5 comidas típicas do Chile para provar na sua viagem

De norte a sul do território chileno, pode ter certeza de que você não vai passar fome. As comidas típicas do Chile fazem jus à boa fama. A gastronomia do país é uma verdadeira mistura de referências, englobando vários alimentos que cruzaram pelo país ao longo da história. 

A culinária chilena é simples, porém não simplória. São pratos que podem ser preparados com rapidez, mas que trazem complexidade na peculiaridade de ingredientes e na sofisticada mistura dos sabores. Você vai se deparar com uma gastronomia com influências tanto europeias, quanto asiáticas. 🍲🍹

Já está curioso para descobrir quais são as comidas típicas do Chile que você precisa provar?

As imperdíveis: 5 comidas típicas do Chile

Frutas, vegetais, aves, carnes e frutos do mar são alguns dos ingredientes básicos nas receitas chilenas. Conheça 5 delas:

1. Curanto

Curanto
Curanto mistura ingredientes da terra e do mar, em um churrasco inusitado. Foto: iStock, Getty Images

Pode até parecer bizarro, mas o Curanto é uma espécie de churrasco subterrâneo. Trata-se de um grande cozido feito com mariscos e carnes, além de pãezinhos para o acompanhamento. A receita é preparada sob pedras quentes, embaixo da terra, e os ingredientes são cobertos por folhas de Nalca, uma planta característica do sul do país.

A forma de preparo é exótica, mas o que importa no fim é o sabor, certo? 😜

2. Congrio Rosa

Peixe e batatas
Peixe com batatas é um clássicos entre as comidas típicas do Chile. Foto: iStock, Getty Images

Um prato completamente refrescante. Essa é a melhor forma de definir é o Congrio Rosa. O ingrediente principal é o peixe de mesmo nome, típico da costa do Chile. Ele pode ser servido grelhado ou assado, coberto com um delicioso azeite típico chileno e batatas com legumes.

A iguaria é encontrada especialmente em Santiago e cidades litorâneas próximas da capital chilena, como Valparaíso, Viña del Mar e La Serena.

3. Empanada

Empanadas chilenas
Empanadas chilenas têm diversos sabores para agradar ao paladar dos turistas. Foto: iStock, Getty Images

Assim como na Argentina, as empanadas são muito consumidas no Chile. Elas se parecem com um pastel assado, mas têm a massa mais encorpada. Os recheios variam bastante: você vai encontrar o sabor tradicional, de carne, além de versões com queijo, camarão e até mariscos.

4. Lomo a lo Pobre

Pomo a lo Pobre
Pomo a lo Pobre mata a fome de qualquer um. Foto: iStock, Getty Images

Esta invenção chilena é o típico PF (prato feito). Sua popularidade pode ser comparada com a da à la minuta em solo brasileiro – aliás, os sabores se parecem bastante.

Lomo a lo Pobre é um prato servido com filé (carne de boi), batata frita, ovo frito com gema mole e cebola frita para completar. Você também pode pedir arroz para acompanhar e ter a certeza de que sairá satisfeito.

5. Ceviche

Ceviche
Ceviche é um prato leve e refrescante. Foto: iStock, Getty Images

O ceviche tem origens no Peru, mas se espalhou pela América Latina – especialmente nos países voltados ao Pacífico, como Colômbia e Chile. A receita consiste em um prato de peixe cru, que fica marinando no suco de limão até ficar praticamente cozido. Podem ser utilizados na receita pescados como peixe branco, salmão e mariscos.

Um autêntico ceviche ainda leva cebola, coentro, pimentão e pimenta na receita. Procure experimentar o prato fresco, em mercados e restaurantes da costa. Fica ainda mais saboroso. 😉

Bebidas típicas do Chile

Não apenas de pratos deliciosos você vai viver no Chile. O país também conta com várias especialidades quando o assunto são bebidas. Um drink tradicional é o Pisco Sour, feito de aguardente de uva, limão, açúcar, clara de ovo, angostura (uma bebida aromática) e gelo. Os chilenos bebem isso como nós bebemos caipirinha no Brasil.

Outra bebida típica do Chile é a Mote con huesillos, feita de pêssego e mote, um grão de trigo. Todos os ingredientes são cozidos juntos em água e açúcar para compor a iguaria, que pode ser consumida como sobremesa também. Já outra delícia é o suco de framboesas, encontrado em todos os cantos do país.

Ficou interessado em alguma dessas comidas típicas do Chile? Escolha sua favorita e experimente – depois nos conte o que achou nos comentários. E veja também nosso post especial com as principais atrações de Santiago do Chile.

Deixe uma resposta