Descubra como tirar visto para a Índia

Já está imaginando as belas paisagens e os sabores exóticos da sua viagem para Ásia? Antes de fazer as malas, lembre-se de que é preciso verificar como tirar o visto para a Índia. Sim: o país entra na lista daqueles que exigem o documento prévio para entrada de brasileiros em suas fronteiras. Portanto, trata-se de um item obrigatório.❗️

Se você já está com dor de cabeça só de pensar em ir até a embaixada, tirar fotos, imprimir papéis e toda aquela burocracia, nós temos boas notícias. Desde 2014, é possível solicitar um visto eletrônico (e-VT), sem sair de casa. Ele possui validade de 30 dias e custa 60 dólares.

Mas como é feita a solicitação? Quais documentos é preciso ter em mãos? Como é feita a entrega? São esses detalhes que vamos explicar logo abaixo. 😉

Índia
Visto para a Índia pode ser solicitado online. Foto: iStock, Getty Images

Como tirar visto para Índia pela internet

Com a chegada do e-VT, a vida do turista ficou bem mais fácil. Todo o procedimento é feito direto no site da Embaixada e o visto é entregue na sua chegada à Índia, evitando qualquer possível problema com SEDEX ou Correios. O procedimento é bem simples, conforme vamos mostrar agora.

O primeiro passo é acessar o formulário disponível online (em inglês). Nele, você terá que disponibilizar uma série de informações – desde aquelas básicas (nome, e-mail, nome do pai e da mãe), até outras mais pontuais e relativas à viagem (data de chegada na Índia, quais lugares pretende visitar, o motivo da viagem e por aí vai).

Depois de preencher o formulário, aparecerá a tela da foto. Nela, você deve fazer upload de uma imagem sua recente e frontal, com fundo branco e sem sombras (deve ser semelhante àquelas 3×4 que utilizamos em documentos brasileiros). O formato deve ser JPG, com tamanho entre 10 KB e 1 MB.

Na última tela, você receberá o número definitivo do seu pedido de visto. É com ele que você poderá consultar o status da aplicação a qualquer momento. Para finalizar o processo, é necessário fazer o pagamento da taxa de 60 dólares. Ele pode ser feito online na hora: são aceitos cartões de débito e crédito, das bandeiras Visa e Mastercard.

Concluído o pagamento, você receberá uma autorização eletrônica por e-mail referente ao e-VT. Imprima essa autorização e leve junto na viagem. Ao chegar lá, basta apresentar o doc junto ao passaporte com validade mínima de seis meses na imigração, onde você receberá o visto.

Importante: o e-TV só é válido para quem chega por ar, não por terra. Só é aceito na imigração dos aeroportos indianos.

Se você quiser checar os detalhes do formulário do visto eletrônico ou estiver com alguma dúvida, vale a pena dar uma espiada neste artigo do site Escolha Viajar. Ele traz prints das telas e explica minuciosamente como preencher cada etapa do cadastro. 👌

Como tirar visto para a Índia na Embaixada

Se você for permanecer por mais de 30 dias na Índia, pretende trabalhar ou estudar no país, aí não tem jeito: é preciso passar pela burocracia de emissão do visto junto à Embaixada ou ao Consulado.

Residentes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul devem solicitar o visto pelo Consulado Indiano em São Paulo. Já os residentes de Minas Gerais podem pedir o visto no Consulado Indiano em Belo Horizonte e residentes de todos os outros estados do Brasil precisam fazer a solicitação do documento junto à Embaixada Indiana em Brasília.

Há cinco categorias diferentes de vistos para Índia: Visto de Turismo, Visto de Trabalho, Visto de Negócios, Visto de Estudante e Visto de Entrada. Para cada um deles, é preciso preencher o formulário regular online e ter em mãos documentos específicos de acordo com a categoria. Por exemplo: no caso do visto de trabalho, é exigida apresentação da carta de oferta de emprego.

Para verificar exatamente as exigências de cada categoria de visto, sugerimos que dê uma olhada no artigo bem completinho do site 360 Meridianos, que explica quais são os docs necessários e como funciona o processo nos diferentes consulados.

Se você tiver outras dúvidas específicas, a solução é entrar em contato direto com o Consulado de São Paulo: visa@cgisaopaulo.in ou 11-3279-3780.

E aí, entendeu como tirar visto para a Índia? O artigo foi útil para você? Comente. ✌️

 

Deixe uma resposta