Descubra como imigrar para o Canadá

Atire a primeira pedra quem nunca pensou em morar fora do Brasil. A ideia de viver em um país de primeiro mundo é, de fato, tentadora – o que leva muitas pessoas a se perguntarem: como imigrar para o Canadá? O país está recrutando cada vez mais brasileiros. Mas o que é necessário para conseguir uma oportunidade lá? 🤔

Neste artigo, vamos esclarecer algumas dúvidas sobre como imigrar para o Canadá e conquistar um emprego no norte da América. Afinal, esse é o primeiro passo para conseguir morar lá legalmente. Preparado?

Quebec City
Quebec é uma das cidades que mais recruta brasileiros. Foto: iStock, Getty Images

Descubra como imigrar para o Canadá

Você provavelmente conhece alguém que tenha ido trabalhar ou estudar no Canadá. Nos últimos anos, mais de 10 mil brasileiros deixaram o país e passaram a integrar a força de trabalho canadense. A tendência é que o número continue a crescer.

Segundo a Abacus RH, empresa de Quebec especializada em recrutar estrangeiros, até 2019 serão abertas cerca 49 mil vagas no setor de tecnologia da informação canadense. Quer garantir alguma delas? Então confira estas quatro dicas:

1. Qualifique-se

Profissionais qualificados. É isso que buscam os canadenses. A principal demanda é para os setores de TI, engenharia, administração, contabilidade e marketing. A maioria das vagas são destinadas a analistas, programadores, arquitetos de sistemas, desenvolvedores e engenheiros de software. Principalmente em Quebec, essas áreas estão em plena ascensão.

Mantenha-se atualizado no seu ramo de especialização para ter um diferencial competitivo.

2. Busque oportunidades

É difícil que uma chance de imigrar para o Canadá simplesmente caia no seu colo. É preciso estar atento às oportunidades. Acompanhe as novidades das empresas que fazem esse tipo de recrutamento, como a Abacus RH, e rastreie os sites que informam sobre as vagas disponíveis.

Alguns deles são: Quebec na Cabeça, Working.com, Craigslist e Monster.

3. Domine outros idiomas

Para entrar no mercado de trabalho internacional, dominar a língua inglesa é o básico. Você precisa saber falar e escrever bem para poder competir por uma vaga no exterior. No Canadá, uma das cidades que hoje recruta mais brasileiros é Quebec, que fica na parte francesa do país. Por isso, dominar o idioma francês pode ser um enorme diferencial.

4. Mantenha o currículo atualizado

O CV é o primeiro documento a causar uma impressão sobre quem você é e o que almeja profissionalmente. Por isso, mantenha o seu atualizado e bem organizado. Lembrando que, ao tentar uma vaga no exterior, é importante traduzir suas qualificações para o inglês.

Sobre o currículo, nunca é demais reforçar: revise muito bem o texto, evite erros de gramática e digitação e seja objetivo sobre as informações. Não invente qualificações, afinal, se você for chamado para uma entrevista, qualquer dado falso se tornará evidente.

Quais são as vantagens de imigrar para o Canadá?

Se você conseguir uma oportunidade para trabalhar no Canadá, terá direito a um visto para morar no país. Ele pode ser permanente ou temporário, dependendo da vaga para a qual você se aplicou. Mas será que vale a pena abandonar uma carreira no Brasil para tentar a sorte em um país desconhecido?

Em termos gerais, sim: no Canadá, a taxa de desemprego no setor de Engenharia, por exemplo, é de apenas 3,4%. Como a demanda é muito alta, as chances de cortes nas vagas são muito pequenas. Sem falar no valor hora que você recebe pelo serviço prestado.

Na área de construção civil, os salários variam entre 28,30 e 34,10 dólares canadenses por hora. Já na área administrativa e financeira, os valores ficam em torno de 21,40 e 26,6 dólares canadenses por hora. Um dólar canadense equivale a 2,55 reais.

Outra grande vantagem de morar em outro país é, sem dúvidas, a experiência de viver uma outra cultura, conhecer diferentes hábitos e expandir horizontes. Imigrar para o Canadá é uma decisão da qual você dificilmente vai se arrepender. 👌

Conseguiu entender como imigrar para o Canadá? Está em busca de uma oportunidade? Conte para a gente nos comentários. 😉

Deixe uma resposta