Roupas para usar em Gramado de acordo com a temperatura

Quais roupas usar em Gramado, na Serra Gaúcha? Essa é uma dúvida bastante frequente entre os viajantes.

Neste post, vamos mostrar quais são as variações de temperatura em Gramado, como enfrentar o clima frio no inverno e o clima abafado no verão e o que levar na mala em cada estação.

Primeiro, é bom preparar o cenário. Imagine uma cidade florida, com arquitetura de estilo bávaro e um friozinho bem gelado, digno da Europa.

Perfeita para um rodízio de fondue, acompanhado de um bom vinho, certo?

Mas a temperatura em Gramado não é baixa o ano todo.

Essa descrição de cidade europeia vale para os meses entre junho e agosto. 

Então, se você está com uma viagem programada para a serra gaúcha, provavelmente sua principal dúvida é: “Como arrumar as malas para o frio?”.

Com o medo de pegar um resfriado, muitas pessoas acabam dando uma bela exagerada no look.

É lógico que alguns visitantes sentem mais frio do que outros, então não é possível generalizar.

Quem vem das regiões norte ou nordeste do país, por exemplo, pode sentir mais a diferença de temperatura.

Mas há formas de acertar no uso das peças e encontrar um meio termo na hora de fazer as malas.

Então, vamos ao que interessa: a seguir, você vai descobrir tudo sobre o clima e a temperatura em Gramado ao longo do ano.

Temperatura em Gramado na Serra Gaúcha
Gramado é menos fria do que muitos pensam. Foto: iStock, Getty Images

As variações de temperatura em Gramado

A temperatura em Gramado varia bastante, especialmente no outono e na primavera. Nessas estações, você pode vivenciar mudanças bastante bruscas, com uma oscilação que envolve constantes trocas de roupas.

Então, antes de estourar sua bagagem com grandes casacos, toucas e luvas, o ideal é conferir a previsão para os dias da sua viagem.

Geralmente, os meses de inverno no Rio Grande do Sul são, de fato, bem rigorosos: os termômetros podem ficar negativos e é comum que a neblina apareça à noite. Mas nem sempre é assim.

Mesmo nos meses gelados, podem haver dias que fogem à regra. Especialmente se o sol aparecer durante a manhã e a tarde. Neste caso, as temperaturas costumam subir.

Não é incomum, com as alterações climáticas recentes, que os termômetros em Gramado cheguem a marcar 28°C ou 30°C durante o dia – em pleno inverno. Ou seja: se você estiver com roupas muito pesadas, poderá sentir calor ao passear pelas ruas do centro da cidade.

Vale lembrar que, nos meses de verão, Gramado é uma cidade mais fresquinha. Mas isso não significa que o calor não apareça. Se você for viajar no verão, especialmente entre os meses de fevereiro e maio, pode levar tranquilamente roupas curtas, como shorts e camisetas de manga curta.

Se agora você está ainda mais confuso para arrumar as malas, calma: a seguir, você vai descobrir tudo o que é necessário levar para não passar frio – nem calor.

Antes, vamos acompanhar os números do tempo na cidade da Serra Gaúcha.

Temperatura de Gramado ao longo do ano

A seguir, veja a média das máximas e mínimas temperaturas em Gramado nos últimos anos:

  • Janeiro: máxima de 25,6 e mínima de 15,8, com 168mm de precipitação
  • Fevereiro: máxima de 24,8 e mínima de 15,4, com 168mm de precipitação
  • Março: máxima de 22,9 e mínima de 13,6, com 184mm de precipitação
  • Abril: máxima de 19,9 e mínima de 10,9, com 152mm de precipitação
  • Maio: máxima de 17,6 e mínima de 8,7, com 143mm de precipitação
  • Junho: máxima de 16,7 e mínima de 7,7, com 175mm de precipitação
  • Julho: máxima de 16,9 e mínima de 7,5, com 163mm de precipitação
  • Agosto: máxima de 18,1 e mínima de 8,4, com 170mm de precipitação
  • Setembro: máxima de 19,3 e mínima de 9,6, com 197mm de precipitação
  • Outubro: máxima de 21,4 e mínima de 11,4, com 177mm de precipitação
  • Novembro: máxima de 23,4 e mínima de 13, com 136mm de precipitação
  • Dezembro: máxima de 23,2 e míninima de 13,1, com 163mm de precipitação.

Pronto, agora você tem uma boa ideia do frio e do calor máximos em cada época do ano. Além disso, tem uma boa noção da quantidade de chuva que você pode esperar.

