Agendamento do visto americano: passo a passo para fazer o seu

Viajar para os Estados Unidos e experimentar um pouco do american way of life é algo que os brasileiros adoram. Mas, antes de programar uma viagem até a terra do Tio Sam, é preciso solicitar o agendamento do visto americano. Neste artigo, vamos mostrar como requerer essa permissão para entrar no território estadunidense.

Antes das orientações, uma curiosidade interessante: anualmente, o governo americano processa cerca de 1,2 milhão de solicitações de visto para brasileiros. Em 2015, a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, informou que cerca de 96% dos pedidos são aprovados.

Então, preparado para fazer seu agendamento do visto americano e concretizar o sonho de visitar os Estados Unidos? Veja a seguir um tutorial passo a passo para conseguir o seu.

Visto Americano
Brasileiros precisam de visto para entrar nos Estados Unidos. Foto: iStock, Getty Images

Como fazer o agendamento do visto americano

Para requerer seu visto para os Estados Unidos, o processo é relativamente simples. A maioria das suas informações devem ser fornecidas previamente online. Observe bem as etapas e toda a documentação necessária para que essa parte burocrática ocorra com tranquilidade:

1. Preenchimento de formulário

O primeiro passo para a solicitação do visto é preencher um formulário denominado DS-160, disponível na internet, no site do Departamento de Estado americano. A página é inglês, mas basta passar o cursor do mouse sobre cada frase para que ela apareça traduzida.

Antes de começar a preencher as informações solicitadas, você terá que informar em qual Seção Consular irá agendar posteriormente uma entrevista. Atualmente, no Brasil, é possível fazer isso nas unidades situadas em Recife, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

No portal Visto Rápido, são listados minuciosamente todos os documentos necessários para preencher o formulário e, posteriormente, apresentar no Consulado. O DS-160 é bem extenso e, além de informações pessoais como endereço e número de telefone, exige dados sobre o seu trabalho ou currículo escolar e  itinerário de viagem

Como o formulário é grande, você tem a opção de preencher uma parte, salvar o que foi feito, e terminar em outro momento. Caso tenha dúvida sobre como colocar uma informação em algum dos campos, vale conferir outro detalhado tutorial que mostra qual dado vai em cada local.

2. Pagamento da taxa e agendamento de entrevista

Formulário preenchido? A próxima etapa é pagar a chamada MRV, uma taxa de solicitação de visto, no valor de U$160,00 para turistas (para outros tipos de visto, pode haver taxas adicionais). É possível verificar todos os valores nos site oficial de emissão de visto para brasileiros, no qual você também terá que criar uma conta, informando seus dados de solicitante.

Uma vez logado no sistema, você deverá agendar a data da entrevista e informar o endereço onde deseja receber o visto. Famílias de até dez pessoas podem marcar a entrevista para o mesmo horário

Depois de fornecer esses dados, você será redirecionado à página para efetuar o pagamento da MRV através do cartão de crédito, ou emitir um boleto e pagar na rede bancária.

3. Comparecimento ao CASV e Consulado Americano

Uma semana antes da data agendada para a entrevista na Seção Consular, você deverá agendar uma visita a um Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV). No site oficial de emissão de vistos americanos para brasileiros, estão listados os endereços de todas as unidades disponíveis no Brasil.

No CASV, serão coletadas suas fotos e digitais. Lembre-se de levar até lá o recibo de pagamento da taxa MRV, seu passaporte válido por pelo menos seis meses a partir da data da viagem e seus passaportes anteriores, além da confirmação de preenchimento do formulário DS-160.

Feito isso, basta aguardar o dia da entrevista. Na data agendada, o solicitante terá que comparecer à embaixada munido do passaporte válido, passaportes anteriores e página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160. Caso ainda tenha alguma dúvida sobre documentação, confira as informações disponíveis no site oficial.

Se aprovado o visto, você terá a opção de receber o documento em casa ou em endereço comercial. Também pode retirá-lo direto em um CASV. Todos os solicitantes recebem por e-mail um número de rastreamento da entrega, com o qual é possível acompanhar o andamento da entrega no site oficial.

Os vistos são entregues de dois a sete dias úteis após a data da entrevista.

Visto americano: dicas para a entrevista

A parte que deixa os solicitantes do visto americano mais apreensivos, sem dúvidas, é a entrevista. Mas, com algumas dicas, é possível passar pelo momento com mais tranquilidade. O essencial é manter a calma e confirmar as informações que você forneceu através do formulário.

Justamente para ficar tranquilo no momento da entrevista, é necessário preencher o formulário com bastante clareza e atenção. Estima-se que, em cerca de 60% dos casos de vistos negados, há alguma relação com informações erradas no DS-160.

No dia da entrevista, uma boa opção é ter em mãos documentos que demonstrem condições financeiras para custear a viagem e retornar ao Brasil. Documentos que evidenciem seus vínculos com o país, como carteira de trabalho e declaração de imposto de renda, também podem ser úteis para a obtenção do visto.

E aí, conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre como fazer o agendamento do visto americano? Já fez o seu? Como foi o processo? Comente!

Deixe uma resposta