Temperatura em Gramado: que roupas levar para o frio?

Imagine uma cidade florida, com arquitetura de estilo bávaro e um friozinho bem gelado, digno da Europa. Essa é a temperatura em Gramado nos meses entre junho e agosto. Perfeita para um rodízio de fondue, acompanhado de um bom vinho, certo?

Mas, se você está com uma viagem programada para a serra gaúcha, provavelmente sua principal dúvida é: “como arrumar as malas para o frio?”. Com o medo de pegar um resfriado, muitas pessoas acabam dando uma bela exagerada no look.

É lógico que alguns visitantes sentem mais frio do que outros, então não é possível generalizar. Quem vem das regiões norte ou nordeste do país, por exemplo, pode sentir mais a diferença de temperatura. Mas há formas de acertar no uso das peças e encontrar um meio termo na hora de fazer as malas.

Então, vamos ao que interessa: a seguir, você vai descobrir tudo sobre o clima e a temperatura em Gramado ao longo do ano.

Temperatura em Gramado na Serra Gaúcha
Gramado é menos fria do que muitos pensam. Foto: iStock, Getty Images

As variações de temperatura em Gramado

Antes de estourar sua bagagem com grandes casacos, toucas e luvas, o ideal é conferir a previsão para os dias da sua viagem. Geralmente, os meses de inverno no Rio Grande do Sul são, de fato, bem rigorosos: os termômetros podem ficar negativos e é comum que a neblina apareça à noite. Mas nem sempre é assim.

Mesmo nos meses gelados, podem haver dias que fogem à regra. Especialmente se o sol aparecer durante a manhã e a tarde. Neste caso, as temperaturas costumam subir.

Não é incomum, com as alterações climáticas recentes, que os termômetros em Gramado cheguem a marcar 28°C ou 30°C durante o dia – em pleno inverno. Ou seja: se você estiver com roupas muito pesadas, poderá sentir calor ao passear pelas ruas do centro da cidade.

Vale lembrar que, nos meses de verão, Gramado é uma cidade mais fresquinha. Mas isso não significa que o calor não apareça. Se você for viajar no verão, especialmente entre os meses de fevereiro e maio, pode levar tranquilamente roupas curtas, como shorts e camisetas de manga curta.

Se agora você está ainda mais confuso para arrumar as malas, calma: a seguir, você vai descobrir tudo o que é necessário levar para não passar frio – nem calor.

O que levar na mala para Gramado?

A primeira dica aqui é: leve um casaco comprido. Uma peça curinga como essa basta para evitar que você passe frio. Seja verão ou inverno, diante de qualquer ar gelado, é só colocar o abrigo e pronto. Mas e quanto ao resto?

1. Malas para o verão

Lago Negro em Gramado
Temperatura sobe bastante no verão de Gramado. Foto: iStock, Getty Images

Aproveite que no verão faz menos frio para não sobrecarregar a bagagem. Se você for a Gramado curtir o Natal Luz, por exemplo, aposte sem medo nas camisetas leves, shorts e calças jeans. Caso fique mais frio à noite, você pode levar um casaquinho leve, como um cardigã ou outro agasalho que não pese demais ou ocupe muito espaço na mala.

Nos pés, sandálias, rasteirinhas, sapatilhas e tênis são excelentes opções para caminhar pelas ruas nos dias de calor. Se ficar com medo de sentir frio nas orelhas ou no pescoço, de manhã ou à noite, leve uma echarpe. Mas não precisa ser uma manta grossa: prefira algo mais leve e fácil de carregar.

2. Malas para o inverno

Temperatura em Gramado na Serra Gaúcha
Temperatura no inverno de Gramado pode ficar negativa. Foto: iStock, Getty Images

Como as roupas de inverno costumam ocupar muito espaço na mala, lembre-se sempre de prezar pela qualidade das peças – não pela quantidade. Ao invés de levar 10 blusas diferentes, procure ter itens diversificados com os quais você pode criar sobreposições à mão. Por exemplo: um tricô, uma jaqueta e uma camisa xadrez.

Vale a pena investir em blusas e meias térmicas, já que mantêm o corpo aquecido e são fáceis de dobrar e guardar na mala, sem ocupar muito espaço. Uma calça jeans também merece lugar na bagagem, já que é um item básico. Os mais friorentos podem levar uma calça de lã ou couro.

Um gorro, uma manta e um par de luva bastam, caso as temperaturas baixem muito. Nos pés, a dica é ir preparado em caso de chuva. Leve, pelo menos, uma bota e um tênis. Como você vai caminhar bastante, dê preferência a um calçado fácil de tirar e colocar e que seja bastante confortável.

E aí, gostou das dicas? Conseguiu entender melhor como é a temperatura em Gramado? Deixe um comentário. E curta também mais dicas de turismo em Gramado.


Deixe uma resposta