3 lugares para conhecer em Curitiba fora do roteiro tradicional

Encontrou uma promoção de passagem imperdível para a capital do Paraná? Vale a pena aproveitar: alternativas de lugares para conhecer em Curitiba não faltam. Nós já citamos algumas atrações do circuito turístico tradicional,  como o Museu Oscar Niemeyer, a Ópera de Arame e o Jardim Botânico.

Mas é hora de fugir do óbvio. Neste artigo, vamos provar que – de fato – Curitiba é uma metrópole recheada de atrações. Pronto para descobrir opções de passeios que vão além dos mais visados pelos turistas? 😉 

Curitiba
Curitiba: cidade de parques, história e arquitetura notável. Foto: iStock, Getty Images

Lugares para conhecer em Curitiba: fugindo do óbvio

Se você já conheceu os principais pontos turísticos de Curitiba, descubra agora outros quatro locais agradáveis e que prometem boas atrações aos visitantes de uma das capitais mais desenvolvidas do Brasil.

1. Bosque Alemão

Bosque Alemão
Bosque Alemão: um pedacinho da Alemanha em Curitiba. Foto: Chester, CC BY 2.0

Você já deve ter ouvido falar que Curitiba é uma cidade muito arborizada. Por isso, se estiver buscando uma alternativa de passeio em meio à natureza, visite o Bosque Alemão, no Bairro Vista Alegre. Com 38 mil m² de área, ele é formado por uma densa mata nativa.

Inaugurado em 1996, além de ser perfeito para uma caminhada, o local ainda é histórico: no passado, sua área pertencia à antiga chácara da família Schaffer. Atualmente, resguarda alguns importantes monumentos que recontam a história da imigração alemã na cidade, como o Oratório Bach, a Torre dos Filósofos e a Trilha João e Maria.

Endereço: Rua Francisco Schaffer, s/n – Vista Alegre

Funcionamento: diariamente, das 8h às 20h.

Entrada: gratuita.

2. Bairro de Santa Felicidade

Bairro Santa Felicidade
Bairro Santa Felicidade preserva traços da colonização italiana. Foto: SamirNosteb, CC BY 3.0

Se você aprecia passeios gastronômicos, o Bairro de Santa Felicidade é o destino ideal para um almoço ou janta na capital paranaense. A sete quilômetros do centro, o local histórico – fundado em 1878 –  preserva os traços dos colonizadores italianos na região, com enfoque na culinária.

Atualmente, Santa Felicidade abriga cerca de 30 restaurantes, alguns deles com capacidade para mais de 1000 pessoas. Pratos típicos, como polentas e massas, não faltam nas cantinas. O local também é sede de vinícolas, lojas de artesanato e móveis de vime. Um verdadeiro pedacinho da Itália no Brasil.

3. Memorial da Imigração Ucraniana

Memorial Ucraniano
Memorial Ucraniano permite contemplar arquitetura típica da Ucrânia. Foto: Jean Servais Henri Colemonts, CC BY-SA 3.0

Inaugurado em 1995, o Memorial Ucraniano é um prato cheio para quem gosta de visitar monumentos arquitetônicos impressionantes. Localizado no Parque Tingui, o local foi erguido em homenagem aos imigrantes ucranianos que se instalaram na região em meados do século 19.

O conjunto do Memorial é composto por uma réplica da igreja de São Miguel Arcanjo, uma casa típica, um palco ao ar livre e um portal. Todas as construções foram feitas com madeira encaixada, bem ao estilo ucraniano. Não perca a oportunidade de contemplar.

Endereço: R. Dr. Mbá de Ferrante, s/n – Parque Tingui

Funcionamento: Diariamente (exceto segundas-feiras), das 10h às 18h.

Entrada: gratuita.

Curitiba: cidade repleta de atrações

Viu só como a riqueza de Curitiba não se concentra apenas nas obras de Niemeyer? Além das três possibilidades de passeios já citadas, há ainda várias outras opções de lugares interessantes para conhecer na cidade.

Um deles é o Museu do Holocausto, inaugurado em 2011. Foi o primeiro do Brasil a recordar a perseguição da Segunda Guerra através da memória das vítimas e sobreviventes. O espaço também é utilizado como exemplo na luta contra o ódio, a intolerância e o racismo.

Na lista de locais interessantes para visitar na cidade, é possível mencionar também o Parque Tanguá, o Pátio Batel, o Teatro HSBC, a Catedral Metropolitana, o Teatro Guaíra e o Museu Paranaense. Escolha os seus preferidos, monte um roteiro e aproveite ao máximo os dias nessa cidade incrível.

E aí, o que achou das opções de lugares para conhecer em Curitiba? Quais deles você vai visitar? Faltou algum na lista? Comente. 😊

Deixe uma resposta