Descubra as comidas típicas de Cuba

Hoje vamos falar da culinária Cubana. A ilha Caribenha, famosa em todo o mundo pela sua história política e por seus Charutos, tem também um variedade e riqueza gastronômica que vale a pena conhecer. Quer saber quais são as comidas típicas de Cuba e quais são os pratos mais representativos da ilha? Então prossiga a leitura!

Como são as comidas típicas de Cuba

As comidas típicas de Cuba têm três grandes heranças gastronômicas: a culinária espanhola, a africana e a nativa. Some-se a isso influências francesas e norte-americanas, e você terá os principais ingredientes da culinária cubana.

Merece destaque também a influência chinesa. Após a abolição do tráfico de escravos, quase 200 mil chineses afluíram para trabalhar na ilha caribenha. A gênese da culinária cubana é essa amálgama que se cristalizou ao longo da história com um pouquinho de cada um dos povos que imigraram para a ilha.

Era 1492, quando Cristóvão Colombo chegou ao caribe pela primeira vez e descobriu a Ilha que hoje é Cuba para o mundo Europeu. Como praticamente todos os países das Américas, Cuba teve sua culinária diretamente influenciada pelas culturas que formataram a sua história após a chegada dos espanhóis.

Os ingredientes que fazem parte da maioria dos pratos latino-americanos também estão presentes na ilha. Arroz, milho, diferentes variedades de batatas e carne (de porco e gado) são comuns nos pratos que você vai conhecer agora.

9 comidas típicas de Cuba.

Vamos falar especificamente de 8 pratos tradicionais da culinária cubana, também chamada culinária Crioula, quando dita em relação aos pratos com influência espanhola. O primeiro é o chamado Mouros y Cristianos, ou se preferir, o Arroz Congrís.

1. Arroz Congrís

Comidas típicas de Cuba
Para o brasileiro, este prato vai cair bem. Foto: iStock, Getty Images

O Congrís é um prato quase brasileiro. Trata-se de arroz com feijão vermelho cozidos juntos na mesma panela. O seu outro nome, “Mouros e Cristãos” faz referência ao domínio árabe na Espanha que durou mais de 500 anos (711 – 1494). “Mouros” referindo-se aos árabes africanos de pele mais escura e “Cristãos” referindo-se aos ibéricos.

2. Ajiaco

Ajiaco
Ajiaco é uma das comidas tipicas de Cuba. Foto: iStock, Getty Images

Prato também presente em outros países latinos, como na gastronomia colombiana, é feito à base de sopa de batata, frango e milho. As batatas usadas não são do tipo convencional, mas três ou mais variedades nativas de Cuba. O sabor diferenciado é dado pela Guasca, uma erva comum e muito usada na culinária cubana. Geralmente também acompanha creme de leite, abacate e alcaparras, o que faz a iguaria uma refeição completa.

3. Chicharrones

Chicharrones - torresmo
Torresmo é muito consumido em Cuba. Foto: iStock, Getty Images

Chicharrones é o famoso “Torresmo”, como chamamos aqui no Brasil. Os Chicharrones cubanos costumam ser acompanhados de arroz Congrís ou outros ingredientes, como carne, mandioca e batatas. É considerado um alimento base na gastronomia da Ilha. Por serem fritos e derivados de carne suína, é um prato com alto teor calórico e de gorduras.

4. Picadinha à Cubana

Como o nome sugere, a Picadinha à Cubana é um prato feito à base de carne picada e vários outros ingredientes misturados. É preparado no azeite e leve cebola, alho, pimentão, tomate, azeitona e carne. Outros ingredientes podem ser acrescentados para temperar e dar um gosto especial, como uvas passa e mesmo o cominho.

5. Yuca con mojo

Uma ótima opção para os vegetarianos. Yuca é a famosa mandioca (aipim ou macaxeira, dependendo de onde você mora no Brasil). A Yuca con  mojo é um prato feito com mandioca cozida e um molho especial. É um prato típico de vários países do Caribe.

6. Arroz con pollo

Arroz com pollo
Arroz com frango pode ser bastante apimentado. Foto: iStock, Getty Images

Esse é um dos pratos mais consumidos no país. O arroz é cozido com Achiote para dar a coloração amarela. Geralmente o prato também é servido com ervilhas. E é claro, o frango, componente principal da refeição, é servido cozido e misturado ao arroz.

7. Fígado a la italiana com yuca, aguacate y arroz congris

A Yuca con mojo não é o único prato a usar mandioca. Esse versátil alimento também é servido nessa refeição acompanhado de Fígado, abacate e arroz congris. Todos ingredientes tipicamente caribenhos com fígado preparado á moda italiana.

8. Tamales

Comida Tamales
Tamales são servidos em muitos países latinos. Foto: iStock, Getty Images

Trata-se de uma mistura de frango e milho, ambos bem picados e triturados. É vendido por toda a ilha. Também é um prato comum em outros países da América Central, mas cada lugar usa temperos locais, o que diferencia e dá sabores diferentes.

9. Ropa Vieja

Comidas típicas de Cuba: Ropa Vieja
Ropa vieja tem aspecto terrível, mas gosto interessante. Foto: iStock, Getty Images

O nome Ropa Vieja é por causa do aspecto da comida, de fato. Mas não se preocupe, se as cores não são tão atraentes, o sabor compensa e ainda vai te deixar com vontade de repetir a refeição. Esse típico prato cubano é um ensopado de carne de vaca misturado com arroz, feijão e salada. Há também e a Masa cerdo, escrita com apenas um ‘s’. Esse ingrediente é basicamente carne de porco moída e uma mistura de arroz com feijão preto.

Sobremesas e bebidas de Cuba

Apesar de a cana-de-açúcar ser importante para a economia, o açúcar não tem tanta inspiração na culinária local. Alguns doces como a  Rosquita, tortica de morón e biscocho são muito baratos e facilmente encontrados. Apesar de não serem unanimidade, vale a pena provar.

As bebidas, por outro lado, dão show de criatividade e são famosas também fora terra dos irmãos Castro. As bebidas mais famosas são:

  • Daiquiri
  • Cuba-Libre
  • Creme de Vie
  • Rum
  • Mojitos
  • Bucanero (cerveja local).

O Mojito, inclusive, é cercado de uma lenda, segundo a qual seria a bebida preferida do escritor Ernest Hemingway. Segundo conta a história, Hemingway costumava desfrutar da bebida no bar cubano “La Bodeguita”, e era um ardoroso promotor do drink. Estudiosos do escritor apontam, porém, que a história não passa de mito, o que não impediu que ajudasse na fama da bebida. Hoje em dia é um dos drinks cubanos mais apreciados.

Quais desses pratos você provaria primeiro? É difícil de escolher, não é? Agora que você conhece um pouco mais sobre as iguarias cubanas, não deixe de experimentar. Aproveite e peça um bom drink local para deixar tudo ainda melhor. Até a próxima!

Compartilhar

Deixe uma resposta