Roteiro de 2 dias em Bento Gonçalves

Se você tem um final de semana pela frente para visitar Bento Gonçalves, ou está de férias pela Serra Gaúcha e vai dedicar 2 dias para a cidade do vinho, você vai ter tempo suficiente para conhecer diversos lugares. Planeje bem a sua viagem e confira as nossas dicas de roteiro, para você aproveitar ao máximo Bento Gonçalves.

DIA 1

Na parte da manhã se prepare para o passeio Caminhos de Pedra, na Colônia São Pedro, à 13km do centro. O cenário, com dezenas de construções em pedra e madeira,  entre casas residenciais e cantinas coloniais, vão fazer você mergulhar na história da imigração italiana. Nesse roteiro você terá a oportunidade de aprender a moer erva mate e até acompanhar a criação de ovelhas. O trajeto, dividido entre pontos de visitação e pontos de observação externa, não é tão longo, mas reserve a manhã inteira para o passeio. Não deixe de apreciar uma bela macarronada em um dos restaurantes da região. Se você não estiver de carro, o passeio pode ser feito em um ônibus antigo, basta agendar com alguma agência de turismo.

À tarde, se prepare para bater perna no centro de Bento Gonçalves. A primeira parada será na Igreja Matriz Cristo Rei, que fica junto à Praça Padre Rui Lorenzi, e impressiona com seus 40 metros de altura e o estilo gótico moderno. Depois de visitar o interior da igreja e tirar muitas fotos, a próxima parada será na Praça Achyles Mincarone, para visitar a Igreja São Bento, que tem o formato de pipa (barril de vinho). Você não vai perder muito tempo no deslocamento, pois a distância entre uma praça e outra é de apenas 2km. Você pode ir a pé ou de carro, como preferir.

Para encerrar bem o dia, embarque numa viagem de trem a vapor até Carlos Barbosa, no famoso passeio de Maria Fumaça. Suco de uva, degustação de vinhos e queijos e muita música vão acompanhar o turista durante o trajeto. Não esqueça de conferir os horários dos passeios e efetuar a reserva com antecedência. Se for necessário, faça primeiro o passeio de Maria Fumaça e depois visite o centro da cidade.

Por fim, aproveite para conhecer algum dos restaurantes do centro da cidade à noite. Depois é hora de descansar para aguentar o segundo dia de turismo pela cidade.

DIA 2

No segundo dia em Bento Gonçalves, você vai querer acordar cedo para aproveitar bem os passeios sugeridos. O primeiro local a ser visitado é o famoso Vale dos Vinhedos. Em meio à belíssimas paisagens, você vai conhecer dezenas de vinícolas e degustar muitos vinhos. Dependendo da época, você vai poder visitar os parreirais e participar da colheita da uva. Tire muitas fotos e aproveite o passeio, que vai te entreter a manhã toda. Na hora do almoço, você vai poder escolher entre várias opções de restaurantes que o Vale dos Vinhedos oferece. Não tenha medo, escolha um e buon appetito! 

Na parte da tarde, a sugestão é o Vale do Rio das Antas, destino certo para quem aprecia a natureza. Não deixe de parar em um dos belvederes para admirar a Ferradura do Rio das Antas, e, para completar, visite a Ponte Ernesto Dorneles, um dos cartões postais de Bento Gonçalves. Aproveite também para degustar e adquirir os produtos coloniais da região.

Ferradura no Vale do Rio das Antas (Foto: Divulgação, site Associação Vale das Antas)

Esse passeio vai ocupar a tarde inteira, mas, se você ainda estiver disposto, e o horário permitir, assista a um espetáculo emocionante no Parque Temático Epopeia Italiana, que apresenta a saga dos imigrantes italianos. Vai ser uma bela forma de se despedir de Bento Gonçalves e da sua cultura, marcada pelos costumes e tradições dos italianos.

Veja também:

Roteiro de 1 dia

1 COMENTÁRIO

  1. Senhores,

    Desejo entrar em contato, para pedir-lhes autorização para usar a imagem do trem Maria Fumaça em um trabalho genealógico que estou elaborando. Seria uma bela ilustração para este estudo. Aguardo uma palavra. Obrigada pela atenção.

Deixe uma resposta