O que fazer em Cartagena: 4 atrações imperdíveis

Com um centro histórico considerado patrimônio da humanidade, a capital do departamento de Bolívar, na Colômbia, é um dos destinos mais procurados na América do Sul. Descobrir o que fazer em Cartagena não é tarefa árdua: tédio passa longe da cidade que reúne história, vida noturna, lazer, gastronomia e praias caribenhas.

As grandes muralhas, a arquitetura colonial, as construções históricas e o ritmo frenético das ruas, nas quais os bares e baladas ganham vida à noite, são os principais atrativos da cidade. Seja para jovens ou famílias que a visitam.

Neste artigo, você vai descobrir alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cartagena e, ao mesmo tempo, desvendar um pouco mais sobre sua história. Preparado? 👌

Cartagena
Cartagena: muralhas contam história da cidade. Foto: iStock, Getty Images

Veja o que fazer em Cartagena

Fundada em 1533, Cartagena das Índias recebeu esse nome em homenagem à cidade espanhola de Cartagena. Isso porque, durante todo o período colonial, ela foi habitada por vice-reis da Espanha e, portanto, teve um relevante papel na administração e na expansão do império.

Ainda no passado, muralhas e fortificações foram construídas com o intuito de proteger a cidade de constantes ataques piratas às riquezas da Coroa Espanhola. É por isso que monumentos históricos não faltam em Cartagena.

Então, se você curta a combinação História + Praias, não vai faltar o que fazer em Cartagena 😀 Confira, a seguir, quatro pontos turísticos essenciais:

1. Castelo de San Felipe de Barajas

Castelo em Cartagena
Fortaleza foi construída estrategicamente para prevenir invasões. Foto: iStock, Getty Images

Construído entre 1536 e 1657, o Castelo de San Felipe de Barajas é uma verdadeira fortaleza, considerada a maior construção já feita por espanhóis no Novo Mundo. Sua função era, justamente, proteger a cidade dos inimigos vindos por terra ou mar.

Além da grandiosa estrutura externa, a parte interna da fortaleza é cheia de quartos, labirintos, túneis e corredores – projetados estrategicamente para surpreender qualquer inimigo. Não perca a oportunidade de conhecer.

2. Cidade Amuralhada

Cidade Amuralhada
Cidade Amuralhada: patrimônio histórico de Cartagena. Foto: iStock, Getty Images

O Centro Histórico de Cartagena, conhecido como Cidade Amuralhada, foi declarado em 1959 como Patrimônio Nacional da Colômbia e, em 1984, como Patrimônio Mundial da Humanidade, pela Unesco. Em 2007, sua arquitetura militar ainda foi reconhecida como a quarta maravilha da Colômbia.

A área, cercada por uma antiga muralha com a função de proteger a cidade dos ataques estrangeiros, hoje é formada por quatro pequenos bairros: Centro, San Diego, Matuna e Getsêmani. Ali estão alguns outros importantes monumentos da cidade, como o Palácio da Inquisição e a Torre do Relógio.

Se você quer conhecer as construções românticas e históricas de Cartagena, precisa visitar essa área. Uma dica é fazer o passeio no fim da tarde, para aproveitar o momento e contemplar o pôr do sol de encontro ao mar. Imperdível.

3. Convento Santa Cruz de La Popa

convento_cc-by-2-0
Convento de La Popa fornece vista panorâmica de Cartagena. Foto: Norma Gòmez, CC BY 2.0

Este convento, construído em 1607 por padres agostinianos, é um dos principais pontos turísticos de Cartagena por dois motivos. Sua localização estratégica, que fornece uma vista panorâmica da cidade, e os diversos acontecimentos históricos que ali ocorreram.

Embora seja um local religioso, o Convento Santa Cruz também já foi refúgio de escravos fugitivos e palco de batalhas, além de ter sido apropriado como quartel e fortaleza. O passeio vale para tirar belas fotografias e contemplar a arquitetura colonial do monumento, além dos quadros e esculturas nele expostos.

4. Playa Blanca

Playa Blanca
Playa Blanca: cenário paradisíaco pertinho da cidade. Foto: iStock, Getty Images

Se o seu objetivo em Cartagena é aproveitar o Mar do Caribe, dê um pulinho até a Playa Blanca. Situada na Isla Barú, que faz parte do arquipélago Ilhas do Rosário, ela é um verdadeiro paraíso tropical com águas mornas e claras e areia branquinha. Como se não bastasse, ainda é cercada de natureza e habitada por simpáticos pescadores e agricultores.

Para chegar até lá, basta fazer um passeio de barco rápido de cerca de 45 minutos partindo de Cartagena. Que tal? ⛵🌊

Passeios para fazer em Cartagena

Já mencionamos que Cartagena é uma cidade muito charmosa? Ruas estreitas, casas coloridas e varandas românticas compõem o poder de sedução que atrai turistas de todos os cantos do mundo. A cidade é cheia de charretes, através das quais você pode fazer um passeio à moda antiga para explorar os encantos colombianos.

Nas ruas, você vai se deparar com o trabalho de artesãos e as chamadas palenqueras, mulheres que vendem frutas ao ar livre. Uma boa pedida é ir até a Plaza San Diego, onde você encontra opções de culinária colombiana, japonesa, peruana, indiana e italiana.

Se quiser unir o jantar com boa música, sugerimos conhecer o La Vitrola – famosa opção da noite cartagenera. Que tal?

Gostou das nossas dicas sobre o que fazer em Cartagena? Quais pontos turísticos você quer visitar na cidade? Conte pra gente nos comentários 🙂


Deixe uma resposta