Explore 5 lindos pontos turísticos da França

Incluir os principais pontos turísticos da França no seu roteiro de viagem pela Europa é uma decisão da qual você não vai se arrepender. O território francês tem um pouquinho de tudo: monumentos históricos, castelos medievais, catedrais imponentes, além de muitas belezas naturais.

Prova de que a França é um dos destinos que mais mexe com o imaginário dos viajantes é o número de turistas que recebe. Em 2012, segundo a Organização Mundial de Turismo, o país do ocidente europeu atraiu 83 milhões de visitantes estrangeiros e foi eleito o principal destino turístico do mundo.

Se você entra na lista de viajantes loucos para explorar os pontos turísticos da França, confira as dicas abaixo. 😉

versalhes
Palácio de Versalhes é um dos pontos turísticos mais visitados na França. Foto: Valdiney Pimenta, CC BY 2.0

Top 5 pontos turísticos da França

Só em Paris, seria possível enumerar diversos pontos turísticos incríveis da França: a Torre Eiffel, o Museu do Louvre, o Arco do Triunfo, a Catedral de Notre Dame, o Panteão…mas nosso objetivo é ir além. Se você quiser focar nos locais da capital, sugerimos que dê uma olhada neste artigo: “4 pontos turísticos de Paris que você precisa conhecer

Aqui, vamos falar daqueles lugarzinhos espalhados pelo território e que nem sempre entram no itinerário dos visitantes, mas que valem muito a pena. 🇫🇷

Costa Azul

Na chamada Riviera Francesa, uma das regiões mais luxuosas do mundo, o visitante se depara com um cenário paradisíaco diante do Mediterrâneo. Costa Azul é o nome desse território do litoral sul da França, na fronteira com a Itália. Ele abriga cidades maravilhosas como o Mônaco, Nice, Cannes e Saint Tropez.

O ideal é explorar Costa Azul de carro, já que há uma estrada que percorre toda a região do litoral.

Garganta Verdon

Para os fãs de natureza e aventura, é imprescindível visitar a Garganta de Verdon, uma espécie de desfiladeiro gigante junto ao Rio Verdon: são 700 m de profundidade e 25 km de longitude. Essa imponente obra de arte da natureza fica no sudeste da França, na região dos Alpes de Haute Provence.

Certifique-se de conhecer a parte da Garganta Verdon situada entre os municípios de Castellane e Moustiers-Sainte-Marie, onde o rio criou um artístico barranco através da pedra caliça. Um cenário absurdamente encantador.

Catedral de Estrasburgo

No leste da França, em Estrasburgo, fica uma catedral que já foi considerada o edifício mais alto do mundo, entre 1625 e 1874. Hoje está em quarto lugar entre as catedrais mais altas do globo.

Finalizada no ano de 1439, a Catedral de Estrasburgo é um templo do catolicismo em estilo gótico. A visita vale a pena para conhecer um pouco da belíssima arquitetura do local, além de contemplar do alto uma visão panorâmica incrível da cidade.

Castelo de Chambord

Os amantes da Europa Medieval não podem deixar de conhecer o Castelo de Chambord, situado na cidade que lhe deu nome. Projetado inicialmente para servir como pavilhão de caça do Rei Francisco I da França, o local hoje é famoso por sua arquitetura marcante, repleta de influências.

Nas estruturas do Castelo de Chambord é possível contemplar um pouco das formas medievais originais, do estilo renascentista francês e das estruturas classistas de influência italiana. Um passeio incrível para mergulhar no passado.

Palácio de Versalhes

Famoso por seus belos jardins, pela arquitetura barroca e pelos ornamentos que abriga, o Palácio de Versalhes, situado na cidade de Versalhes – uma antiga aldeia francesa – é um ponto turístico obrigatório na França. Ele é grandioso em todos os sentidos: para se ter uma ideia, há 67 escadas, 700 quartos e 1.250 lareiras no local.

Símbolo da Monarquia Absolutista, Versalhes foi o lar da Família Real durante o reinado de Luís XIV até o ano de 1789, no qual os aristocratas retornaram à capital francesa. Desde 1837, o castelo virou um grande museu de história.

Pontos turísticos da França: cidades para incluir no roteiro

Além das já mencionadas acima, o território francês conta com diversas cidades encantadoras que merecem uma visitinha. Em Costa Azul, por exemplo, é indispensável conhecer Nice – município encantador em cima do Monte Gross que abriga belíssimas praias, como a Opéra Plage e Promenade des Anglais.

Saint Paul de Vence, perto de Nice, é outra cidade bacana: ela lembra muito as antigas cidadelas medievais, pois tem ruas estreitinhas e preserva parte da arquitetura do período. Sem falar que abriga um museu, o Musée d’Histoire Locale, que retrata como era a vida na província.

Outras cidades que podem entrar no roteiro são Marselha, Lyon, Bordéus, Toulouse e Lille. Basta escolher suas preferidas e cair na estrada. 🚗

E aí, gostou de conhecer alguns pontos turísticos da França além de Paris? Quais você quer visitar? Comente. 😎


Deixe uma resposta