Conheça a O’Connell Street de Dublin

No coração de Dublin, a O’Connell Street é a mais larga rua urbana da Europa. Mesmo que não esteja no topo do seu roteiro, você certamente terá que passar por ela para visitar o resto das atrações da cidade – a menos que você tome uma decisão muito consciente e engenhosamente planejada para evitá-la em todas as suas movimentações pela capital irlandesa. Mas é provável que você não tome essa temerosa decisão, então olhe bem para os lados e se deslumbre com os prédios neoclássicos que se perfilam nos dois lados da via.

O que você vê na O’Connell Street

O'Connell Street, em Dublin. Foto: iStock, Getty Images
Ponte sobre o Rio Liffey, na O’Connell Street. Foto: iStock, Getty Images
O'Connell Street e a Spire em Dublin
The Spire. Foto: iStock, Getty Images

Ao Norte do Rio Liffey, ela conduz pela Westmoreland Street, College Green e Dame Street, chegando finalmente à City Hall e ao Dublin Castle. Essa posição estratégica na cidade não se limita apenas à posição geográfica, mas ao seu papel na história da Irlanda. A rua serviu de palco para grande parte dos principais protestos, celebrações e conflitos armados que tomaram Dublin no passado, como a Guerra Civil Irlandesa, em 1922, e a destruição do Nelson Pillar, em 1966.

No canteiro central, é impossível não notar uma lança metálica. Trata-se da Spire, uma espécie de obelisco ou lança que é considerada a mais alta escultura do mundo. Seguindo em qualquer uma das direções, encontram-se diversos monumentos e estátuas de antigos moradores ilustres de Dublin.

Destaque: o prédio clássico do General Post Office é uma lembrança da revolução fracassada da Easter Rising, de 1916. Ele teve de ser reconstruído diversas vezes, e hoje é parada obrigatória na cidade.

Uma dica para quem está procurando hospedagem em Dublin é buscar acomodações próximas à O’Connell Street, ideal para ser o ponto de partida de suas jornadas na cidade.

Leia também

Roteiros em Dublin

Mais pontos turísticos de Dublin


Deixe uma resposta