Descubra as comidas típicas da Colômbia

As comidas típicas da Colômbia variam conforme a região. Nas praias, você vai encontrar muitos frutos do mar e leite de coco por todos os lados. Em Bogotá, os restaurantes oferecem uma gastronomia que explora traços locais com algumas pitadas exóticas, agrada ao paladar e ganha, cada vez mais, o gosto dos estrangeiros.

Se você tem viagem marcada para a Colômbia, vai ver que a gastronomia desse país é bem diversificada e varia de acordo com as regiões.

Em algumas áreas, você pode encontrar até comidas curiosas, como formigas assadas, enquanto em outras partes do país os colombianos jamais comeriam dessa iguaria.

E aí, ficou curioso para explorar a culinária da Colômbia?

Como são as comidas típicas da Colômbia?

Comidas típicas da Colômbia
Comida colombiana nem sempre faz sucesso com os turistas. Foto: iStock, Getty Images

A Colômbia não é bem um paraíso para os vegetarianos, já que seus pratos incluem variados tipos de carne. Nas áreas litorâneas, você irá encontrar uma boa variedade de peixes, lagosta, e frutos do mar, comumente preparados com um molho de leite de coco. A oferta de frutas frescas é impressionante e você poderá encontrar variedades sobre as quais talvez nunca tenha ouvido falar.

No geral, o café da manhã na Colômbia é uma refeição bem importante e consiste de suco de fruta, café ou chocolate quente, frutas, ovos e pães.

O almoço é servido entre o meio-dia e 14 horas, e é a refeição principal do dia, assim como no Brasil.

Um prato tradicional de almoço colombiano é composto de uma sopa, um prato principal, uma bebida e alguma sobremesa que é, geralmente, bem doce.

O jantar é mais como um lanche leve.

Nas grandes cidades, a refeição principal geralmente é servida entre 7 e 8 da noite.

17 comidas típicas da Colômbia

Ajiaco é uma comida colombiana
Ajiaco é tradicional na gastronomia colombiana. Foto: iStock, Getty Images

Conheça abaixo alguns dos pratos típicos colombianos:

  1. Ajiaco: Uma sopa de frango com carinha de mãe. Inclui frango, batatas, milho, creme azedo, alcaparras, abacate e guasca. Guasca é uma erva especial cultivada pelas Américas e dá à sopa um sabor único.
  2. Formigas: Veja bem, este não é um prato tão com comum na vida cotidiana do Colombiano, mas ainda assim deve ser considerado, já que é consumido em várias regiões do país. Durante a estação de chuva as formigas são colhidas, e as formigas-rainhas são utilizadas, removendo-se suas grandes pernas e asas. Mergulha-se as formigas em salmoura e após isso, elas são colocadas para assar em uma forma de cerâmica. A tradição data de períodos pré-colombianos e a colheita é feita principalmente por colombianos que habitam a região nordeste da Colômbia.  Comumente, as formigas são dadas como presente de casamento, pois acreditam que elas têm um poder afrodisíaco.
  3. Arepa: componente básico em qualquer refeição colombiana. É um pão feito de fubá, parecido com uma panqueca bem grossa. É comido, normalmente, com manteiga e  às vezes é adicionado um pouco de milho.
  4. Arroz com coco: é um acompanhamento comum da costa Caribenha da Colômbia. O arroz branco é cozido no leite de coco, com água, sal e açúcar.
  5. Bandeja Paisa: Uma grande mistura que consiste de bife grelhado, pururuca, linguiça servidos com arroz, feijão vermelho, ovos fritos, uma fatia de abacate e chips de banana. É uma das comidas mais tradicionais da Colômbia.
  6. Buñuelos: São bolinhos em formas arredondadas comumente consumidos em vários países da América do Sul. A versão colombiana é feita com massa de coalhada com queijo branco, e é frita até uma cor dourada-marrom. É um prato típico natalino da Colômbia
  7. Changua: Café da manhã bastante servido nas montanhas dos Andes, esse prato é uma sopa cremosa feita com leite, água, ovos e cebolinha. Os ovos são colocados na mistura sem que as gemas se quebrem. A sopa é servida com coentro e pedaços de pão que são adicionados à mistura.
  8. Cuchuco de Trigo: É uma sopa de trigo feita na região da Boyaca, ela contém batatas, ervilhas e costelas.
  9. Empanadas: É um pastel recheado que pode ser doce ou salgado. As empanadas colombianas salgadas podem ser recheadas com carne, frango e queijo ou arroz com coentro. Em comparação com as empanadas chilenas ou argentinas, que são assadas, as empanadas colombianas são fritas.
  10. Frijoles con Garra: É um prato da região da Antioquia e contém feijão vermelho com carne de porco.
  11. Fritanga: É um prato com com carne grelhada, frango, costelas e linguiça que são servidos com pequenas batatas e arepas ou bananas fritas.
  12. Lechona: É um prato típico da região da Tolima, é um pernil todo assado recheado com arroz, ervilhas, cebola, e temperos. Ele é assado por 10 horas em um forno de cerâmica. É servido com arepa. Comum em festas e grandes encontros.
  13. Pandebono: Um tipo de pão feito com farinha de milho, queijo e ovos. É mais comumente comigo quente, assim que sai do forno. São bastante comuns na região do Cali.
  14. Patacones: Bananas verdes feitas em forma de uma massa como uma panqueca grossa fritas em óleo vegetal até dourar. 
  15. Puchero: É uma sopa leve feita na região da Bucaya e contém mandioca, banana verde, arracacha (um tubérculo da montanha) carne de porco, carne de vaca e frango. É servido com um molho quente chamado ají, ovos cozidos e polpa de abacate.
  16. Quesillos: Uma espécie de wrap de folhas de banana recheadas com cream cheese
  17. Sancocho: É um prato comum, embora os ingredientes variem de acordo com a região.  Na Colômbia ele inclui banana, yucca, coentro, milho e batatas. Às vezes utilizam peixe em vez de frango nas regiões caribenhas, mas você pode encontrar uma versão com carne de porco também.

Sobremesas da Colômbia

Depois de descobrirmos as principais comidas que compõem a culinária colombiana, vamos atacar agora os doces típicos:

Manjar Branco - Comidas típicas da Colômbia
Manjar Branco é uma das sobremesas tradicionais na Colômbia. Foto: iStock, Getty Images
  • Manjar Blanco: É uma receita cremosa feita com leite, açúcar, baunilha, canela e suco de frutas cítricas. O processo de cozimento é mais complexo do que um manjar comum, ele é assado em banho-maria.
  • Mazamorra de Maíz: Sobremesa típica em várias países da América Latina. A versão colombiana é basicamente milho branco bem cozido (por várias horas) na água. Ele é adoçado com cana de açúcar ou apenas açúcar e é adicionado leite à receita.
  • Natilla: Pudim cremoso feito, ao invés de ovos, com maizena doce.
  • Postre de Natas: Leite e leite condensado com açúcar, canela e passas.

A culinária colombiana é muito diversificada, mas, para os vegetarianos, é um pouco difícil encontrar opções variadas de prato.

Porém, a cozinha desse país oferece muito sabor para quem quer se aventurar em um mundo exótico da gastronomia enquanto viaja.

Que tal experimentar um prato de formigas assadas em regiões interioranas do país?

Ou arroz com coco na costa caribenha, com frutos do mar e um peixe assado?

Confira também: Atrações de Cartagena

E aí, ficou com água na boca ou medo de embarcar? Depois conte nos comentários como foi sua experiência com as comidas típicas da Colômbia.


Deixe uma resposta