4 razões para conhecer Gramado e Canela nas férias

Gramado e Canela são cidades mágicas, imperdíveis para quem visita o Rio Grande do Sul. O clima da Serra Gaúcha e seus ares europeus atraem cada vez mais turistas, que buscam requinte e sofisticação sem ter que deixar o país. 

Em 2015, no ranking dos melhores destinos brasileiros do Trip Advisor, Gramado apareceu como o número um. Esse resultado foi determinado a partir das melhores avaliações de hotéis, restaurantes e atrações de diferentes municípios do Brasil por parte dos internautas.

Mas por que os visitantes saem de Gramado tão satisfeitos?

Talvez seja a organização das cidades serranas do estado, as opções de estadia luxuosas e caprichadas, os parques arborizados ou mesmo a culinária com influências italianas e alemãs. A seguir, você vai descobrir esses e outros motivos que tornam Gramado e Canela tão especiais.

Canela
Canela: cidade charmosa na Serra Gaúcha. Foto: iStock, Getty Images

Gramado e Canela: 4 motivos para incluir no roteiro

Ainda não está convencido a visitar Gramado e Canela? Veja quatro motivos para inserir as cidades no seu itinerário de férias:

1. Clima

Frio na Serra
Frio na Serra Gaúcha. Foto: Augusto Janiski Junir, CC BY 2.0

No inverno, as temperaturas na Serra Gaúcha chegam a ficar negativas. Para quem curte um arzinho gelado e o clima de frio dos continentes onde há neve, Gramado e Canela são ótimas opções de destino. Nevoeiro e geada compõem belos cenários e são um convite para tomar um saboroso vinho ao lado da lareira a dois.

Isso sem falar no ar puro e fresco que o viajante só encontra na serra. Captou a essência?

2. Atmosfera europeia

Catedral de Pedra
Catedral de Pedra. Foto: iStock, Getty Images

Ruas limpas e organizadas. Arquitetura de estilo bávaro. Igrejas imponentes. Canteiros floridos por todos os lados. Gramado faz jus ao título de Suíça no Brasil. Se você está acostumado a viver nas metrópoles sujas e poluídas, o contraste com a Serra Gaúcha certamente vai agradar e compor o ambiente perfeito para suas férias.

3. Natureza exuberante

Parque do Caracol
Parque do Caracol. Foto: iStock, Getty Images

Hortênsias, plátanos, ipês ou azaleias. A região de Gramado e Canela é completamente arborizada e o contato com a natureza já começa no caminho de subida para a serra.

Se o seu objetivo for contemplar as belezas verdes da região, é possível fazer um passeio no Lago Negro (Gramado) ou no Parque da Ferradura e Parque do Caracol (Canela). Na cidade, você ainda pode optar por andar no bondinho aéreo no Parques da Serra e contemplar uma vista panorâmica.

4. Gastronomia

Fondue
Fondue. Foto: iStock, Getty Images

Pode ter certeza: em Gramado e Canela, ninguém passa fome. As delícias gastronômicas, na região influenciada pela colonização alemã e italiana, estão por todos os lados: há cantinas com deliciosas massas e galetos, casas de fondue refinadas e cafés coloniais fartos para agradar a todos os paladares. Isso sem falar nos famosos chocolates artesanais.

Na região da Serra Gaúcha, em cidades como Bento Gonçalves, estão também algumas das principais vinícolas do país. Nelas, você pode degustar vinhos e espumantes de diferentes rótulos.

Atrações turísticas em Gramado e Canela

Opções de passeios e lazer não faltam na Serra Gaúcha. Em Gramado, você pode passear pela charmosa Rua Coberta, conhecer o Snowland, visitar o Mini Mundo ou contemplar as belezas do Parque das Lavandas. No Natal, as ruas da cidade ficam ainda mais alegres e coloridas com a programação do Natal Luz.

Em Canela, além dos parques, é possível visitar a Catedral de Pedra, construção de estilo gótico inglês que é um verdadeiro monumento da cidade. Em 2010, ela foi eleita como uma das sete maravilhas do Brasil.

E aí, ficou animado para conhecer Gramado e Canela? Já programou sua viagem até a Serra Gaúcha? Quais pontos turísticos você mais quer conhecer? Comente! 😉

Deixe uma resposta