Neve em Gramado: será que cai durante a viagem?

A neve em Gramado está na imaginação de quem viaja para a Serra Gaúcha pela primeira vez.

As imagens de uma cidade encoberta pelos flocos de neve costuma atrair a atenção de turistas e viajantes de todo o Brasil. Mas essa cena não é tão comum.

Já nevou em Gramado, claro, e neva em alguns momentos, mas não tanto quanto se espera de uma “cidade europeia”, o destino de inverno mais disputado no país.

Além da neve em Gramado acontecer com menor frequência do que a desejada pelo turismo, a sua aparição também não é abundante. Ou seja, quando neva, não neva tanto assim.

Calma, não precisa desmarcar sua viagem. Daqui a pouquinho, você verá qual é a probabilidade de nevar durante sua estada na cidade e conferir algumas fotos e momentos de neve na Serra Gaúcha.

Neve forte em Gramado: é possível?

A neve dos filmes, aquela espessa, de fazer boneco de neve, não é nada comum no inverno de Gramado. Mas, quando acontece, a cidade ganha contornos inesquecíveis.

Dê uma olhada nestas fotos abaixo, de 2013. Quem acordou em Gramado em 27 de agosto daquele ano encontrou o inverno europeu a sua janela: chão, jardins e telhados branquinhos, cobertos de neve.

Lago Negro tomado de neve em 2013. Foto: Bárbara Keller
Avenida Borges de Medeiros esbranquiçada pelos flocos de neve. Foto: Bárbara Keller

Lindas as fotos de Gramado na neve, concorda? Dê uma olhada como ficou o Kikito, o símbolo do Festival de Gramado, um dos principais festivais de cinema da América Latina.

 

Kikito ganhou a companhia de um mascote de neve em Gramado. Foto: Bárbara Keller

Bom, neve desse jeito, com essa intensidade e espessura, é um fenômeno climático bem raro em Gramado. Já aquela neve ralinha tem maior probabilidade de ocorrer, embora também não seja uma garantia, mesmo nos meses de junho a agosto.

Quando viajar para ver neve em Gramado

A melhor época para ver neve em Gramado é o inverno, claro. Se o seu objetivo único de vida é encontrar a cidade serrana branquinha, o mês mais indicado para a viagem seria julho. Mas não adianta: tudo depende da sorte. Provavelmente, você não vai se deparar com a neve por aqui.

Mesmo que você não encontre neve em Gramado, não se preocupe: a cidade tem muuuuitas atrações de inverno que vão envolvê-lo completamente.

Se você estiver em casal, vai se apaixonar pelo passeio no Lago Negro e seus arredores, pelos fondues, pela gastronomia internacional, pelas lojas da Av. Borges de Medeiros, pelos cafés, chocolates e muito mais.

Se você estiver em família, pode aproveitar todas as atrações anteriores e ainda se aventurar na Cascata do Caracol, no parque de neve Snowland, com um passeio de bicicleta em Canela, com um café colonial…

Sim, você não terá problemas para encontrar o que fazer em Gramado no inverno.

Meses indicados para ver neve

  • Junho: neste mês, o frio começa, mas é ainda mais raro que neve. As temperaturas já se aproximam do 0 em alguns momentos, a névoa começa a dar as caras mais seguidamente e o fondue ganha todo o sentido do mundo. O dia dos namorados, em 12 de junho, pode ser uma boa pedida para reservar sua hospedagem em Gramado nessa época.
  • Julho: este é o mês com maior probabilidade de neve e de temperaturas mais baixas em Gramado, na média. A cidade ganha ainda mais vida e o clima europeu toma forma. Cuidado com a roupa, porque você pode pegar até -2 graus. De qualquer forma, não se desespere: todos os lugares têm calefação ou ar-condicionado e um bom casacão o manterá aquecido nos seus passeios pela rua.
  • Agosto: este é um mês com temperaturas baixas ainda, mas um pouquinho mais elevadas do que em julho. Uma grande atração dessa época é o Festival de Gramado, um dos grandes festivais de cinema da América Latina. Vale combinar a chance de ver neve com a oportunidade de encontrar algumas estrelas das artes visuais.

