Basílica do Santíssimo Sacramento

Apesar de ter sido destruída diversas vezes, a Basílica Del Santíssimo Sacramento é considerada a igreja mais antiga do Uruguai. Ela se localiza no centro histórico de Colonia del Sacramento, declarado patrimônio mundial pela Unesco.

Os primeiros traços de uma igreja no local, ainda bastante rústicos, surgiram no ano de fundação da cidade, 1680. A disputa pelo poder na região, no entanto, deteriorou a estrutura da basílica diversas vezes e promoveu a reconstrução de toda a basílica.

O design da igreja é simples e apresenta referências portuguesas e espanholas. A beleza do lugar não vai causar um deslumbre imediato ou uma expansão da consciência no visitante. Mas andar pelos corredores e sentar em um dos bancos, imaginando toda a história da igreja, que compreende o período completo de disputas bélicas pela conquista da cidade, pode ser uma boa ideia.

Dentro da basílica, encontram-se dois túmulos: o do vigário Domingo Rama e do Padre barredo, ambos com grande atuação na igreja. A entrada é gratuita, e um aviso na porta indica: embora a basílica tenha se convertido em ponto turístico, ainda é uma igreja católica. Por isso, respeite.

 


3 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta