Descubra o que fazer em Vitória: 4 dicas de atrações

Na região sudeste, a capital do Espírito Santo acaba sendo ofuscada nos roteiros turísticos por conta de seus famosos estados vizinhos. Mas acredite: descobrir o que fazer em Vitória não é tarefa difícil – e a cidade pode ser um destino com ótimo custo-benefício aos turistas.

Vitória é uma das cidades mais antigas do Brasil: foi fundada em 8 de setembro em 1551 – e ainda resguarda um pouco dessa história colonial. A capital capixaba é repleta de atrações, entre praias, monumentos históricos e excelentes restaurantes.

Para provar que realmente vale a pena passar uns dias no coração do ES, veja a seguir nossa seleção com algumas dicas do que fazer em Vitória.

Vitória
Vitória reúne lazer, história, cultura e natureza. Foto: iStock, Getty Images

O que fazer em Vitória? Explore 4 atrações

Se você já está pensando em montar um roteiro por Vitória, aproveite as dicas a seguir para visitar os melhores pontos turísticos da capital e não perder nenhum detalhe.

Centro Histórico

Palácio Anchieta
Palácio Anchieta é a sede do executivo em Vitória. Foto: Domínio Público

No quesito cultura e história, todos os caminhos em Vitória levam à Cidade Alta – o centro histórico da capital. Por ter sido fundado em 1551, ela é mais antigo ainda que os centros de São Paulo e Ouro Preto, por exemplo. Quando estiver por lá, a dica é visitar três pontos turísticos essenciais: o Theatro Carlos Gomes, a Catedral Metropolitana e o Palácio Anchieta, uma das sedes do governo.

Praias

Praias de Vitória
Vitória reúne um conjunto de belas praias. Foto: iStock, Getty Images

Quanto às praias, Vitória não deixa a desejar. A principal e mais extensa é praia de Camburi, com calçadões, jardins, quiosques e ciclovias. Nela, há um píer de onde partem diversas escunas. Já a Ilha do Boi resguarda as praias mais sossegadas da região, onde o turista encontra águas calmas e areia branquinha.

Na área conhecida como Triângulo das Bermudas, ficam outras praias mais badaladas e agitadas, como a praia do Canto e Curva da Jurema. Ali as águas são calmas, perfeitas para encarar um stand up paddle. Nos domingos, os turistas também se deparam com charmosas feirinhas de artesanato.

Convento de Nossa Senhora da Penha

Convento da Penha
Convento da Penha é uma das relíquias do ES. Foto: iStock, Getty Images

Fundado em 1558, o Convento de Nossa Senhora da Penha entra na lista de cartões-postais de Vitória. Situado em Vila Velha, em um morro de 154 metros de altura, ele se torna ainda mais belo por conta da Mata Atlântica que o cerca. Sem falar que a vista de lá é incrível: é possível obter uma visão panorâmica da cidade, da Praia da Costa e do Morro do Moreno.

A subida até o convento pode ser feita a pé, de carro ou com vans. Mas, invariavelmente, você precisa encarar uma subida de 365 degraus. O local não é apenas para visitação: lá ocorrem missas diárias, em horários distintos para quem desejar participar.

Praça dos Namorados

Praça dos Namorados
Praça dos Namorados é cercada pela praia do Canto. Foto: Domínio Público

Cercada pela Praia do Canto, a Praça dos Namorados merece uma visita caso você esteja programando uma viagem até Vitória a dois. Bela, charmosa e bem cuidada, ela é cercada de bares e restaurantes. Conta, ainda, com infraestrutura completa: há um parque, áreas de exercícios e até pista de skate. Tudo isso com a praia de pano de fundo.

Culinária capixaba: destaque entre as atrações de Vitória

A gastronomia em Vitória é tão marcante, que simboliza uma atração à parte. A lenda capixaba diz que uma boa moqueca só pode ser feita em panelas de barro produzidas pelas chamadas “Paneleiras de Goiabeiras” – mulheres do bairro que confeccionam o utensílio de forma artesanal. A técnica é herança dos indígenas e vem sendo repassada através das gerações.

Por isso, em Vitória, não deixe de aproveitar a chance de experimentar o melhor da culinária capixaba. Nos restaurantes, você vai se deparar com pratos como a moqueca e a torta capixabas – servidas nas panelas de barro, claro. As iguarias são preparadas à base de frutos do mar frescos, como siris, peixes e camarões. Imperdível.

Descobriu o que fazer em Vitória? Quais dos passeios você vai fazer? Compartilhe conosco nos comentários. 😉


Deixe uma resposta