De qualquer forma, a gente recomenda que você confira, na hora de fazer as malas, a previsão do tempo para os próximos dias, já que o histórico do clima não é garantia para o futuro.

Além de verificar os sites climatológicos, vale a pena dar uma lida neste próximo tópico. Nele, você terá uma noção melhor do que levar na mala em cada estação do ano, de acordo com as temperaturas que você vai encontrar.

Roupas para usar em Gramado

A primeira dica aqui é: leve um casaco comprido. Uma peça curinga como essa basta para evitar que você passe frio. Seja verão ou inverno, diante de qualquer ar gelado, é só colocar o abrigo e pronto. Mas e quanto ao resto?

Roupas para Gramado no verão

Lago Negro em Gramado
Temperatura sobe bastante no verão de Gramado. Foto: iStock, Getty Images

Aproveite que as temperaturas de Gramado são mais altas no verão para não sobrecarregar a bagagem. Isso significa roupas leves para essa estação.

Se você for curtir o Natal Luz, por exemplo, aposte sem medo nas camisetas leves, shorts e calças jeans.

Caso fique mais frio à noite, você pode levar um casaquinho leve, como um cardigã ou outro agasalho que não pese demais ou ocupe muito espaço na mala.

Nos pés, sandálias, rasteirinhas, sapatilhas e tênis são excelentes opções para caminhar pelas ruas nos dias de calor.

Se ficar com medo de sentir frio nas orelhas ou no pescoço, de manhã ou à noite, leve uma echarpe. Mas não precisa ser uma manta grossa: prefira algo mais leve e fácil de carregar.

Roupas para Gramado no inverno

Temperatura em Gramado na Serra Gaúcha
Temperatura no inverno de Gramado pode ficar negativa. Foto: iStock, Getty Images

Como já vimos nos tópicos anteriores, as temperaturas de Gramado no inverno são realmente baixas. Por isso, é bom escolher com cuidado quais roupas você vai levar nessa época.

Como as roupas para essa estação costumam ocupar muito espaço na mala, lembre-se sempre de prezar pela qualidade das peças – não pela quantidade.

Ao invés de levar 10 blusas diferentes, procure ter itens diversificados com os quais você pode criar sobreposições à mão. Por exemplo: um tricô, uma jaqueta e uma camisa xadrez.

Vale a pena investir em blusas e meias térmicas, já que mantêm o corpo aquecido e são fáceis de dobrar e guardar na mala, sem ocupar muito espaço.

Uma calça jeans também merece lugar na bagagem, já que é um item básico. Os mais friorentos podem levar uma calça de lã ou couro.

Um gorro, uma manta e um par de luva bastam, caso as temperaturas baixem muito. Nos pés, a dica é ir preparado em caso de chuva.

Leve, pelo menos, uma bota e um tênis. Como você vai caminhar bastante, dê preferência a um calçado fácil de tirar e colocar e que seja bastante confortável.

Roupas para Gramado na primavera e no outono

Escolher as roupas para levar para Gramado nessas estações é um pouquinho mais difícil, já que as temperaturas podem variar bastante ao longo do dia.

Nesses períodos, preste bastante atenção à previsão do tempo e leve em consideração o que você veste em sua cidade quando as temperaturas se equiparam àquelas estimadas para sua estada em Gramado.

Na primavera, você pode encontrar extremos de até 30 graus. E no outono, picos gelados próximos a zero.

Essas duas situações não são comuns, mas evidenciam que essas estações merecem um cuidado maior com as malas.

E aí, gostou das dicas? Conseguiu entender melhor como é a temperatura em Gramado? Deixe um comentário. E curta também mais dicas de turismo em Gramado.

4 COMENTÁRIOS

  1. Eu e meu esposo estamos pensando em passa três dias em gramado ou dois só q vai se nossa primeira viagem e estou perdida por onde começo como consegui um hotel preço acessível como ir nos lugares sem sabe aonde são me ajudem.obg

    • Oi, Taiane. Olha no booking.com, há várias opções boas de hotel e pousada. Para passeios lá, olha na Tour On e na Brocker Turismo, procurando no google. Mas fica tranquila porque lá é pequeno, tudo muito perto, muita coisa dá pra fazer a pé. Sugiro ir no ônibus Bus Tour, paga um valor e conhece a cidade toda até Canela, cidade vizinha, e pode descer em todos os pontos turísticos, esse ônibus passa por 35 atrações, vale a pena.

  2. vou agora em agosto de 2018.estava exatamente com esta duvida sobre quais roupas levar.irei ficar 7 dias com minha familia.vesti em casacos bem grossos,gorros ,luvas e meias

Deixe uma resposta