Cafés coloniais em Gramado

Coelho Café Colonial - Mapa de Gramado. Foto: Bárbara Keller

Enquanto as galeterias, casas de massas e pizzarias atraem os turistas que preferem a culinária italiana, os diversos cafés coloniais espalhados por Gramado representam a tradição da cultura alemã. Existem duas versões sobre a origem do café colonial. A primeira delas diz que a refeição se tornou conhecida devido aos viajantes e turistas, que ao chegarem tarde da noite em cidades pequenas, se hospedavam na casa dos colonos. Os moradores ofereciam então ao visitante uma mesa farta com todos os pratos típicos alemães.

Estas iguarias já eram tradicionais nos famosos kerbs que aconteciam nas cidades do interior colonizadas por alemães e italianos. A outra possibilidade para a origem do café colonial vem dos agricultores, que passavam o dia trabalhando na lavoura e precisavam de um café-da-manhã reforçado.

Independentemente da origem, o café colonial é hoje uma das refeições mais tradicionais para o turista que visita Gramado. Cucas, pães, queijos, salames, conservas, biscoitos e bolos são alguns dos pratos que compõem uma típica mesa do café colonial.

Confira as nossas indicações de café colonial para você

Veja as delícias que você vai saborear:


Deixe uma resposta