Capela Nossa Senhora das Neves

Foto: Divulgação, site da Prefeitura de Bento Gonçalves

Em Bento Gonçalves o vinho não está presente somente na gastronomia, ele inspira pontos turísticos, passeios e serviu também como material de construção para uma pequena capela no interior da cidade. Localizada na Linha 6 da Leopoldina, a Capela Nossa Senhora das Neves é o primeiro ponto de parada para os turistas que visitam o Vale dos Vinhedos.

A construção da igreja iniciou por volta do ano de 1910, porém uma grande estiagem assolou a região e surpreendeu os colonos. Na falta de água, eles decidiram amassar o barro com vinho, já que a nova safra estava para ser colhida, e o vinho existente seria substituído pelo novo. Assim, a palha de trigo foi misturada ao barro com vinho, amassado com os pés, e foi esta liga que serviu para unir os tijolos e finalizar a construção.

No interior da Capela o visitante pode apreciar a decoração, os diversos santos expostos, além do púlpito, onde são ministradas as missas, em forma de barril. É o vinho marcando presença na Capela Nossa Senhora das Neves, da construção à decoração.

Endereço: Linha 06 da Leopoldina, no distrito Vale dos Vinhedos.

Conheça outros pontos turísticos de Bento Gonçalves

Deixe uma resposta