Descubra 7 atrações gratuitas em Gramado

Passar alguns dias na Serra Gaúcha pode pesar no bolso. A maioria dos passeios são pagos e os ingressos geralmente têm custos altos. Se você quer conhecer a cidade e economizar, vale a pena descobrir dicas de atrações gratuitas em Gramado. 💸💸💸

Preparado? Então confira, a seguir, nossas sugestões.

Atrações gratuitas em Gramado: 3 opções ao ar livre

1. Lago Negro

Lago Negro – Mapa de Gramado. Foto: Bárbara Keller

Cartão postal de Gramado, o Lago Negro é o primeiro ponto turístico que você deve colocar na sua lista. Lá, você pode caminhar calmamente ao redor do lago, sentar na grama, admirar o movimento e, claro, tirar muitas fotos.

Tem também a opção de andar de pedalinho, mas daí você já vai ter que desembolsar uma graninha. Quer fazer um lanche? Se prepare, porque um pacote médio de pipoca custa 8,00 reais. Se o objetivo é economizar, passe no mercado e compre umas bolachinhas, o que importa é o cenário. Nisso o Lago Negro não decepciona.

2. Le Jardin

O primeiro Parque de Lavanda do Brasil fica em Gramado. O Le Jardin possui mais de 10 mil pés de lavanda, além de algumas plantas exóticas. O lugar é lindo: vale tirar muitas fotos, principalmente de setembro a novembro, quando ocorre o ápice da floração.

O lugar também conta com lojinha e um café, mas se você não quer gastar, só admire.

Le Jardin Parque de Lavanda – Mapa de Gramado. Foto: Bárbara Keller

3. Lago Joaquina Rita Bier

Assim como o Lago Negro, o Lago Joaquina Rita Bier também é uma opção de passeio para quem aprecia a natureza. Você pode caminhar pelo local, cercado de árvores, e até sentar na “ilha” do lago, enquanto curte o sol e aprecia a movimentação.

O lago Joaquina Rita Bier é palco do espetáculo Nativitaten, do Natal Luz. Também dá para tirar fotos do lago da Avenida, sentado em um dos bancos de madeira.

Lago Joaquina Rita Bier – Mapa de Gramado. Foto: Bárbara Keller

Atrações gratuitas em Gramado: 4 opções em locais fechados

1. Visita às fábricas de chocolate

Gramado é conhecida pelos seus chocolates. Dezenas de fábricas estão espalhadas pela cidade – e a maioria delas oferece visitação gratuita para conferir a produção. Entre elas, a Lugano, a Florybal, a Planalto e a Prawer.

O problema vai ser resistir e não comprar nenhum chocolate!

Loja Prawer: Rótula das Bandeiras – Mapa de Gramado. Foto: Bárbara Keller

2. Cristais de Gramado

A Cristais de Gramado é a única fábrica de cristal artístico do Rio Grande do Sul, na qual você tem a chance de ver, de graça, os mestres vidreiros em ação, ao vivo. Eles utilizam a técnica di murano, uma técnica artesanal italiana, desenvolvida em Veneza, por meio da qual o cristal é moldado através do sopro e movimentos manuais.

As peças são lindíssimas e na loja tem vários produtos à venda. Pra não ficar tentado a comprar, melhor passar longe.

Cristais de Gramado – Mapa de Gramado. Foto: Divulgação, site Cristais de Gramado

3. Rua Coberta

Não sei se podemos chamar a Rua Coberta de “atração” gratuita, mas com certeza é um ponto turístico que nenhum turista que se preze pode deixar de visitar.

Localizada bem no centro de Gramado, a Rua Coberta abriga algumas lojas e bistrôs, onde você pode sentar e curtir o clima europeu da cidade. Já que você economizou visitando atrações gratuitas, talvez seja a hora de desembolsar alguns reais para tomar um chocolate quente. E não esqueça das fotos!

Rua Coberta – Mapa de Gramado. Foto: Bárbara Keller

4. Museu do Perfume – Fragram

Gramado tem diversos museus, mas o Fragram, Museu do Perfume, é um dos únicos gratuitos. Nele, você vai poder ver uma exposição de 450 frascos de clássicos da perfumaria mundial, além de conferir as principais técnicas utilizadas para extrair as essências.

Apesar de ser um museu pequeno, se você estiver com tempo livre e em busca de atrações gratuitas, vale a visita!

Fragram: Museu do Perfume – Mapa de Gramado. Foto: Divulgação, site Fragram: Museu do Perfume

E aí, gostou das dicas de atrações gratuitas em Gramado? Quais desses lugares você vai visitar? Comente 🙂

 

3 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta