Como planejar sua viagem para Fortaleza

Planejar uma viagem para Fortaleza é uma delícia. Praia, sol, calor, belas paisagens e uma natureza exuberante estão à sua espera. Mas, se você ainda não viajou para a capital do Ceará, pode não ter ideia de todas as atrações da cidade.

Fortaleza é uma das principais capitais do Nordeste e do Brasil. É um tradicional destino turístico dentro do país e também tem crescido economicamente e atraído eventos como grandes congressos, feiras e festivais.

É claro que a primeira coisa que vem à sua mente ao pensar em Fortaleza são as belas praias do Ceará, mas sua viagem pode ir muito além do básico.

Quer saber como? Então siga a leitura: sua viagem para Fortaleza começa agora.

 

Clima e segurança na viagem para Fortaleza

O clima de Fortaleza é muito quente e é bem difícil chover por lá. As chuvas costumam ser curtas e geralmente seguidas de sol intenso. Aquela ideia que se tem de que o nordeste brasileiro, incluindo a capital cearense, é sempre muito, muito quente, é a pura verdade.

Com raras exceções de épocas ou regiões com clima mais ameno, as temperaturas em geral estão sempre mais altas. Assim, é importante sempre usar protetor solar e fazer uma mala com muitas roupas leves e frescas. Lembre-se sempre de se hidratar durante todo o dia e evitar comidas muito pesadas.

Agora, saindo um pouco do clima, um ponto de atenção é a segurança na cidade. Fortaleza é uma grande cidade com mais de 2 milhões de habitantes. Como tal, alguns cuidados de segurança também são necessários.

Em geral, é importante pesquisar os locais que você vai visitar e os trajetos para chegar até lá. Se você está em um pacote de viagens, essa parte fica mais fácil, e você pode se preocupar menos. Mas planejando sozinho, conversar com as pessoas e pesquisar com antecedência sobre os passeios é uma precaução importante.

Tendo em mente essas escolhas e dicas, você pode montar o seu roteiro com as principais atrações da cidade. Esse é o tema da próxima seção.

Atrações imperdíveis para sua viagem a Fortaleza

Fortaleza
Foto: Portal da Copa 2014, CC BY-SA 3.0

Fortaleza tem uma boa estrutura de hotéis e durante o ano todo recebe turistas não só do Brasil, mas de vários países também. As atrações turísticas da cidade são bem variadas e atendem bem a diferentes perfis de viajantes. Uma coisa é certa, não dá pra ir para Fortaleza sem pensar em um bom mergulho no mar e um passeio na areia da praia.

Vamos falar um pouco das praias da capital

Praias de Fortaleza

As praias de Fortaleza possuem uma beleza única, seja durante o dia ou pela noite, quando os prédios e as ruas próximas às praias se iluminam e formam uma paisagem típica das mais belas grandes cidades costeiras.

Durante o dia, o movimento nas praias é intenso. Isso acontece durante todo o ano com picos de movimento no verão. São 30 km de litoral apenas na cidade de Fortaleza, todo ele repleto de praias de águas mornas e com uma bela paisagem.

Pode-se dizer que as praias são a atração obrigatória da capital. As principais delas são:

  • Iracema
  • Mucuripe
  • Meireles
  • Praia do Futuro
  • Porto das Dunas
  • Prainha
  • Águas Belas
  • Morro Branco
  • Cumbuco
  • Lagoinha.

Além das praias, outros dois pontos turísticos merecem uma menção especial: O teatro José de Alencar e a Catedral Metropolitana de Fortaleza.

Teatro José Alencar

O Teatro José Alencar é o principal teatro e centro artístico da cidade. É uma casa antiga, inaugurada em 1910, e possui uma arquitetura muito característica e singular. Além da programação artística e cultural, o teatro conta também com lindo jardim projetado por Burle Marx nos anos 70.

A programação é variada e conta com diferentes formatos culturais e oficinas. Acesse o site oficial e se programe para assistir uma peça de teatro ou apresentação cultural.

Centro histórico – Catedral Metropolitana de Fortaleza

O centro histórico de Fortaleza é repleto de construções históricas e centros culturais. As catedrais e casarões antigos podem se destacam por boa parte do centro histórico.

A principal atração da região é a Catedral Metropolitana de Fortaleza. A imponente construção em estilo gótico pode abrigar o incrível número de cinco mil pessoas.

Junto das principais praias da cidade, esse é outro lugar que não pode faltar na sua lista de passeios.

Gastronomia e vida noturna

Para fechar a sua programação de viagem, um ponto que não pode faltar e a apreciação da vida culinária e a gastronomia da cidade. O Nordeste como um todo possui uma culinária tradicional muito apreciada. No Ceará, os melhores restaurantes e bares do estado estão na capital Fortaleza.

Algumas dicas de lugares que você pode incluir no seu roteiro são:

  • Emporio Brownie
  • Kazumi
  • Coco Bambu Frutos do Mar
  • Coco Bambu Sul e Mangostin
  • João do Bacalhau
  • Casa de Moá
  • Churrascaria Boi na Brasa.

Como toda cidade litorânea, os frutos do mar têm um lugar especial na cultura gastronômica da cidade

A capital conta também com bares e discotecas para o público que gosta desse tipo de passeio. Não são muitas casas noturnas, mas o centro conta com vários barzinhos e atrações à beira-mar que não fecham tão cedo.

Para fechar, não deixe de conferir nosso artigo sobre Jericoacoara, uma das praias mais belas de todo o Brasil. Caso o Nordeste caia no seu gosto turístico, leia também esses breves guias sobre como aproveitar a região.

Agências de viagem para fortaleza?

Uma das primeiras coisas que se deve pensar é em se vai contratar uma agência de viagens ou se vai planejar a viagem por conta própria. As agências de turismo oferecem algumas boas vantagens, por exemplo, as praias em Fortaleza são distantes umas das outras, e ter todo o roteiro já com o transporte definido e garantido é bem conveniente.

Em geral, por meio das agências você ganha a conveniência de não ter que ficar descobrindo como chegar aos lugares e como fazer os passeios. O ponto negativo fica por conta da falta de flexibilidade, reflexo direto de ter um pacote fechado.

Uma dica importante é dar atenção aos guias de viagem, geralmente incluídos nos pacotes de agências de turismo. Muitos guias podem tentar induzir você a visitar determinados restaurantes ou lugares onde eles possuem comissão. E esses lugares nem sempre são os melhores. Devido a isso, contratar uma agência de turismo não o isenta da necessidade de ter que fazer uma ou outra pesquisa sobre os passeios.

Outro ponto negativo de pacotes fechados são os horários, geralmente limitados e que muitas vezes podem atrapalhar o bom aproveitamento dos passeios.

Se você quer flexibilidade e liberdade em seus passeios, faça as pesquisas e compras por sua conta. Se quiser mais conveniência e não se importar com uma agenda um pouco restrita, contrate uma agência de turismo. Praticamente todas as principais agências do país possuem pacotes para Fortaleza.

Ao voltar de viagem, não deixe de compartilhar a sua experiência com nossos leitores. Deixe um comentário 🙂

Compartilhar

Deixe uma resposta