Descubra 5 pontos turísticos de Campos do Jordão

Charmosa e repleta de atrações para viajantes que buscam aconchego no clima serrano, a Serra da Mantiqueira pode ser a opção ideal para suas férias. Os pontos turísticos de Campos do Jordão envolvem desde museus gratuitos até passeios em praças com belos jardins e restaurantes deliciosos. Só curtir a atmosfera do lugar já é uma delícia.

Situada no interior do estado de São Paulo, a cidade fica a 1.628 metros de altitude. É o mais alto município brasileiro. Lá não faltam alternativas de turismo para famílias, grupos de amigos ou casais, já que é possível elaborar diferentes roteiros pelos principais pontos turísticos de Campos do Jordão.

A serra paulista abriga desde prédios históricos que resguardam importantes obras de arte e igrejas que impressionam pela bela arquitetura, até agradáveis cervejarias e passeios de teleférico. As possibilidades para se divertir e relaxar na cidade são as mais distintas.

Já está empolgado pela ideia de uma visita até a Serra? Então veja, a seguir, algumas sugestões de pontos turísticos que você precisa explorar quando visitar Campos do Jordão.

Campos do Jordão
Campos do Jordão oferece atrações para quem busca aconchego no clima serrano. Foto: iStock, Getty Images

5 pontos turísticos de Campos do Jordão

Tome nota destas cinco atrações da cidade para o seu roteiro:

1. Museu de Esculturas Felícia Leirner

Museu de Esculturas
Museu de Esculturas, em Campos do Jordão. Foto: Divulgação

Aberto de terça a domingo, das 9h às 18h, este museu a céu aberto reúne obras da escultora polonesa naturalizada brasileira, Felícia Leirner. São nada menos que 84 obras – 40 em cimento branco e mais 44 em bronze – distribuídas por uma área verde de 35 mil m². Mas não é apenas a arte que chama atenção no local.

Lá do alto, é possível contemplar uma vista maravilhosa da Pedra do Baú e suas araucárias. E sabe o que é o melhor? O passeio é totalmente gratuito.

2. Palácio Boa Vista

Palácio Boa Vista
Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão. Foto: Majtec, CC BY-SA-4.0

De quarta-feira a domingo, entre 10h e 12h ou das 14h às 17h, você pode visitar o Palácio Boa Vista, a residência de inverno do governador de São Paulo. O prédio, inaugurado em 1964, atualmente reúne mais de 3.000 obras artísticas – inclusive originais de Tarsila do Amaral e Portinari – e é palco de exposições periódicas e apresentações culturais.

A dica é fazer uma visita guiada gratuita para contemplar os 3,2 m² de construção, divididos em 35 ambientes e 105 cômodos. Com mobiliários ornamentados datados dos séculos 17, 18, 19 e 20 e uma arquitetura completamente inspirada nos antigos castelos europeus, o Palácio é parada obrigatória para quem visita Campos do Jordão.  

3. Ducha de Prata

Ducha de Prata
Ducha de Prata, em Campos do Jordão. Foto: Paulo Roberto de Souza, CC BY-SA 2.0

Entre os pontos turísticos mais tradicionais e sem custos de Campos do Jordão, está a Ducha de Prata. Situada na Av. Sen. Roberto Simonsen, ela nada mais é que uma união de diversas quedas d’água artificiais, que podem ser observadas em passarelas de madeira, através de diversos ângulos.

É o local perfeito para uma boa selfie. E, se você estiver com crianças, pode ter certeza de que elas vão adorar o passeio.

4. Mosteiro Beneditino de São João

Mosteiro Beneditino de São João
Mosteiro Beneditino de São João, em Campos do Jordão. Foto: Divulgação

Se você estiver atrás de paz e oportunidades para aliviar a mente das preocupações durante a sua viagem em Campos do Jordão, precisa se certificar de conhecer o Mosteiro Beneditino de São João. Localizado em um bosque perto do Palácio Boa Vista, ele é um lugar encantador: com belos lagos, grutas e jardins.

Diariamente, às 17h45, ainda é possível ver e ouvir a oração das monjas e seus cantos gregorianos em latim, português e grego. Você certamente vai se emocionar com a serenidade do momento. Não é preciso pagar para entrar no templo.

5. Museu Casa da Xilogravura

Casa da Xilogravura
Casa da Xilogravura, em Campos do Jordão. Foto: Divulgação, Facebook

Localizado na Av. Eduardo Moreira da Cruz, número 295, este museu reúne mais de 3.000 obras de arte em estilo xilogravura – ou seja, impressas em papel ou outras texturas a partir de um molde de madeira. As peças são de artistas do mundo inteiro, por isso quem é fã de arte não pode deixar de visitar o local quando estiver em Campos do Jordão.

Outro atrativo é a própria sede do museu, uma casa construída em 1928. Você pode conhecer as mais de 30 salas de exposição gratuitamente.

Roteiro de atrações em Campos do Jordão

Agora que você conhece alguns dos mais relevantes pontos turísticos de Campos do Jordão, já deve ter percebido que há muitas opções gratuitas de passeio por lá. Se a ideia de um roteiro mais leve para o bolso lhe atrai, saiba que há muitas alternativas para passar suas férias na cidade.

Uma delas é pegar um trenzinho para a Vila Inglesa, com direito a guia para mostrar as residências de alguns famosos, como Roberto Carlos. Depois, a dica é seguir para o Pico do Itapeva, onde é possível contemplar a vista das alturas e tirar ótimas fotos.

Em Capivari – o centro turístico de Campos do Jordão -, não deixe de visitar a praça Benedito Calixto e a Igreja de São Benedito. Por lá também é fácil encontrar ótimas opções de lojas e restaurantes. Dê um pulo também na Estação Ferroviária, onde é possível fazer passeios e encontrar centros de artesanatos, ou pegar um teleférico para o Morro do Elefante.

Viu só como há várias alternativas de lazer na serra paulista? O que você achou dos pontos turísticos de Campos do Jordão? Já conheceu algum? Comente!

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta