Conheça as melhores comidas típicas da França para o seu roteiro gastronômico

Que as comidas típicas da França são absolutamente deliciosas, isso ninguém pode negar. Afinal, estamos falando de uma culinária entre as mais tradicionais do mundo, cujas receitas são reproduzidas em praticamente todas as partes do globo. Seja nas padarias ou nos restaurantes, a gastronomia francesa é um verdadeiro espetáculo de técnica, apresentação e sabor.

Se você está com passagem comprada para conhecer a França, nossa sugestão é: não deixe de explorar os pratos típicos, as sobremesas e até mesmo os lanches disponíveis no país (lá um baguete ou um croissant podem ser uma ótima refeição). Caso não tenha a mínima ideia das delícias com as quais você vai se deparar, vale a pena conferir as dicas abaixo.

Pronto para conhecer as melhores comidas típicas da França? 👏

Foie Gras
Foie Gras é um clássico da culinária francesa. Foto: iStock, Getty Images

Top 4 comidas típicas da França

Na gastronomia francesa, clássico e moderno coexistem de forma a agradar aos mais variados (e exigentes) paladares. Os ingredientes também variam e são vastos: frutos do mar, vinhos, queijos deliciosos e especiarias se misturam formando pratos requintados. Não é à toa que os franceses consideram a refeição quase um ritual.

Mas entre tantas opções de comidas típicas francesas, como escolher? Se você quer uma experiência autêntica, sugerimos que experimente algum destes quatro pratos:

Escargot

Pode até parecer um prato estranho para quem não está familiarizado, mas o Escargot é uma iguaria muito adorada na França – há restaurantes especializados apenas em servir os caracóis cozidos dentro da concha. Eles são oferecidos junto com um saboroso molho à base de manteiga e alho.

Para você ter uma ideia, o Escargot é um prato tão único que há até um talher especial, próprio para a sua degustação. Vale a pena experimentar.

Foie Gras

Esta é a mais polêmica comida típica da França. O Foie Gras (Fígado Gordo, em tradução literal) é um prato preparado a partir do fígado de patos ou gansos, especialmente engordados para garantir um sabor único ao prato – daí a revolta de algumas organizações ecológicas contra a iguaria.

Nos restaurantes franceses, o Foie Gras pode ser consumido inteiro ou em forma de mousse ou patê – nestes casos, geralmente ele é servido como acompanhamento de outra carne ou entrada. Seu sabor é amanteigado e bem delicado. Você experimentaria?

Ratatouille

Rústico, o Ratatouille surgiu no século 16 e é um prato bem típico da região de Provença. Ele é feito inteiramente à base de legumes: berinjela, tomate, pimentão, abobrinha e alho triturados são a base da receita.  Esse prato não é tão comumente servido em restaurantes, mas se você for recepcionado na casa de algum francês, ele certamente poderá entrar no menu.

Vale lembrar que os franceses são exímios especialistas na preparação de legumes: há até mesmo chefes especializados inteiramente nessa área. Para quem é vegetariano ou vegano, o Ratatouille representa uma excelente alternativa.

Coq au Vin

Diz a lenda que esse prato, um dos mais tradicionais da culinária francesa, foi criado especialmente para o imperador romano Julio César, após a conquista da região de Galha. Coq au Vin, em uma tradução literal, significa Galo ao Vinho Tinto, o que já entrega os principais ingredientes da receita.

O Coq au Vin é preparado, essencialmente, com carne de galinha ou galo. Ela é cozida com diversos ingredientes, como bacon, alho, cebola, cogumelos, salsa e, lógico, vinho tinto. Uma explosão de sabores.

Comidas típicas da França: os melhores doces do mundo

Já que estamos falando de sabores da França, é impossível não mencionar as sobremesas. Ao entrar em uma autêntica boulangerie (padaria) francesa, você vai confirmar o porquê da boa fama da confeitaria do país ao redor do mundo. São milhares de tentações, cabe a você escolher o que irá provar.

Nossa dica seria: não deixe de experimentar alguns profiteroles, docinhos feitos com uma massa açucarada recheada por cremes com sorvete e calda de chocolate. Aproveite para saborear também um impecável mil folhas francês, feito com massa folhada e recheio de creme.

O brioche é outro docinho delicioso, preparado com uma massa leve à base de farinha, água (ou leite), levedura (ou fermento), ovos e manteiga, que pode receber um toque de canela e recheios doces variados. Para finalizar, saboreie alguns macarons, que são uma espécie de mini bolinhos coloridos – crocantes por fora, macios por dentro, com inúmeras opções de sabores. Hmmm…😋

E aí, qual dessas comidas típicas da França mais lhe deixou com água na boca? Comente. 😉

Texto: Rafaela Kich, especial para o Mapa do Mundo


Deixe uma resposta