Descubra 5 comidas típicas da Índia

Se você for à Ásia embarcar em uma aventura, não deixe de experimentar as comidas típicas da Índia. Principalmente porque, quando você viaja para um destino assim, não basta apenas explorar os pontos turísticos para absorver a essência do local. É preciso ir além se você deseja uma experiência autêntica. 

A gastronomia fala muito sobre a história de um país. Suas influências retratam o passado e exprimem um pouquinho da essência de um povo. Cada lugar tem um sabor. E provar cada prato também é uma forma de socializar e conhecer novas pessoas. Por isso, nossa dica é: abra a mente e experimente. 🍲

Para ajudar no seu tour gastronômico, confira a seguir algumas comidas típicas da Índia.

5 comidas típicas da Índia

Você provavelmente já ouviu falar que a Indian Cuisine – ou cozinha indiana – é exótica e milenar. De fato, ela é muito rica em cores, texturas, aromas e especiarias, capaz de despertar todos os seus sentidos. É o que você vai perceber ao experimentar algum dos pratos listados a seguir.

Samosas

Samosas
Samosas com temperinhos indianos são um clássico. Foto: iStock, Getty Images

A Samosa é o lanche frito indiano mais famoso ao redor do mundo. Trata-se de um tipo de pastel que pode ser recheado com batatas, cebola, lentilha ou carne – sempre com algum tempero especial do país. Algumas versões ainda acompanham molhos de hortelã, pimenta e tamarindo.

Butter Chicken

Butter Chicken
Butter Chicken mistura diversos sabores em uma receita incrível. Foto: iStock, Getty Images

O frango é muito utilizado nas receitas típicas indianas. Um dos pratos mais populares no país é o Butter Chicken, feito com cubos de frango marinados em um molho de iogurte e especiarias, depois cozidos em molho de tomates frescos junto da manteiga indiana (ghee). Uma mistura que parece inusitada, mas é muito comum na Índia.

Chaat 

Chaat
Desafio ao visitante é consumir o Chaat apenas com a mão direita. Foto: iStock, Getty Images

O Chaat é o prato bem popular na culinária local de Mumbai. Ele deve ser consumido com a mão direita e é constituído por uma massa frita misturada com diversos ingredientes: arroz, batata, pasta de pimenta vermelha, coentro, cebola picada e molho de tamarindo. Algumas versões ainda acrescentam lentilha e recheio de batata com chutney adocicado. Vai encarar?

Naan

Naan
Naan é um acompanhamento típico na Índia em todas as refeições. Foto: iStock, Getty Images

Naan nada mais é do que um pãozinho indiano, feito à base de água, fermento e farinha – em algumas receitas também com hortelã e alho. Ele é muito consumido pelos indianos e está presente em quase todas as refeições como acompanhamento. Outra possibilidade é consumir a iguaria recheada com batatas.

Thali

Indian Thali
Thali é uma verdadeira explosão de sabores. Foto: iStock, Getty Images

Thali é um prato vegetariano, que combina um pão típico indiano e uma porção de arroz com várias opções de acompanhamento. Ele é servido sob folhas de bananeira e deve ser comido com a mão direita. Entre os molhos que acompanham a receita, geralmente estão um tradicional feito com thali e um chutney de coco – além de vegetais e lentilhas.

As bebidas típicas da Índia

Entre os sabores da Índia, não são apenas os pratos que marcam o paladar. A bebida mais consumida no país, sem dúvidas, é o chá. O mais popular chai indiano, chamado masala chai, é geralmente feito com chá preto e especiarias – e pode ser consumido com leite. Mas você também encontrará vários outros sabores de chás à disposição.

Outra especiaria refrescante adorada em solo indiano é o Lassi. Trata-se de uma espécie de refresco feito à base de iogurte, água de rosas, gelo e alguma fruta da estação. Os indianos bebem diversas vezes ao dia. 

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre as comidas típicas da Índia? Qual delas você experimentaria? Conte para a gente nos comentários. 😉

Deixe uma resposta