Viagem em família: descubra o que fazer em Guarapari

Em busca de um destino que misture praia, esportes aquáticos, boas opções de restaurantes e vida noturna para suas férias em família? Neste artigo, vamos mostrar o que fazer em Guarapari, município do Espírito Santo que pode ser uma excelente opção para os seus dias de descanso.

Na região central do estado, Guarapari é o ponto de parada perfeito para quem deseja curtir o verão no melhor estilo: a cidade guarda diversas praias de águas azuis, areia branca e fininha, onde você pode aproveitar atrações como passeios de escuna e mergulhos em recifes repletos de animais marinhos. 🌊🐚🐠

Preparado para desvendar o melhor da cidade praiana e descobrir o que fazer em Guarapari? A seguir, confira as principais dicas para aproveitar ao máximo esse destino.

Guarapari reúne cenários paradisíacos em meio à natureza. Foto: Roberto Soares, CC BY-SA 2.0
Guarapari reúne cenários paradisíacos em meio à natureza. Foto: Roberto Soares, CC BY-SA 2.0

O que fazer em Guarapari: 4 opções

Alternativas de passeios não faltam em Guarapari, cidade essencialmente turística. Para organizar seu itinerário, confira nossas principais sugestões de atrações imperdíveis quando estiver por lá:

1. Conhecer as praias

Setiba: praia tranquila em Guarapari: Foto: Marina Almeida, CC BY 2.0
Setiba: praia tranquila em Guarapari: Foto: Marina Almeida, CC BY 2.0

A costa de Guarapari é repleta de praias, ilhas, pedras e mangues: com cenários ideais para você se sentir mais perto da natureza. Democrática, a cidade oferece mais de 50 praias para agradar aos mais variados gostos. Quer um destino mais agitado, repleto de quiosques e bares? Prefira a Praia do Morro e Areia Preta.

Outras praias mais badaladas, geralmente procuradas por quem gosta de paquerar, são Meaípe e Enseada Azul. Já os visitantes em busca de paz e sossego devem rumar para as praias ao norte, a exemplo de Setiba e Três Praias. Com tantas alternativas, ninguém sai insatisfeito de Guarapari.  

2. Fazer um passeio de escuna

Passeios de escuna são comuns em Guarapari. Foto: Leonardo Quintino, CC BY 2.0
Passeios de escuna são comuns em Guarapari. Foto: Leonardo Quintino, CC BY 2.0

Uma dica para conhecer mais cenários paradisíacos e tirar belas fotografias de uma só vez é investir no passeio de escuna. Durante a alta temporada, no verão, há saídas diárias do cais localizado na praça Jerônimo Monteiro, ou direto da praia do Morro.

A duração do passeio varia dependendo do roteiro estabelecido pela agência: geralmente, o trajeto leva entre uma e seis horas. Os itinerários costumam contornar as principais praias da cidade, como a Praia do Morro, a Praia das Virtudes e a Praia dos Namorados, por exemplo.

Há também os barcos que percorrem santuários ecológicos, a exemplo da Reserva de Setiba e Três Ilhas. Basta escolher o passeio que mais agrada e embarcar na aventura.

3. Mergulhar nas ilhas

Guarapari tem ilhas propícias para Snorkeling. Foto: iStock, Getty Images
Guarapari tem ilhas propícias para Snorkeling. Foto: iStock, Getty Images

Para quem curte atividades mais energizantes, Guarapari também não decepciona. Através de um rápido passeio de lancha partindo das principais praias, o turista pode se deparar com ilhas, naufrágios e recifes perfeitos para a prática de mergulho em meio a peixinhos coloridos, corais, esponjas, tartarugas e, até mesmo, arraias e lagostas.  

Para a prática de snorkeling, o ponto mais indicado é Três Ilhas. Já mergulhadores avançados podem rumar para a região do Farol da Escalvada e Ilha Rasa. Os meses ideais para praticar o esporte são entre dezembro e maio, quando a visibilidade das águas chega a 15 metros de profundidade.

4. Saborear uma moqueca capixaba

Moqueca capixaba: iguaria típica do Espírito Santo. Foto: iStock, Getty Images
Moqueca capixaba: iguaria típica do Espírito Santo. Foto: iStock, Getty Images

Todo bom destino turístico que se preze precisa contar com opções gastronômicas de dar água na boca. Neste quesito, o grande destaque de Guarapari é a moqueca capixaba. Diferente da receita baiana, ela não leva leite de coco ou azeite-de-dendê: o prato é constituído somente por peixe e camarões frescos, além de algumas especiarias.

Opções de lugares para encontrar a iguaria não faltam na cidade. Especialmente na orla da praia de Meaípe, você encontra diversos restaurantes. Entre as alternativas espalhadas pelas praias, é possível citar o Guaramare, o Bacalhau do Portuguesinho e a Casa Marracini.

As principais atrações de Guarapari

Viu só como não é difícil encontrar o que fazer em Guarapari? Isso que só citamos apenas quatro atrativos da cidade. Seu roteiro ainda pode ir muito além: fãs de ecoturismo precisam explorar o Adventures Park, espaço de 24 mil m² que proporciona atividades como rapel, escalada, canoagem e tirolesa em meio a cânions, lagos e cachoeiras.

Já no Parque Estadual Paulo César Vinha, reserva ecológica situada em uma área de 1.500 hectares, é possível contemplar uma vegetação típica de restinga, além de dunas, manguezais e um mirante para a Lagoa dos Caraís. Guarapari tem também um parque aquático, o Acquamania, repleto de toboáguas que prometem divertir a criançada.  

À noite,  a cidade é agitada. Na Praia do Morro, bares com música ao vivo são ideais para curtir com a família ou um grupo de amigos. Já em Nova Guarapari (perto de Enseada Azul) e Meaípe, é possível encontrar boates como a Multiplace e a Lua Azul, onde a festa dura a noite toda.  

E aí, descobriu o que fazer em Guarapari? O que achou das opções? Pretende passar suas férias por lá? Compartilhe com a gente os seus planos de viagem nos comentários 😎

Deixe uma resposta