Clima de Gramado

Paisagem tomada de neve atrai visitantes para Gramado. Foto: Bárbara Keller

De qualquer forma, vamos entender melhor o clima de Gramado, para que você possa programar sua viagem conforme os seus anseios climáticos.

O clima de Gramado é o úmido temperado. No verão, nos dias mais quentes, a temperatura pode chegar a 30 graus celsius, e no inverno, no ápice do frio, a -2 graus.

Quem busca a neve nem sempre a encontra, mas tem grande chance de dar de cara com outro fenômeno climático que embeleza a cidade de Gramado: o nevoeiro.

Na subida da Serra, esse nevoeiro dificulta muito a visibilidade, mas, dentro da cidade, oferece visões magníficas, especialmente na região do Lado Negro. Ah, e no verão a subida é bem diferente, porque nessa estação as hortênsias dão as caras e adornam a paisagem.

Médias de temperaturas

  • Janeiro: máxima de 25,6 e mínima de 15,8, com 168mm de precipitação
  • Fevereiro: máxima de 24,8 e mínima de 15,4, com 168mm de precipitação
  • Março: máxima de 22,9 e mínima de 13,6, com 184mm de precipitação
  • Abril: máxima de 19,9 e mínima de 10,9, com 152mm de precipitação
  • Maio: máxima de 17,6 e mínima de 8,7, com 143mm de precipitação
  • Junho: máxima de 16,7 e mínima de 7,7, com 175mm de precipitação
  • Julho: máxima de 16,9 e mínima de 7,5, com 163mm de precipitação
  • Agosto: máxima de 18,1 e mínima de 8,4, com 170mm de precipitação
  • Setembro: máxima de 19,3 e mínima de 9,6, com 197mm de precipitação
  • Outubro: máxima de 21,4 e mínima de 11,4, com 177mm de precipitação
  • Novembro: máxima de 23,4 e mínima de 13, com 136mm de precipitação
  • Dezembro: máxima de 23,2 e míninima de 13,1, com 163mm de precipitação

Confira: Previsão do tempo em Gramado

Parque de neve em Gramado

Ver a neve caindo no centro de Gramado pode não ser uma tarefa fácil. Esse fenômeno climático não está ao nosso alcance, não é mesmo?

Mas, no parque Snowland, você pode ver neve o ano inteiro. Imagine poder patinar no gelo e esquiar na neve em qualquer época, levar as crianças para sentirem a neve de verdade e experimentar a delícia do inverno europeu mesmo que o clima do lado de fora não coopere.

Com um passe diário, você tem muitas atividades à disposição para a família toda. Confira nosso post: Snowland vale a pena?

Roupas para o inverno de Gramado

OK, você está decidido a visitar Gramado no frio do inverno gaúcho. Se você for de uma região com clima mais quente, pode ficar assustado com a menção de temperaturas negativas e neve.

Então, vale a pena fazer uma pesquisa em sites de previsão do tempo para garantir que sua mala estará preparada para o frio.

Se houver sinal de temperaturas negativas, pode preparar touca, luva, manta, camisa térmica e até, se possível, uma calça térmica.

Mas, se a previsão indicar algo entre 20 e 10 graus, a situação não será tão extrema: capriche no casacão, compre uma camisa térmica e, para garantir, leve manta, luvas e touca.

Curiosidade: para quem é de Gramado e da Serra Gaúcha, uma das cenas mais engraçadas no inverno é encontrar turistas tremendo de frio em dias que, para os locais, não parecem tão frio assim.

Gostou das dicas para ver neve em Gramado? Deixe um comentário.

Deixe uma resposta