5 comidas típicas da Grécia para o seu roteiro gastronômico

As comidas típicas da Grécia carregam uma diversidade fascinante, o que só poderia resultar em receitas tradicionais maravilhosas que você precisa experimentar quando visitar o país. Com características mediterrâneas, a cozinha grega exala frescor e carrega tanto influências italianas, quanto toques exóticos da Turquia e do Oriente Médio, em geral. 😋

Na base da gastronomia grega, estão ingredientes marcantes como o azeite – presente em quase todos os pratos – além de grãos, pães e carnes. Nessa categoria, as aves, os coelhos e os peixes são os principais protagonistas. Queijo feta, azeitonas, pimentões, batatas e, claro, um bom vinho também são elementos totalmente característicos da Grécia.

Curioso para saber quais são as comidas típicas da Grécia que você precisa saborear entre um ponto turístico e outro? Confira, abaixo, as nossas sugestões. ✌️

Descubra 5 deliciosas comidas típicas da Grécia

A culinária da Grécia mantém um espírito rústico, mas o fato de não ser uma cozinha muito refinada atua em seu favor. O frescor e o colorido dos pratos gregos são incomparáveis. Conheça alguns deles abaixo:

1. Gemista

Gemista
O colorido Gemista. Foto: Badseed, CC BY-SA 3.0

Você gosta de pratos fartos em recheio? Pois bem, “Gemista”, em grego, literalmente significa “recheado”. Trata-se da definição perfeita para esse prato, composto por tomate (ou pimentão), recheado com arroz. O toque final é o cozimento no azeite, que deixa a composição douradinha e muito saborosa. De fato, o prato é bem simples…mas o tempero o torna extremamente saboroso.

2. Souvlaki e Gyros

souvlaki
Souvlaki é um típico fast food grego. Foto: Geoff Peters, CC BY 2.0

São as comidinhas de rua, estilo “fast food”, mais comuns na Grécia. O Souvlaki é um churrasquinho de carne, servido dentro do pão pita com molho, salada e batatinhas fritas. Já o Gyros é literalmente igual ao kebab turco, geralmente feito com carne de porco. Ele também costuma ser servido no pãozinho e representa uma ótima opção de lanche – que geralmente sai por menos de três euros.

3. Moussaka

Moussaka
A encorpada Moussaka. Foto: Robert Kindermann, CC-BY-SA-2.5

A Moussaka se parece com uma espécie de lasanha, composta por uma excelente combinação de carne de cordeiro moída, beringelas, tomate, cebola, molho branco e, claro, azeite. Trata-se de um prato que também é bastante comum na Turquia. Costuma ter preço amigável e pode acompanhar batatas fritas também.

4. Salada grega

Greek Salad
Salada grega refresca a alma. Foto: Susan Lucas Hoffman, CC BY-SA 2.0

Ah, a salada grega! ❤️ Uma combinação básica, mas certeira entre azeitonas, tomates, pepinos, rodelas de cebola, temperinhos como sal, pimenta, orégano, azeite e, claro, queijo feta. É uma opção de entrada deliciosa – tanto que costuma ser reproduzida em outros restaurantes pelo mundo.

Aliás, se você é fã do queijo feta (aquele queijo típico grego coalhado, feito à base de leite de cabra e ovelha), saiba que ele está presente em várias outras receitas. Uma delas é a Tiropita, uma espécie de folhado recheado com a iguaria. Pecado é não experimentar.

5. Tzatziki

Tzatziki
Tzatziki é um delicioso creminho servido de entrada. Foto: Nikodem Nijaki, CC BY-SA 3.0

Outra opção de entradinha que você vai encontrar em praticamente qualquer restaurante grego é o Tzatziki, uma espécie de creme feito com iogurte, pepino, um toque leve de cebola, limão e temperinhos como azeite de oliva, pimenta, menta e sal. Ele é servido junto com o pão pita, aquele típico pãozinho árabe. Simplesmente incrível!

Comidas típicas da Grécia: sobremesas irrecusáveis

A Grécia não reserva surpresas incríveis apenas no prato principal. Lembre-se de guardar um espacinho para a sobremesa, pois você também vai se deparar com muitas delícias doces. A começar pelo tradicional iogurte grego com mel e frutas secas, bem cremosinho. Biscoitinhos com amêndoas ou amanteigados também são bastante consumidos em solo grego.

Agora, um fato bem inusitado: você sabia que o frappé surgiu na Grécia? Foi lá que começou a tradição de tomar café gelado – e os gregos adoram. Você pode experimentar versões com chantilly e até sorvete, em algum dos charmosos barzinhos espalhados pelas cidades.

E aí, gostou de conhecer algumas comidas típicas da Grécia? Qual delas lhe deixou com água na boca? Conte para a gente nos comentários! ☺️

Deixe uma resposta