares com o melhor da culinária mineira. Feijão-tropeiro, lombo com tutu, torresmo,  pastelzinho de angu…com um chope gelado, então, o tour gastronômico fica completo. 🍻

Quer mais opções de cidades turísticas de Minas Gerais? Uberlândia, Diamantina, Monte Carlos e Tiradentes também são alternativas. Qual delas você vai incluir no roteiro? Comente!


Deixe uma resposta