Primavera em Gramado

Primavera em Gramado: Lago Negro - Mapa de Gramado. Foto: Bárbara Keller

A primavera começa só na segunda-feira, 23 de setembro, mas quem caminhou por Gramado, nas últimas semanas, já percebeu que a cidade está diferente, mais colorida. As flores começaram a invadir e perfumar os jardins, além de ornamentar determinados pontos turísticos e torná-los ainda mais convidativos para uma visita.

A Praça Major Nicoletti é um exemplo. As flores enfeitam as pérgolas, que ficam junto aos bancos, e oferecem, além de sombra, um atrativo a mais para o visitante. É difícil o turista que não para, admirado, para fotografar as flores na praça. Aproveite para descansar em um dos bancos e curtir o clima.

Primavera em Gramado: Praça Major Nicoletti - Mapa de Gramado. Foto: Bárbara Keller

Bem em frente à praça, a Igreja São Pedro e o Boulevard São Pedro também estão mais coloridos. Flores, de todas as cores, ornamentam o jardim e tornam a foto em frente à igreja ainda mais bonita.

Primavera em Gramado: Igreja São Pedro - Mapa de Gramado. Foto: Bárbara Keller

O Centro Comercial Praça do Moinho também está enfeitado com vasos de flores, enquanto a Praça das Etnias chama a atenção pelos jardins bem cuidados e pelo colorido das flores.

Primavera em Gramado: Praça das Etnias - Mapa de Gramado. Foto: Bárbara Keller

Mas foi no bairro Planalto, nas proximidades do Lago Joaquina Rita Bier e do Lago Negro que eu me surpreendi. Fui caminhando lentamente pelas ruas, com a máquina na mão, e para cada canto que eu olhava, uma profusão de flores se mostrava. Casas com jardins bem cuidados, terrenos vazios, tudo virava cenário de foto.

Primavera em Gramado: bairro Planalto - Mapa de Gramado. Foto: Bárbara Keller

No entanto, o local mais representativo da estação que está por vir foi o Lago Negro. As hortênsias ainda não estão na época de floração, mas as azaléias dominaram o caminho que circunda o lago e transformaram o cenário. As cores verde e rosa se misturam e trazem ainda mais beleza a esse cartão postal da cidade de Gramado.

Primavera em Gramado: Lago Negro - Mapa de Gramado. Foto: Bárbara Keller

Primavera em Gramado: Lago Negro - Mapa de Gramado. Foto: Bárbara Keller

Eu poderia ficar horas caminhando no Lago Negro, fotografando e curtindo o sol. E é isso que eu sugiro que você faça: aproveite o Lago Negro. Se puder, caminhe também pelas ruas que ficam ao redor, o bairro Planalto é muito bonito e merece que você perca um tempo com ele. Se estiver com tempo, visite o Le Jardin, o Gramado Zoo e outros pontos turísticos a céu aberto, indicados para visitar com sol.

Primavera em Gramado: Lago Negro - Mapa de Gramado. Foto: Bárbara Keller

Com a chegada da primavera, o clima em Gramado começa a mudar. O frio, as chuvas constantes e os nevoeiros dão lugar ao sol e às temperaturas mais amenas. É hora de botar uma roupa leve, um calçado confortável, pegar a máquina fotográfica e sair para caminhar, admirar as belezas de Gramado, e, quem sabe, até provar um sorvete. Mas não se esqueça do casaco, mesmo com o fim do inverno, as temperaturas podem cair, principalmente à noite e no início da manhã.

De qualquer forma, eu me despeço do inverno e dou as boas-vindas à primavera. Que a nova estação deixe a cidade de Gramado ainda mais linda!

Veja mais fotos do início da primavera em Gramado

Veja também

Pontos turísticos de Gramado e Canela


Deixe uma resposta