Ponte Ernesto Dorneles

Foto: Divulgação, site da Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves

Popularmente conhecida como Ponte do Rio das Antas, a Ponte Ernesto Dorneles possui 287 metros de extensão e é um dos cartões postais da cidade de Bento Gonçalves. Sua estrutura em arcos paralelos suspensos chama a atenção dos visitantes pela grandiosidade e beleza.

Outra curiosidade é que a ponte não possui pilares de sustentação, pois em épocas de cheia as águas do Rio das Antas atingem uma velocidade de quatro metros por segundo, o que poderia comprometer a estrutura da obra. Localizada a 25 km do centro da cidade, na divisa dos municípios de Bento Gonçalves (distrito de Tuiuty) e Veranópolis, o acesso à ponte é feito através da RS-470.

A construção da ponte foi iniciada em 1942 e, após enfrentar alguns problemas, foi inaugurada dez anos depois, em 31 de agosto de 1952, pelo então governador do Estado, Ernesto Dornelles. Na época a ponte foi considerada a terceira do mundo em arcos isolados e a primeira com arcos paralelos. A obra teve tamanha importância que se tornou o símbolo do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER).

No local o turista tem acesso à lancherias, tendas de produtos coloniais e artesanato. A visita à Ponte do Rio das Antas também permite ao turista conhecer as belezas do Vale do Rio das Antas, com destaque para a Ferradura.

Endereço: Acesso Norte pela RST- 470.

Veja a localização da ponte 

Veja outros pontos turísticos de Bento Gonçalves

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta