Descubra quais são as praias mais bonitas do Brasil

Está preso no escritório sonhando com um banho de mar refrescante? Então você encontrou o artigo certo. Prepare-se para desvendar quais são as praias mais bonitas do Brasil e escolher seu próximo destino de férias em um cenário paradisíaco e relaxante em meio à natureza.

Já falamos aqui: as praias brasileiras não devem ser subestimadas. Especialmente no nordeste, elas oferecem areia branca, águas cristalinas e são cercadas de verde em abundância. Não é à toa que Jericoacoara foi eleita pelo britânico The Huffington Post como a 4ª melhor praia do mundo inteiro.

Mas quais são as opções disponíveis para os seus dias de retiro? Como escolher uma praia mais moderna e agitada, ou outra calma e pacífica? É isso que você vai descobrir agora. 😉

Praia do Forte
Praias do Nordeste, como a Praia do Forte, estão entre as preferidas dos brasileiros. Foto: iStock, Getty Images

Top 4 praias mais bonitas do Brasil

Para facilitar sua escolha, vamos citar aqui quatro entre as mais belas praias do Brasil que constam no ranking Travellers’ Choice 2016 do Trip Advisor. Isso significa que elas foram eleitas não só por nós, mas também por visitantes que as classificaram como locais maravilhosos – e, e em alguns casos, quase celestiais.

1. Baía do Sancho, em Fernando de Noronha

Baía do Sancho
Baía do Sancho: águas límpidas e natureza exuberante. Foto: Andrei, CC BY 2.0

Uma das praias mais queridinhas da ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco, a Baía do Sancho impressiona pelo cenário encantador: sua faixa de areia divide águas cristalinas e diferentes tonalidades de belas falésias, também cercadas de vegetação abundante. Mas a paisagem não é o único atrativo.

Se você quer atividades mais energizantes, como mergulho de snorkel ou passeio de barco, a Baía do Sancho é um destino certeiro. O local é um dos melhores para fazer mergulhos livres, já que as águas oferecem excelente visibilidade da vida marinha e dos bancos de corais.

Para completar, você ainda pode subir no penhasco que cerca a praia e tirar fotos panorâmicas. 📸

2. Praia de Lopes Mendes, em Ilha Grande

Lopes Mendes
Lopes Mendes: a praia do surf. Foto: iStock, Getty Images

Situada em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, a Praia de Lopes Mendes fica numa Ilha paradisíaca. Se você curte surf, esse é o destino ideal. Com aproximadamente 3 km de areia branca e fina e um mar agitado, o local é perfeito para encontrar boas ondas. Isso sem falar na transparência da água, que chega a impressionar com suas variações de tonalidades.

Não quer investir no surf? Isso não significa necessariamente que você tenha de descartar um passeio a Lopes Mendes. Por lá também é possível fazer trilhas e caminhadas, andar de bicicleta ou simplesmente pegar um sol. 🌞

3. Baía dos Golfinhos, na Praia da Pipa

Baia dos Golfinhos
Já imaginou se deparar com um golfinho durante o banho de mar? Foto: Rosanetur, CC BY 2.0

A região da Praia da Pipa, em Natal, é um prato cheio para qualquer turista. Nas várias praias do litoral potiguar, você encontra opções agitadas ou mais desertas – mas sempre com águas cristalinas, areia branquinha e mar azul. Se você quer uma experiência inesquecível, a dica é conhecer a Baía dos Golfinhos.

Formada a partir de uma junção entre a Praia do Madeiro a Praia do Curral, a chamada Baía dos Golfinhos não leva esse nome por acaso. Há muita chance de você conseguir contemplar – e até  nadar – ao lado dos bichinhos por lá. As ondas calmas também são perfeitas para atividades como canoagem e stand up paddle. 🐬

4. Praia do Farol, em Arraial do Cabo

Praia do Farol
Praia do Farol: área de preservação. Foto: iStock, Getty Images

No Rio de Janeiro, mais precisamente no município costeiro de Arraial do Cabo, está uma das mais belas praias do Brasil: a Praia do Farol. A pureza da água, a qualidade da areia e paisagem exuberante ao redor fazem dela uma relíquia, tanto que fica em uma área de proteção da Marinha do Brasil.

Para acessar a praia, é preciso pegar um dos passeios autorizados de barco – e cada grupo de visitantes só pode permanecer por cerca de 45 minutos lá. Mas acredite: o esforço vale a pena. A cor e a transparência da água impressionam e, com sorte, você ainda poderá ver tartarugas, golfinhos, orcas, arraias e outros animais marinhos. 🐢

Praias do nordeste são as preferidas

Um levantamento recente do Ministério do Turismo, divulgado em setembro, apontou que 79% dos brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses escolheram cidades do Brasil como opções de destinos. Entre os locais preferidos para os meses de verão apareceram as praias do nordeste, região que deve receber 41% desses turistas.

De fato, algumas das praias mais bonitas do Brasil ficam no Nordeste. Entre as melhores, se destacam a Praia de Porto de Galinhas e a Praia dos Carneiros (PE), a Praia do Amor (RN), A Praia do Gunga (AL), Praia de Canoa Quebrada (CE), a Praia do Espelho e a Praia do Forte (BA) – apenas para citar algumas. Escolha sua preferida e boas férias! 😎

E aí, gostou das dicas? Na sua opinião, quais são as praias mais bonitas do Brasil? Deixe um comentário.

Deixe uma resposta