Descubra que fazer em Florianópolis

Está em busca de um destino paradisíaco de férias e quer descobrir opções do que fazer em Florianópolis? Neste artigo, vamos mostrar alguns encantos dessa terra. Quando o assunto são praias, há mais de 100 alternativas na cidade. Mas as possibilidades de turismo na capital de Santa Catarina vão além.

De fato, o cenário de Florianópolis é emoldurado por águas azuis, muito verde, morros, dunas e natureza exuberante, em geral. Então, para explorar ao máximo a geografia e um pouquinho da história da cidade, vamos dar uma ajudinha selecionando os principais passeios e atrativos de Floripa.

Floripa
Floripa é emoldurada por tons de azul e verde. Foto: iStock, Getty Images

O que fazer em Florianópolis

Quer ver só como não faltam opções do que fazer em Florianópolis? Veja algumas sugestões, escolha sua preferida e aproveite. 😉

Fazer um passeio de escuna

Em destinos praianos, fazer um passeio de escuna pode ser uma forma agradável de explorar a cidade. Há diversos roteiros feitos pelos barcos em Florianópolis. Um dos principais parte da Ponte Hercílio Luz e faz algumas paradas no Forte de Santa Cruz de Anhatomirim e na Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, além de passar pela linda Baía dos Golfinhos. Que tal? 🐬

Explorar as vilas açorianas

Os açorianos chegaram a Florianópolis há cerca de 200 anos, mas a herança de sua colonização ainda aparece nos bairros de Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha. Ali, as casinhas têm estilo colonial e são todas coloridas. Outro destaque é a igreja barroca de Nossa Senhora das Necessidades, que também traduz um pouco da história do local.

Os bairros de colonização açoriana são charmosos, repletos de barquinhos de pescadores. Uma dica é aproveitar a visita para experimentar as ostras servidas nos restaurantes locais, que chegam fresquinhas ao prato.

Conhecer o Centro Histórico

Quer conhecer um pouquinho do passado da cidade? Então a dica é fazer um passeio no Centro Histórico de Florianópolis. Ao visitar os arredores da Praça XV de Novembro, você vai se deparar com feirinhas de artesanato em cerâmica, nas imediações da Casa da Alfândega, e poderá contemplar diversas outras fachadas em estilo colonial.

Outro atrativo do centro é o Mercado Público Municipal, onde são servidos diversos petiscos típicos para ninguém botar defeito. Experimente alguns bolinhos de bacalhau, ostras frescas ou pastéis de camarão. Para completar a experiência gastronômica, que tal encarar uma cachaça artesanal aromatizada com gengibre?

Curtir a noite

Se você é jovem e quer curtir a noite em Florianópolis, saiba que há muitas alternativas à disposição. Os arredores da Lagoa da Conceição, especialmente, são o point das baladas. Por estar situada no centro geográfico da ilha, ela reserva um grande número de atrações: são diversos bares e restaurantes à disposição do turista.

Contemplar a vista dos mirantes

Para tirar belas fotografias de recordação ou simplesmente contemplar uma vista panorâmica linda, sugerimos que entre um passeio e outro você aproveite para ir até os mirantes nos morros da capital catarinense. A dica é contemplar o pôr do sol do mirante do Morro da Cruz ou no mirante do Morro da Lagoa.

Praias de Florianópolis devem entrar no roteiro

Lagoinha
Lagoinha. Foto: Papa Pic, CC0 1.0

Você já viu aí em cima que tem muito o que fazer em Florianópolis, né? Mas tudo isso é preâmbulo para as maiores atrações da cidade: as praias.

A variedade é imensa, com opções para agradar tanto quem busca agito, quanto quem deseja um recanto calmo e distante da civilização para descansar.

Charmosa e pouco agitada, a praia de Daniela é o destino certo se você busca sossego. Outra praia onde a tranquilidade impera é a Lagoinha de Ponta das Canas. Para quem curte surf, a dica é visitar a Praia Mole ou a Praia Brava. Já se você prefere uma praia badalada e com infraestrutura completa, não há dúvidas quanto ao destino certeiro: Jurerê Internacional.

Se quiser conhecer um pouco mais sobre as praias de Floripa, sugerimos este artigo: Descubra as 5 melhores praias de Florianópolis.

E aí, curtiu as dicas e viu como tem o que fazer em Florianópolis? Já escolher seus passeios e suas praias para montar o roteiro? Conte para a gente nos comentários. 😉

Deixe uma resposta