Roteiro de férias: 5 lugares para conhecer em Santa Catarina

Calor, sol, alto astral. Se é isso que você procura nas férias, vale a pena conferir algumas dicas de lugares para conhecer em Santa Catarina. O estado já é famoso por seu vasto litoral, que garante banhos de mar inesquecíveis. Para os fãs de ecoturismo e aventura, também não vão faltar opções de programação.

A natureza exuberante é um dos pontos altos de Santa Catarina. Se o seu objetivo nas férias é fugir um pouco do agito e ficar cercado de verde, o estado certamente não vai decepcionar. A prova disso está logo abaixo, pois vamos mostrar alguns pontos turísticos imperdíveis para conhecer por lá.

Preparado? 😉

Floripa
Floripa é emoldurada por tons de azul e verde. Foto: iStock, Getty Images

Descubra 5 lugares para conhecer em Santa Catarina

Certifique-se de incluir estes cinco lugares de SC no seu itinerário. 😎

Serra do Rio do Rastro, em Lauro Müller

Um dos cartões-postais do estado, a Serra de do Rio do Rastro fica na região sul de Santa Catarina e é repleta de belezas naturais: trilhas que levam a cachoeiras, mata Atlântica, fauna exuberante (de macacos-prego a saguis) e belas montanhas. Certamente, o cenário mais bonito é o do topo do Morro da Ronda, em frente ao cânion.

Cascata do Avencal, em Urubici

No município de Urubici fica uma das belezas naturais de SC mais adoradas por amantes de esportes radicais: com 100 metros de queda livre, a Cascata do Avencal é a grande estrela da cidade. Seja apenas para contemplar toda a imponência das águas, ou também praticar rapel e tirolesa em meio à vegetação que a cerca, o fato é que uma visita até lá é indispensável.  

Mirante Eco 360º, em Bombinhas

Bombinhas é um dos lugares mais procurados em Santa Catarina, especialmente por seu charme de uma cidade pequena, com diversas prainhas reclusas de águas azuis. A dica para quem gosta de aventura é subir até o Morro do Macaco, onde fica o Mirante Eco 360º. Ele fornece uma vista panorâmica incrível do município.

Rota das Cachoeiras, em Corupá

14 cachoeiras. É isso que aguarda os visitantes no município de Corupá. Por lá, é possível fazer uma caminhada percorrendo as montanhas da Serra do Mar, onde o Rio Novo despenca formando a série de quedas d’água chamadas de Rota das Cachoeiras. Elas ficam espalhadas em uma área de 100 hectares, moldadas por natureza exuberante. Não há local melhor para relaxar a mente.

Mirante Morro da Cruz, em Floripa

Florianópolis, a capital de SC, é sem dúvidas uma cidade incrível. Já imaginou contemplar o conjunto de praias e verde em contraste com os prédios de uma vista no alto? Se a ideia o agradou, a dica é visitar o Mirante Morro da Cruz. Ele fica em cima de uma formação rochosa e seu pico, a 285 metros de altitude, proporciona uma visão panorâmica incomparável.

Lugares para conhecer em Santa Catarina: praias imperdíveis

Impossível falar em pontos de SC que você precisa conhecer sem falar nas praias. Só em Florianópolis, a Ilha da Magia, há 42 opções à disposição. Para quem procura pontos menos agitados e mais desertos, a Lagoinha de Pontas Canas e a Praia de Daniela são as alternativas mais certeiras. Aos que buscam surf e azaração, a Praia Brava e Jurerê Internacional podem entrar no roteiro.

Neste artigo, “Descubra as 5 melhores praias de Florianópolis”, você encontra mais detalhes sobre as praias de Floripa. Mas fora da capital há também muitas outras cidades com potencial para agradar aos visitantes: Garopaba e Laguna, por exemplo, ainda preservam o charme das vilas de pescadores, embora atualmente estejam sempre cheias de turistas.

Outros municípios que se destacam são Balneário Camboriú, Canasvieiras e São Francisco do Sul: todos abrigam belíssimas praias. Para quem é fã da cultura germânica, vale a pena programar uma visita a cidades como Joinville, Blumenau e Tubarão, que guardam marcas da colonização alemã e, inclusive, celebram a Oktoberfest.

E aí, gostou das dicas de lugares para conhecer em Santa Catarina? Quais deles você pretende explorar? Comente. 😊

Deixe uma resposta