O que visitar em Buenos Aires: as atrações imperdíveis

Em dúvida sobre o que visitar em Buenos Aires? Neste post, reunimos as principais atrações e os pontos turísticos imperdíveis para sua primeira viagem.

Com um câmbio historicamente muito favorável para nós e várias atrações turísticas, gastronômicas e culturais, é natural que Buenos Aires faça parte da sua lista de viagens. Vamos às suas atrações imperdíveis!

O que visitar em Buenos Aires

Abaixo, veja as principais atrações de Buenos Aires para quem vai visitar a capital portenha pela primeira vez:

Plaza de Mayo

Plaza de Mayo: O que fazer em Buenos Aires
Plaza de Mayo é palco de protestos e manifestações na capital argentina. Foto: iStock, Getty Images

Todo país tem aquele lugar que é o palco principal das manifestações políticas e da vida pública. A Plaza de Mayo é onde estão localizados a Casa Rosada, residência oficial do presidente da Argentina, o Cabildo, que era a casa de governo antes da Casa Rosada e a Catedral de Buenos Aires.

A sede do Banco de La Nación Argentina é outro imponente prédio na praça. O local é bem arborizado e é palco, às quintas-feiras, da manifestação das Mães da Plaza de Mayo, movimento de renome internacional ligado aos direitos humanos.

Obelisco

Obelisco de Buenos Aires
Obelisco é o principal cartão postal de Buenos Aires. Foto: iStock, Getty Images

Obelisco é o principal monumento e cartão-postal da capital portenha. Localiza-se na junção das duas avenidas mais importantes, a Corrientes e a 9 de Julho.

Puerto Madero

É um bairro moderno na cidade. Construído num grande processo de revitalização e urbanização da antiga área portuária, o bairro de Puerto Madero é o principal centro de negócios de Buenos Aires. Os arranha-céus imponentes e espelhados e toda a arquitetura moderna fazem de lá um ótimo passeio para quem gosta de ambientes modernos e mais “chiques”.

Além das boates e restaurantes luxuosos, se destacam a Puente de la Mujer, passarela projetada por Santiago Calatrava cujo aspecto arquitetônico atrai os olhos imediatamente, e também a Reserva Ecológica, um parque rico em árvores e passeios ao ar livre que faz um ótimo contrapeso ao mar de prédios da região principal.

La Boca

La Bombonera: Boca Juniors
La Bombonera é o temido estádio do Boca Juniors. Foto: iStock, Getty Images

La boca é um bairro cuja alma é o futebol e o corpo é o tango. Conhecido por suas casas coloridas e tabernas onde se pode assistir um bom jogo do campeonato argentino, é o Bairro onde está o famoso estádio do Boca Juniors, o La Bombonera.

A bairro possui diversas atrações de tango, a mais conhecida é o Caminito, um Museu do Tango ao ar livre com ruas e restaurantes especializadas em apresentações de Tango ao vivo. Ver um jogo do Boca Júniors em seu estádio e acompanhar uma apresentação de Tango ao vivo são dois dos passeios mais interessantes de Buenos Aires.

Recoleta

Cemitério da Recoleta: O que fazer em Buenos Aires
Cemitério da Recoleta é angustiantemente belo. Foto: iStock, Getty Images

Recoleta é um dos bairros mais procurados por turistas. É uma região cara e elegante, com ar típico da Belle Époque francesa e prédios ao estilo também ao estilo francês. A Plaza Francia é conhecida e muito procurada por seus cafés e restaurantes. Entre as atrações do bairro, não deixe de visitar:

  • Igreja Del Pilar
  • Floralis Genérica
  • Palais de Glace
  • Cemitério da Recoleta

O cemitério da Recoleta e a Floralis Genérica, em particular, estão entre as visitas mais procuradas de toda a cidade. O Cemitério é um verdadeiro museu repleto de opulentos mausoléus ricamente adornados. A Floralis Genérica é um famoso monumento de ferro em formato de flor.

Praça do Congresso

Ligada à Plaza de Mayo por meio da avenida de Mayo, nesta praça está localizada o majestoso Palácio do Congresso argentino. Também ricamente arborizada e adornada com esculturas e monumentos, a praça pode ser visitada logo após uma visita à casa Rosada e demais atrações da praça de Maio.

Caso você esteja curioso em saber o porquê de tantas referências ao mês de maio, fique sabendo que 25 de maio de 1810 é a data da Revolução de Maio, que deu início à guerra de independência do Vice Reino do Rio da Prata, território no qual estava inserida a atual Argentina. O famoso porta aviões ARA Veinticinco de Mayo, navio capitânia da Marinha Argentina por longos, também foi batizado em referência a essa data histórica.

Teatro Cólon

É considerado um dos cinco melhores teatros do mundo do ponto de vista acústico e também a principal casa de ópera da Argentina. O prédio atual foi inaugurado em 25 de março de 1908, com apresentação da  ópera Aida, de Giuseppe Verdi.

Assistir a um espetáculo de Ópera no Cólon é com certeza uma atração imperdível. Mas caso você não consiga os ingressos a tempo, não deixe de visitar o prédio e fazer a visita guiada. O interior do teatro é ricamente adornado e extremamente sofisticado, com ópera ou sem ópera é um passeio que vale a pena.

Museu de Arte Latinoamericana – MALBA

É um dos museus mais importantes de toda a Argentina. Como o próprio nome sugere, é um museu dedicado a artistas latino americanos como a mexicana Frida Kahlo, uma das principais representadas no Museu, e a brasileira Tarsila do Amaral.

Como é praxe na maioria dos grandes museus de hoje, instalações interativas e educativas também fazem parte da visita e deixam o ambiente mais receptivo para quem não é tão fã do mundo das artes.

Museu Nacional de Belas de Artes

Um museu perfeito para quem quer realmente conhecer a Argentina e sua capital Buenos Aires. Toda a estrutura é dedicada a contar a História do país por meio de obras de artistas locais. A visita guiada conta com explicações ricas e detalhadas sobre as obras e suas relações com a história argentina.

Obras de outros artistas também fazem parte do acervo, mas é uma visita dedicada especialmente a conhecer um pouco mais sobre a Argentina e sua história.

Tigre

Tigre não é exatamente Buenos Aires. Na verdade, esta é uma outra cidade situada às margens do rio Tigre, integrante do Delta do Paraná. Para ir até lá é preciso uma curta viagem de pouco mais de 40 minutos de trem.

O passeio vale a pena principalmente para quem gosta de atividades ao ar livre e um pouco de verde. Você pode dar uma volta de barco pelo rio Tigre, caminhar pela cidade e conhecer a costa do Delta, além de parar um pouco a correria com uma caminhada no parque da cidade.

Atrações para visitar com mais tempo

Uma cidade como Buenos Aires não se resume em um texto de melhores atrações turísticas. Além das principais já apresentadas, fica também um lista de menções honrosas que dependendo de seu tempo e disposição também vale muito incluir no roteiros:

Buenos Aires é um destino querido e muito buscado não só pelos brasileiros mas também por turistas do mundo inteiro. Agora você conhece quais são as suas atrações imperdíveis. 

Gostou desse breve tour por Buenos Aires? Já visitou algum desse lugares? Conte pra gente o que você achou e deixe seu incentivo nos comentários para quem ainda não foi!

Deixe uma resposta