Explore as comidas típicas do Canadá

Se você tiver que listar as comidas típicas do Canadá, certamente lembrará, primeiro, de bacons bem crocantes no café da manhã e das famosas panquecas com Maple Syrup, um xarope extraído da seiva das árvores de ácer.

Mas a gastronomia do Canadá vai muito além desses dois pratos.

Preparado para esta viagem culinária?

Como são as comidas típicas do Canadá

As comidas típicas do Canadá variam muito conforme a região do país, com larga influência das culinárias britânica, francesa e até da gastronomia asiática, devido aos fluxos migratórios ao longo de sua história. Os três principais pratos do Canadá são Poutine, Bacon e panquecas de Maple Syrup.

Se você vai viajar para o Canadá, certamente encontrará uma gastronomia farta, recheada de opções para o seu paladar.

Em diversos aspectos, a culinária canadense lembra a americana. Cafés da manhã bem servidos, com bacon em abundância, são apenas uma das similaridades.

Pratos altamente calóricos, que favorecem o enfrentamento do frio intenso, também são uma constante na mesa do Canadá.

A seguir, vamos descobrir quais são os principais pratos do país.

16 comidas típicas do Canadá

Confira abaixo 16 pratos típicos para ficar de olho ao viajar para o Canadá:

1. Poutine

Batatas são comidas típicas do Canadá
Poutine é influência francesa na gastronomia canadense. Foto: iStock, Getty Images

Um dos pratos mais tradicionais da cozinha canadense, o Poutine consiste em uma porção de batatas fritas generosamente cobertas com molho de carne e creme de queijo. É uma pedida clássica canadense, originada na década de 50 na cidade de Quebec. Desde então, a receita já foi adaptada das formas mais variadas, algumas versões mais exóticas incluem até lagosta e foie gras.

2. Maple Syrup

Maple Syrup nas panquecas
Maple Syrup é o segredo da panqueca canadense. Foto: iStock, Getty Images

O que poderia ser mais canadense do que o Maple Syrup, um xarope extraído da árvore mais icônica do Canadá, cuja folha ilustra até sua bandeira? Quebec é a maior produtora de Maple Syrup do mundo, sendo responsável por 80% da produção mundial. Maple Syrup é um acompanhante clássico de panquecas e waffles.

3. Bacon

Não é segredo para ninguém que os canadenses amam bacon. A iguaria pode ser preparada das mais diversas formas, incluindo a mais popular versão que seriam as tiras fritas de bacon ou o chamado “peamel bacon”, também conhecido como bacon canadense, que é um prato com massa de milho cozido envolto em bacon frito.

4. Butter Tarts

Comidas típicas do Canadá
Butter tarts têm manteiga, açúcar e o famoso Maple Syrup. Foto: iStock, Getty Images

A “Butter Tart” é uma receita de sobremesa clássica canadense que consiste em uma pequena torta feita com manteiga, açúcar, o famoso Maple Syrup e ovos e recheada com uma massa amanteigada que geralmente inclui passas e castanhas.

5. BeaverTail

BeaverTail pode ser chamado também de Queues de Castor em francês. É um prato comum na comida industrial canadense. Eles são uma massa frita em formatos que lembram o desenho de uma cauda de castor e geralmente cobertos com chocolate, guloseimas e frutas.

6. Nanaimo Bars

Essa lendária sobremesa do Canadá, que não vai forno, é feita da seguinte forma: são colocados em três camadas bolacha wafer quebrada, creme de baunilha e cobertura de chocolate. Há ainda variações diferentes que incluem café, pasta de amendoim e coco.

7. Mirtilos selvagens

Comida típica do Canadá
Blueberries são uma das atrações gastronômicas do Canadá. Foto: iStock, Getty Images

Acredite ou não, o Canadá é o maior produtor e exportador de Blueberries selvagens (Wild Blueberries), também conhecidas como “lowbush blueberries”, com maior produção em Quebec e nas regiões litorâneas.

8. Blueberry Blossom Honey

Esse é um tipo de mel produzido a partir das flores da planta de Blueberry. Bastante comum, pois a polinização das abelhas duplica o potencial de crescimento da plantação de blueberry. Embora esse mel não tenha exatamente gosto de Blueberry, ele tem uma lembrança suave do sabor da fruta.

9. Ostras

Comida típica do Canadá
Ostras são pratos típicos no Canadá. Foto: iStock, Getty Images

Os canadenses podem aproveitar e consumir ostras frescas o ano todo. Esses pequenos frutos do mar afrodisíacos são bastante comuns nas costas atlânticas e pacíficas do Canadá.

10. Nova Scotia Lobster

O estado da Nova Escócia, na costa atlântica do Canadá, é reconhecido mundialmente por seus deliciosos crustáceos: as lagostas. Essa região tem uma das zonas mais férteis de pesca de lagosta do mundo.

11. Montreal Bagels

Bagel - comidas típicas do Canadá
Bagel com salmão é uma especialidade canadense. Foto: iStock, Getty Images

Parecidos com os Bagels de Nova York, os Bagels canadenses variam um pouco em tamanho (são menores) e mais doces em sabor. Esses pães em formato de O, com um anel do centro, ficam ótimos acompanhados com salmão defumado e cream cheese. São mais leves que outros pães tradicionais.

12. Bannock

O nome “Bannock” vem do tradicional pão escocês, largamente consumido pelos norte-americanos nativos. Esse é um pão fino e leve como focaccia, ideal para sanduíches e lanches rápido.

13. Tourtière

Tourtière é uma torta tradicional salgada e apimentada originada em Quebec, recheada com pedaços de carne de porco ou de vaca. Esse é um prato franco-canadense tipicamente feito durante as festas de final de ano, mas você pode encontrar facilmente durante o ano todo.

14. Halifax Donairs

Essa é uma comida noturna clássica na costa leste do país. Surgiu como uma variação do prato turco kebab, é tipicamente feita com carne apimentada, que é assada em um espeto giratório, como um shawarma. Geralmente é servida com algum pão leve, tomates, cebola crua e um molho doce de alho.

15. Red Rose Tea

Comida típica do Canadá
Chá é um costume adotado da Inglaterra. Foto: iStock, Getty Images

Os canadenses, assim como os ingleses, adoram consumir chá com bastante frequência. Se você alguma dia já visitou algum hotel no Canadá, ou já frequentou a casa de algum canadense mais velho, provavelmente já deve ter visto pequenos pacotes de Red Rose Tea (Chá de rosas vermelhas). Vale muito a pena experimentar.

 

16. Oka Cheese

É um prato tradicional de Quebec, e tem esse nome graças à pequena vila de Oka. É um queijo macio feito de queijo de vaca. Tem um gosto que lembra nozes e frutas.

Gostou?

A comida canadense oferece muitas possibilidades, principalmente para quem é de países tropicais, como nós brasileiros, pois há variações de pratos e frutas do Canadá que não temos fácil acesso aqui no Brasil. Que tal experimentar uma pilha de panquecas feitas com Maple Syrup tradicional canadense? Ou ainda uma torta feita com blueberries recém colhidos do pé?

Deixe um comentário sobre o prato que mais lhe chamou a atenção.

Deixe uma resposta