Cantina Del Vicolo

* por Bárbara Keller

Trabalhar como jornalista não são só agruras, vez ou outra a profissão me proporciona certos prazeres, como jantar fora em um quinta-feira qualquer. O destino escolhido da vez: Cantina Del Vicolo, em Gramado. Por ser próximo do nosso apartamento, resolvemos ir a pé, curtindo a noite gramadense. Quando chegamos ao local, o sol recém se escondia, e por isso a movimentação de turistas em busca de restaurantes ainda era pouca.

O ambiente

Localizada na charmosa rua Wilma Dinnebier, nº 91, o espaço talvez fique um pouco escondido para a maioria dos turistas, mas é bem próximo da Av. Borges de Medeiros. Projetada sobre uma antiga casa reformada, a rusticidade do local fica evidente já na parte externa. A Cantina Del Vicolo, inaugurada em setembro de 2010, nasceu de um sonho do chef Glimarães Nascimento, que trabalhou durante anos em estabelecimentos conceituados de Gramado, até decidir abrir seu próprio restaurante. Além de proprietário, Nascimento segue como chef da casa.

Após subirmos uma pequena escada e sermos recepcionados pelo garçom, o próprio Glimarães veio nos dar as boas vindas. Um detalhe interessante, que faz o cliente se sentir especial. Já na entrada é possível perceber o cuidado com a decoração e a predominância das cores branco, verde e vermelho, que caracterizam um típico restaurante italiano. Cadeiras brancas com almofadas nas cores verde e vermelha, toalhas de mesa, algumas quadriculadas, nas mesmas cores, assim como os guardanapos, das mesas e pendurados no teto. Tudo nos remete à Itália.

Até as cortinas e, no segundo ambiente do restaurante, mais elevado, também as paredes, seguem a tendência das cores branco, verde e vermelho. A Cantina é dividida em dois ambientes, o primeiro deles você encontra logo ao entrar, onde as mesas são maiores, com capacidade para grupos maiores, além de ficar mais próximo do antepasto e da cozinha. Nesse espaço o visitante também encontra diversos objetos antigos, de cobre, expostos numa parede, como chaleira, escorredor de massa, frigideira e até um regador. Além de algumas iguarias, como pernas de linguiça, penduradas. É a Cantina Del Vicolo te proporcionando a experiência completa.

Já o segundo espaço é mais elevado e um pouco mais reservado, ideal para jantares românticos, ou uma refeição para pequenos grupos e famílias menores. Nesse segundo ambiente, embora as cores tradicionais estejam presentes, você tem a impressão de estar em um outro local, mais requintado. Foi justamente esse espaço que nós escolhemos para jantar. Outro detalhe interessante é que, nesse ambiente, praticamente todas as mesas têm vista para a rua. Além disso, bem no canto fica uma cristaleira linda, onde eles guardam todas as taças.

Os pratos

Como já estávamos com fome, resolvemos sentar e fazer o pedido. Eis o problema, são tantas opções no cardápio, que você vai demorar uns bons minutos para se decidir. O restaurante conta com 12 tipos de massas caseiras e 28 tipos de molhos, sem falar nas outras opções de pratos: risotos, peixe, carnes, frango, canellonis, lasanhas, e muito mais. Optamos pela especialidade da casa, e escolhemos massa spaghetti com o molho Al Matriciana, que vem com bacon, cebola, alho, pimenta, tomilho, salsa, cebolinha, molho vermelho, tomate e louro. Para a escolha da massa, o garçom nos trouxe um expositor, onde podíamos visualizar cada tipo.

Os preços

Todos os pratos servem duas pessoas, e o nosso saiu por R$ 66,60. Os preços variam, mas, em média, cada pessoa vai gastar R$ 35,00 ou R$ 40,00, sem bebida, claro.

A nossa experiência gastronômica

Enquanto aguardávamos nosso pedido, decidimos provar o antepasto, repleto de queijos, salames e saladas. Nesse momento reparamos na cozinha panorâmica, onde é possível ver o chef preparando o seu prato. Um detalhe bacana, que aproxima ainda mais o chef do cliente.

Voltamos à mesa e ficamos curtindo o espaço. A música ambiente é agradável, e não atrapalha a conversa, e a luz indireta torna qualquer jantar ainda mais agradável. Se você estiver a fim de um vinho, na Cantina Del Vicolo não faltam opções. Pouco mais de 15 minutos após o nosso pedido, vislumbramos nossa massa sendo trazida dentro de uma panela fumegante. O próprio garçom, que até então já tinha prestado um serviço excelente, serve a massa. E não só isso, ele monta a massa no prato de um jeito todo especial. Enquanto isso, o chef veio nos perguntar se a massa estava do nosso agrado. Eu ainda não tinha provado, mas o cheiro estava delicioso.

A massa estava deliciosa, tanto que nos servimos duas vezes, e ainda sobrou massa. Até arrisco dizer que a porção serve três pessoas. Mas daí vai da fome de cada um. A nossa, por exemplo, não aguentou uma sobremesa. Com preços entre R$ 9,90 e R$ 16,90, a Cantina oferece oito tipos de sobremesa. Mas fica para a próxima.

Mais informações

Aberto diariamente, das11h30min às 15h e das 19h30min às 23h30min, o restaurante é uma ótima opção para quem busca um ambiente agradável, bom atendimento e comida de qualidade. E por não estar localizado nas ruas principais, você não deve enfrentar fila de espera nos meses de muvuca em Gramado. Nos despedimos do chef, satisfeitos, com a promessa de voltar.

Endereço: Rua Wilma Dinnebier, 91, Centro.

Mapa

Horário de atendimento: Diariamente, das 11h30min às 15h e das 19h30min às 23h30min.

Site da Cantina Del Vicolo

Telefone: (54) 3295-2199 / 3286-9478 / 9912-9293.