Descubra as 5 melhores praias de Florianópolis

O verão está chegando: hora de fazer as malas e encontrar seu próximo destino paradisíaco de férias. Uma alternativa é aproveitar os dias de descanso para explorar as melhores praias de Florianópolis. Com águas claras e areias brancas, elas têm tudo para agradar quem deseja descansar, surfar ou simplesmente curtir a brisa a dois. 🌊☀🌴

Conhecida como Ilha da Magia, Florianópolis é composta por 42 praias, mas os nativos afirmam haver mais de 100 delas espalhadas pela capital de Santa Catarina. Já viu que opções para escolher a mais adequada ao seu perfil não faltam, certo?

A seguir, você vai conhecer as melhores praias de Florianópolis e o que cada uma delas oferece para garantir momentos inesquecíveis à beira mar.

Litoral Floripa
Litoral de Floripa é repleto de belas praias. Foto: Gabriela Sakamoto CC BY 2.0

5 das melhores praias de Florianópolis

Cercadas de verde e dunas, as praias de Floripa são ideais para quem busca um contato com a natureza e um banho de mar refrescante. Difícil é eleger quais são as melhores. Por isso, fizemos um ranking com as nossas sugestões e mais algumas do Ricardo Freire, do blog Viaje na Viagem, e do site Melhores Destinos.

O top 5 das praias de Floripa ficou assim:

Jurerê

Jurerê
Jurerê. Foto: Peggy2012CREATIVELENZ, CC BY 2.0

Com 3 km de extensão de areia fina e águas cristalinas, Jurerê é o destino certo tanto para quem procura tranquilidade quanto para quem busca agito nas férias. Principalmente porque a praia é dividida em dois bairros distintos: Jurerê Internacional, com construções modernas e grandiosas, e Jurerê Tradicional, com empreendimentos um pouco mais simples e discretos.

Se você rumar para o lado mais badalado da praia, vai encontrar melhor infraestrutura: espaços com músicas, drinks saborosos e espreguiçadeiras são disponibilizados nos clubes de praia. À noite, opções de baladas não faltam: experimente curtir a noite no Café de La Musique ou no P12.

Daniela

Daniela
Praia Daniela. Foto: Papa Pic, CC0 1.0

Em contraste com Jurerê, Daniela é uma prainha muito charmosa e bem menos agitada. É o local perfeito para tomar um banho de mar com as crianças: além das águas límpidas, o mar tranquilo representa outro atrativo.

Quando a maré estiver baixa, experimente caminhar até o extremo canto direito da praia, até chegar à Praia do Forte. A vista é espetacular.

Lagoinha de Ponta das Canas

Lagoinha
Lagoinha. Foto: Papa Pic, CC0 1.0

A cerca de 34 km do centro de Florianópolis, a Lagoinha é uma das melhores praias de Florianópolis para se reconectar com a natureza e encontrar tranquilidade. Com uma faixa de areia larga e um mar calmo, também é ideal para as crianças.

A orla é ocupada por poucas construções, assim o que predomina no local são os morros repletos de verde. No caminho até Lagoinha, o visitante pode aproveitar para conhecer outras praias como Canasvieiras, Cachoeira de Bom Jesus e Ponta das Canas.

Praia Brava

praia-brava
Praia Brava. Foto: Andreia Reis, CC BY 2.0

As ondas fortes e o mar agitado dão nome à Praia Brava – o point dos surfistas. Se você está em busca de destino mais cheio de gente, vale programar um passeio até o local – distante por cerca de 37 km do centro de Floripa.

Embora seja muito frequentada por surfistas, a praia também recebe muitos turistas no verão por ser bem urbanizada. Uma curiosidade: lá ficava o primeiro bar de praia famoso de Floripa, o Kioske do Pirata, que acabou demolido em 2012.

Praia Mole

Praia Mole
Praia Mole. Foto: Papa Pic, CC0 1.0

Para os aventureiros, explorar a Praia Mole pode ser um ótimo passeio de verão. Situada a apenas 17 km do centro de Floripa, ela é acessível através de uma trilha íngreme.

Ao chegar lá, a recompensa é um cenário paradisíaco, com areia fofa e fina, além morros verdes que distinguem a Praia Mole das praias mais civilizadas. O banho de mar, porém, não é muito indicado para crianças: as ondas quebram forte e são bem agitadas.

Mais praias de Florianópolis

Naturalmente, apenas cinco praias não dão conta de mostrar tudo o que Florianópolis tem a oferecer. Além das já citadas, há ainda diversas opções para os turistas.

A Praia da Galheta (a 15 km de Floripa) semideserta e com mar calmo, a Praia Joaquina (a 20 km), com suas ondas imponentes para os surfistas, e a Praia dos Ingleses (a 35 km), com sua infraestrutura que mistura tranquilidade e agito à noite também são alternativas.

Para completar a lista, vale programar uma visita também até a Praia do Santinho (a 35 km), cercada de Mata Atlântica, ou para a Praia do Sambaqui (a 21 km), uma vila de pescadores com águas mansas e areia batida. Todas são imperdíveis.

E aí, o que achou das melhores praias de Floripa? Qual é a sua preferida? Faltou alguma na lista? Comente! 🙂


Deixe uma resposta