Praia dos Ingleses em Florianópolis: 4 razões para conhecer

Quase 5km de extensão de areia fina e um vasto mar azul compõem o cenário da Praia dos Ingleses em Florianópolis, um dos recantos mais procurados pelos turistas que rumam ao norte da ilha de Santa Catarina. E não é por acaso. 

Abençoada pela natureza, a Praia dos Ingleses faz fronteira ao norte com a Ponta da Feiticeira, costão que a separa da Praia Brava. Nesse local, é possível fazer trilhas e acessar a pé as duas praias. Já ao sul fica a Praia do Santinho, que também oferece um ótimo banho de mar aos viajantes que desejam explorar a região.

Já bateu a vontade de conhecer a Praia dos Ingleses? Nós garantimos que há, pelo menos, quatro boas razões para você programar seus dias de descanso na ilha. É o que vamos mostrar a seguir.

Praia dos Ingleses em Santa Catarina
Esta imagem da Praia dos Ingleses é o melhor argumento. Foto: iStock, Getty Images

4 motivos para visitar a Praia dos Ingleses em Florianópolis

Opções de divertimento, lazer e sossego não faltam na Praia dos Ingleses. Tome nota do que você precisa fazer por lá:

1. Contemplar as belezas naturais

Vislumbrar o cenário da praia já é um atrativo à parte. Além do vasto mar e da areia, Ingleses também é contemplada com as maiores dunas da região. O Morro dos Ingleses, que é repleto de verde, faz divisa com a Praia do Santinho, que pode ser acessada através de trilhas a pé.

Do topo do Morro ou das dunas, é possível observar a beleza das praias e do aglomerado urbano da cidade. Imperdível.

2. Usufruir do lazer em meio à natureza

Ingleses é um ótimo destino para quem viaja em família ou entre amigos. Há diversas opções de divertimento por lá: nas dunas, por exemplo, é possível praticar sandboard. A aventura consiste em descer os morros de areia em uma prancha de madeira. Prefere o surf? Se você for para a parte norte da praia, vai encontrar ondas maiores e mais violentas.

Para quem vai à praia com as crianças, portanto, a dica é frequentar a parte sul da praia, onde as ondas são mais leves e curtas. Outras opções de lazer incluem um passeio de quadriciclo pelas dunas e a prática de stand up paddle board.

Também vale programar uma visita ao Museu das Oficinas Líticas da Praia dos Ingleses, uma exposição a céu aberto que resguarda instrumentos de pedras dos grupos pré-coloniais que habitavam a região. Isso sem falar nos bares, restaurantes e shows, com ótima infraestrutura para receber os visitantes.

3. Relaxar e abstrair das preocupações

Quem deseja fugir do agito e encontrar sossego, também pode usufruir da Praia dos Ingleses. Apesar de estar entre os destinos mais cotados pelos 4 milhões de turistas que visitaram Santa Catarina entre o fim de dezembro e início de janeiro de 2016, segundo a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, ainda há recantos desertos por lá.

Se o seu objetivo é apenas sentar na areia, tomar uma água de coco e contemplar a natureza, a dica é ir até o canto esquerdo da praia. Por lá, o movimento é bem menor.

4. Tomar banho no mar azul

Em termos gerais, a Praia dos Ingleses em Florianópolis oferece águas azuis com média ondulação. Mas o melhor é que, durante o verão, a temperatura sobe e o mar fica morno e muito agradável, ideal para um banho de mar absolutamente relaxante. Aproveite.

Praia dos Ingleses é histórica

Antes de arrumar as malas e partir para Santa Catarina, é interessante conhecer um pouco mais sobre a história da praia, repleta de curiosidades. O nome Ingleses tem relação com o naufrágio de uma embarcação inglesa na área, por volta dos anos 1683 e 1737.

A embarcação foi descoberta em 1989, quando foram identificados objetos e instrumentos pertencentes aos marujos. Dizem que ela está enterrada na areia até hoje, há cerca de oito metros de profundidade. Inicialmente habitada pelos povos açorianos, a região sempre teve intensas atividades relacionadas à pesca.

A Praia dos Ingleses, inclusive, é recordista em lances de tainha. Já recolheu até 80.000 presas em um único lance. Mas com o aumento do fluxo de turistas – em sua maioria argentinos-, a atividade pesqueira foi aos poucos diminuindo.

Até hoje, porém, a população local mantém algumas tradições dos colonizadores açorianos. Durante o inverno, quando não há movimento, os locais aproveitam para pescar tainha e organizar festas religiosas com danças folclóricas.

E você, já visitou a Praia dos Ingleses em Florianópolis? Qual é o maior atrativo dela para você? Deixe um comentário!

Deixe uma resposta