Gramado merece a visita

Localizada na Região das Hortênsias, Gramado é a cidade mais visitada pelos gaúchos e um dos principais destinos de turistas do Brasil inteiro. Com suas belezas naturais e o charme de cidade européia, Gramado tem atrativos durante o ano todo para agradar os visitantes.

Ao chegar à cidade o turista já percebe a influência da colonização alemã e italiana, presentes na arquitetura urbana e rural e na culinária. Na Festa da Colônia, realizada anualmente, é possível apreciar a celebração destes costumes e saborear os quitutes tradicionais de cada cozinha. Aliás, a gastronomia de Gramado é reconhecida pela diversidade de restaurantes, bistrôs e cafés, além dos tradicionais cafés coloniais.

Com um inverno rigoroso, de baixas temperaturas e possibilidade de neve e geadas, Gramado convida o turista a se esquentar com um bom vinho acompanhado de um fondue, perto de uma lareira, ou então a tomar um café na famosa Rua Coberta. Já nas outras estações, passeios pelo Lago Negro, Lago Joaquina Rita Bier e Parque Knorr, onde fica a Aldeia do Papai Noel, são algumas das alternativas para quem deseja dar uma caminhada, tomar um chimarrão, apreciar a paisagem e tirar belíssimas fotos. O Mini-mundo, o Gramadozoo e o Mirante Vale do Quilombo também são opções de pontos turísticos a serem visitados.

Gramado destaca-se também por ser palco de diversos eventos e festivais ao longo do ano. O já tradicional Festival de Cinema é o maior evento cinematográfico do país e distribui os prêmios Kikito para os melhores do cinema nacional e latino. Outro importante evento que atrai milhares de turistas é o Natal Luz, que encanta crianças e adultos com a decoração das ruas, desfiles, show de fogos e diversos espetáculos.

Para quem gosta de fazer compras, Gramado não deixa a desejar. A cidade é um shopping a céu aberto e oferece diversas lojas de decoração, artesanato, couros e peles, malharias, roupas e calçados, produtos coloniais, além das tradicionais lojas que vendem chocolates caseiros.

Para o visitante que procura uma cidade com diversas opções de turismo, Gramado é a escolha certa. Com tantos atrativos, fica difícil não se apaixonar pela cidade e voltar outras vezes.

3 COMENTÁRIOS

    • Oi, Danusia

      Gramado é uma cidade linda! E no Natal ela fica ainda mais enfeitada, tenho certeza que vocês vão adorar. Enquanto a viagem não chega, aproveita pra dar uma bisbilhotada nas nossas dicas! Boa sorte e boa viagem!

      Abraço.

      Bárbara Keller

  1. Estou indo a gramado em setembro e ameiiiiiiii suas dicas!! Amei seu blog inteiro, parabens!
    Setembro já não está tão frio ne?
    Gostaria de saber se só com tres dias consigo ir a Canela também, pretendo seguir seu roteiro que achei muito interessante.
    Obrigada pelas dicas.

Deixe uma resposta