Como planejar sua viagem para o Chile

Começando a organizar uma viagem para o Chile? Então você chegou ao lugar certo: neste post, vamos entender como planejar direitinho seu roteiro por um dos países mais interessantes, curiosos e bonitos da América do Sul.

O Chile é um destino fantástico para brasileiros que buscam conhecer um país estrangeiro e que seja equilibrado em termos de preço, distância e atrações turísticas. O país de Pablo de Neruda é pequeno em território, mas não faltam passeios e atrações para fazer, seja sozinho ou em família.

Que tal aprender a planejar a sua viagem para o Chile de forma a não deixar nada para trás? Basta continuar mais 5 minutos de leitura.

Valle Nevado no Chile
Valle Nevado, no Chile, é um dos principais destinos de neve do mundo. Foto: iStock, Getty Images

Como organizar a viagem para o Chile

Antes de mais nada, é preciso conhecer os requisitos formais para visitar o país. E aqui já temos as primeiras gratas surpresas.

É necessário visto?

Não, não é. O Chile não é um membro pleno do Mercosul, mas é um membro associado, e como tal, compartilha de alguns dos regulamentos do bloco. Assim, moradores de qualquer país pertencente ao Mercosul não precisam de visto para viajar ao Chile. A regra foi instituída em 2008 pelo bloco econômico.

Mas isso não significa que você pode simplesmente viajar e ficar o tempo que quiser. É permitido fica até 90 dias. Mais do que isso é necessário renovar a permissão de permanência. A solicitação é feita no departamento de imigração e custa cerca de 100 dólares. Outra opção é você sair  e entrar de novo no país, assim você tem mais 90 dias á sua disposição.

É necessário seguro viagem?

Seguro de viagem é sempre recomendado, pois te dá segurança e é fundamental em caso de acidentes ou emergências. No entanto, essa não é uma exigência do Chile.

Independente da exigência ou não, o sistema de saúde no Chile(como na maioria dos países) é caro e caso você precise de alguma coisa certamente irá gastar uma grana alta. Lembre-se que o seguro cobre o risco de acontecer alguma coisa, e como você está fora do Brasil, faz todo sentido contratar um.

Quando viajar para o Chile?

A época de viagem! Qual é a melhor? Há quem diga que o Chile é um destino maravilhoso o ano inteiro, e de certa forma, realmente é. Mas dependendo dos seus gostos e o que quer fazer por lá, algumas épocas são melhores que outras.

Para curtir as trilhas andinas e os lagos azulados do país, a primavera e verão são mais indicados. Caso você tenha o sonho de conhecer a neve e praticar esportes de inverno, como Ski e Snowboard, o Chile é uma ótima opção, desde que você viaje no inverno.

A baixa temporada turística é o Outono. É quando os preços estão mais deprimidos. É uma excelente época para curtir a capital Santiago.

Segurança e embaixada do Brasil

A segurança é sempre uma questão importante, especialmente para nós brasileiros. O Chile é de longe o país mais pacífico da América da Sul. No entanto, esse dado deve ser relativizado, pois a América Latina e do Sul têm índices de violência muito elevados de forma geral.

Nos rankings mundiais o Chile comumente aparece entre as posições 20 e 30 dos países mais seguros. Dessa forma, pode-se dizer que é um país pacífico e com baixos índices de violência.

Apesar de tudo, atenção e cuidados são sempre recomendados, principalmente nas grandes cidades, onde inevitavelmente algum nível de criminalidade está presente.

Uma informação muito útil e que todo turista deve saber é onde estão os serviços diplomáticos brasileiros no Chile. Tenha o contato da embaixada e do consulado em mãos durante a viagem, eles podem ser úteis em caso de emergência.

Embaixada do Brasil em Santiago

Avenida Apoquindo 3039, piso 2, oficinas 201 y 202.

Las Condes, Santiago de Chile. Casilla: 1494

Tel: (+562) 2876-3400

Consulado do Brasil em Santiago

Endereço : Los Militares 6191, Térreo; Las Condes, Santiago Chile

Tel: (+56) 22820-5800

E-mail de contato: cg.santiago@itamaraty.gov.br

Dicas práticas para viajar no Chile

Santiago do Chile
Santiago do Chile é uma cidade moderna e organizada. Foto: iStock, Getty Images

Agora vamos às dicas práticas e ao roteiro. Com essas informações, sua viagem para o Chile estará quase pronta!

Como se locomover?

O transporte público no Chile é bom e atende aos visitantes muito bem. Em Santiago o metrô é uma ótima opção e cobre a maior parte da zona urbana. Ao todo são 5 linhas com mais de 100 estações.

De forma geral, os chilenos utilizam muito ônibus e uma espécie de táxi lotação, que são carros que fazem trajetos fixos entre um ponto e outro.

Recomenda-se usar o transporte público para locomoção nos centros urbanos. Caso vá viajar para muitas cidades diferentes, pode-se planejar os trajetos de ônibus ou alugar um carro para ter mais mobilidade.

O que fazer no Chile?

Agora, sim, o que fazer no Chile? Quais as melhores atrações? Vamos saber tudo sem demora!

Gastronomia e comidas típicas

O Chile também é famoso por suas empanadas, uma tradição compartilhada com a Argentina. O Curanto é outro prato típico, originário da região sul. A Cazuela é outro prato que não se pode admitir ficar sem comer.

Conheça os detalhes sobre as comidas típicas do Chile aqui.

Ah! É claro que você não deve deixar de experimentar alguns dos ótimos vinhos chilenos. Aliás, as vinícolas do país promovem visitas muito interessantes.

Principais atrações turísticas na viagem para o Chile

As principais atrações que devem constar no seu roteiro são.

1 – Santiago do Chile

Santiago é unanimidade entre os brasileiros. É um hub de transporte, o que faz com que você passe por lá independente de qual seja seu destino final. A cidade possui vários museus, parques e ótimos restaurantes.

Conheça mais sobre as atrações da cidade para montar seu roteiro.

2 – Arredores de Santiago

Além de Santiago, pelo menos outras duas cidades merecem ser visitadas:

  • Viña del mar
  • Valparaíso.

As duas ficam no litoral e ficam a pouco mais de 100Km da capital. Valparaíso, em especial, é muito querida pelos turistas brasileiros.

3 – Deserto do Atacama

Não custa lembrar que um dos lugares mais fascinantes do mundo está no Chile. O deserto do Atacama tem uma natureza exótica e inóspita ao mesmo tempo. É uma das atrações mais desejadas por turistas de todo o mundo. Não deixe de conhecer!

4 – Patagônia

A Patagônia é conhecida mundialmente por meio de documentários sobre sua exuberante vida animal e vegetal e por ter sido parte das viagens de Darwin. Parte da região está sob jurisdição Argentina, mas existem vários pacotes turísticos e roteiros famosos que podem ser feitos a partir do Chile. É um passeio que pode exigir um pouco mais de tempo.

5  – Cordilheira dos Andes

A região dos Andes é uma das partes mais bonitas do Chile e de toda América do Sul. Você pode visitar cidades como Puerto Montt e Puerto Varas. A paisagem é pintada de vulcões adormecidos, picos nevados, escarpas rochosas e os famosos Lagos Andinos.

E agora, o que está faltando para você começar a planejar e conhecer o Chile? Anote todas as dicas que você aprender e se tiver mais alguma dúvida, deixe nos comentários para nós te ajudarmos!

Deixe uma resposta