5 comidas típicas da Espanha que vão dar sabor para a sua viagem

O território espanhol é constituído não somente por belos monumentos e paisagens incríveis, mas também por uma exótica explosão de sabores. As comidas típicas da Espanha reúnem inúmeras influências, com elementos oriundos dos povos mouros, da cultura grega e árabe. Sem falar que cada região guarda uma surpresa diferente na mesa.

Quando o assunto é comida, a Espanha se parece muito com o Brasil no quesito diversidade. Cada parte do território tem um aroma, um sabor, um tempero marcante. Na costa, predominam as iguarias preparadas com frutos do mar. No interior, as os pratos ganham um ar mais rústico. Mas toda refeição casa com um bom vinho. 🍷

A seguir, vamos mostrar mais um pouquinho sobre as riquezas da culinária espanhola.

Top 5 comidas típicas da Espanha

Difícil elencar apenas cinco pratos da Espanha que merecem destaque no seu tour gastronômico. Mas, se você tiver a chance, não deixe de experimentar estas cinco iguarias – bem fáceis de encontrar em restaurantes ou bares no território espanhol.

1. Paella espanhola

Paella
Paella é um dos pratos mais conhecidos da culinária espanhola. Foto: iStock, Getty Images

Este é um prato autêntico da culinária espanhola, de origens bem populares. Os camponeses criaram a receita misturando arroz, azeite e sal, além de legumes e carcaças de sobras que encontravam. Com o passar do tempo, a receita passou a ser mais sofisticada.

Com a popularização do prato na costa da Espanha, foram inseridos diversos frutos do mar na receita, como camarão, mexilhão, lula e polvo. Hoje, algumas versões ainda levam tomate, uma variedade de feijões, carne de frango, coelho ou pato. Prove a que mais parece agradável ao seu paladar.

2. Gazpacho

Gazpacho
Gazpacho é uma sopa refrescante. Foto: iStock, Getty Images

Popular no sul da Espanha, especialmente em Andaluzia, Múrcia e na Comunidade Valenciana, Gazpacho é o nome dado a uma sopa fria e refrescante, preparada com ingredientes como alho, pepino, pimentões e tomate. Dependendo da cidade em questão, podem ser acrescentadas outras especiarias. Algumas versões são mais picantes do que outras. Vale experimentar várias e escolher sua preferida.

3. Tapas

Tapas
Tapas com cerveja são uma ótima pedida para o happy hour na Espanha. Foto: iStock, Getty Images

Tapas são os autênticos petiscos de bar na Espanha, embora muitas versões com elementos mais sofisticados estejam presentes também nos restaurantes. Elas são feitas com pequenos croquetes ou batatinhas acompanhadas de uma série de delícias: o tradicional Jamón, presunto cru típico do país, almôndegas, anchovas, camarões fritos, queijo manchego com molho de mel e uma variedade de outras opções.

A lenda diz que as tapas surgiram quando jovens espanhóis que se reuniam para beber e, incomodados com as moscas que pousavam nos copos, passaram a utilizar torradas para cobrir a borda. Um dia, tiveram a brilhante ideia de acrescentar queijos e outras delícias por cima, para incrementar. Assim, nasceram as tapas.

4. Pisto

Pisto
Pisto deixa qualquer um satisfeito. Foto: iStock, Getty Images

Bem reforçado, o Pisto é um prato elaborado com diversos legumes fritos, acompanhados de um ovo frito para incrementar. Geralmente, a receita leva tomates, pimentões (verdes e/ou vermelhos) e um pouco de abobrinha, mas esses ingredientes podem variar dependendo da época do ano e da região.

5. Tortilla de Patata

Tortilla de patata
Tortilla de patata é simples, mas saborosa. Foto: iStock, Getty Images

Outro prato típico espanhol é a Tortilla de Patata feita, essencialmente, com ovos e batata. Se parece um pouco com um omelete, mas o diferencial está no preparo. Primeiro, a batata é cozida lentamente no azeite, garantindo um sabor especial. Depois, podem ser adicionados ingredientes como champignon, pimentão e linguiça.

Em Madrid, alguns restaurantes oferecem a delícia com um tempero especial, à base de páprika. Se você é fã de comida picante, vale a pena provar.

Comidas típicas da Espanha: destaque para frutos do mar

Como parte do território espanhol é banhado pelo mar Mediterrâneo e pelo Oceano Atlântico, os frutos do mar fazem parte da cultura das cidades costeiras. Quando falamos em gastronomia, é possível destacar diversos pratos elaborados com ingredientes marinhos. A começar pelo Polvo Galego, elaborado com polvo cozido, servido com sal, pimentão e azeite.

O Mejillón Gallego é outro prato indispensável: os mexilhões capturados nas rochas costeiras da região norte da Espanha, são considerados alguns dos mais saborosos do mundo. Se você não abre mão de uma friturinha, vale experimentar também os Calamares a la Roma: lula frita servida com limão para dar um toque especial.

E aí, já abriu o apetite? Gostou de conhecer mais sobre as comidas típicas da Espanha? Comente! 😉


Deixe uma resposta