Castelinho Caracol

Para quem gosta de arquitetura, história, belas paisagens e gastronomia, o Castelinho Caracol, em Canela, é uma atração e tanto. Localizado na Estrada do Caracol, Km 03, bem próximo do Parque Temático Mundo Gelado, o Castelinho Caracol é uma das primeiras residências da cidade de Canela, construída em madeira de araucária, entre 1913 e 1915.

Castelinho Caracol - Mapa de Gramado. Foto: Divulgação, site Castelinho Caracol

A residência, feita toda com sistema de encaixes e parafusos, sem o uso de pregos, se transformou em museu em 1985, e você pode conhecer os cômodos, móveis e utensílios da Família Franzen, fundadora do local. No total, são 18 ambientes. Você também pode ver a primeira casa da família, antes do Castelinho ser construído, além da serraria e dos galpões. É um retorno ao passado, para ver como viviam os descendentes de imigrantes alemães.

Castelinho Caracol - Mapa de Gramado. Foto: Divulgação, site Castelinho Caracol

Outro destaque do Castelinho é o seu famoso Apfelstrudel (torta de maçã), servido nas duas belíssimas salas de chá que o Castelinho abriga. O doce é receita da família Franzen e já atravessou cinco gerações. Você pode provar o apfelstrudel tradicional, servido com nata, ou optar por uma bola de sorvete de creme. De qualquer forma, vale experimentar!

Castelinho Caracol: apfelstrudel - Mapa de Gramado. Foto: Divulgação, site Castelinho Caracol

No pátio, junto à casa antiga e outros estabelecimentos, você encontra alguns produtos à venda, para levar uma lembrança do Castelinho Caracol. A atração abre diariamente, das 9h às 13h e das 14h20min às 17h40min. A entrada custa R$ 10,00. Crianças até 10 anos não pagam e idosos têm 50% de desconto.

A entrada mais o apfelstrudel acabam saindo um pouco caro, mas se você só tem curiosidade de conhecer o pátio externo e tirar algumas fotos, daí a visitação é gratuita.

Endereço: Estrada do Caracol Km 03, s/ nº – Canela.

Mapa

Funcionamento: Diariamente, das 9h às 13h e das 14h20min às 17h40min.

Ingressos: R$ 10,00. Crianças até 10 anos não pagam e idosos têm 50% de desconto.

Site do Castelinho Caracol

Telefone: (54) 3278-3208.

E-mail: museu@castelinhocaracol.com.br

Deixe uma resposta