Como viajar para a Índia: dicas e a documentação necessária

Se você está planejando uma viagem exótica e quer saber como viajar para a Índia, saiba que há inúmeras possibilidades para explorar esse país tão culturalmente rico. Mas, antes de embarcar, é preciso verificar alguns detalhes quanto à documentação exigida para a entrada no território indiano. 🇮🇳

A Índia faz parte da lista de países que exigem um visto para que brasileiros entrem em suas fronteiras. Estar com a vacina contra a febre amarela em dia é outra obrigatoriedade, com o intuito de evitar qualquer risco de proliferação da doença. A seguir, vamos falar um pouquinho sobre esses documentos e ajudar você a concretizar sua trip.

Preparado? 😉

Taj Mahal
Taj Mahal é um dos pontos turísticos incríveis da Índia. Foto: Kyle Hasegawa, CC BY 2.0

Como viajar para Índia: as exigências do país

Antes de fazer as malas, reúna os três documentos listados abaixo.

Visto para entrar na Índia

A boa notícia para os brasileiros que almejam visitar a Índia a passeio é que, atualmente, é possível fazer a solicitação do visto eletrônico (e-VT), sem precisar sair de casa. Ele tem validade de 30 dias e custa 60 dólares. O primeiro passo para solicitar o documento é preencher este formulário online.

Depois de fornecer as informações solicitadas, você deve fazer o pagamento da taxa (pode ser feito online, na hora), para então receber uma autorização eletrônica por e-mail confirmando o encaminhamento do e-VT. É preciso imprimir essa autorização e apresentá-la na imigração quando você chegar ao aeroporto na Índia para, então, pegar seu visto.

Se tiver dúvidas quanto ao processo, confira este artigo “Descubra como tirar visto para a Índia”, no qual explicamos em detalhes como fazer a solicitação.

Passaporte com validade de pelo menos seis meses

Outra exigência para entrar em território internacional é o passaporte. Se o seu estiver vencido ou tiver validade menor que seis meses, é preciso solicitar o documento no site da Polícia Federal. O processo é simples, basta preencher o formulário no site, pagar a taxa referente à Guia de Recolhimento da União e agendar um horário no posto mais próximo de você.

Se tiver dúvidas sobre como encaminhar o passaporte, confira este artigo: “Passo a passo: descubra como tirar passaporte”.

Certificado de Vacina contra a Febre Amarela

A febre amarela é uma doença considerada endêmica no Brasil, por isso cidadãos brasileiros devem portar um Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela para entrar na Índia. A vacina precisa ser feita pelo menos 10 dias antes da viagem. Tomar a dose é bem fácil, já que ela é aplicada em postos de saúde.

Mas lembre-se de que não basta ter o comprovante da vacina, é preciso ter um Certificado Internacional de Vacinação: para emitir o documento, é necessário localizar o Centro de Orientação para a Saúde do Viajante da ANVISA mais próximo de você. Aqui, há uma lista dos locais disponíveis em diferentes estados.

Depois, basta comparecer ao local munido de seu Cartão Nacional de Vacinação (onde devem constar a data da administração e o lote da vacina, além da assinatura do profissional que fez o procedimento e a identificação do posto de saúde) e de um documento oficial com foto.

Se tiver mais dúvidas sobre como emitir o certificado, confira este artigo: “Países que exigem certificado da vacina de febre amarela”.

O que é preciso saber antes de viajar para a Índia?

Agora que você já sabe o que precisa ter para entrar no país, vem a parte mais divertida: conhecer algumas peculiaridades desse local tão interessante. A Índia é, de fato, um destino plural. O lar de cerca 1 bilhão e 300 milhões de pessoas é marcado por uma economia em ascensão, mas também pela pobreza extrema.

O aspecto multicultural e contrastante também se expande para outros aspectos da vida na Índia, como a religião: ao contrário do que você poderia pensar, não há apenas hindus por lá. Você também vai se deparar com muçulmanos, budistas e cristãos. A gastronomia do país é rica em cores, aromas e texturas. Quando estiver em território asiático, certifique-se de experimentar as comidas típicas da Índia, como as samosas e o chaat.

Pontos turísticos incríveis, certamente, não faltam para visitar na Índia: é possível citar exemplos como o Taj Mahal, o Forte Vermelho, a Árvore Bodhi, o Rio Ganges e o Templo de Akshardham. Monte sua wishlist e boa viagem! 😎

Gostou das dicas sobre como viajar para Índia? O que você está mais ansioso para ver no país? Conte para a gente nos comentários!

1 COMENTÁRIO

  1. Será que os indianos também precisam de visto para entrar no Brasil, tendo em vista que ambos são integrantes dos BRICS. Já estive uma vez na Rússia e não me pediram visto para entrar ali. O tal visto para a Índia pela internet é muito difícil de conseguir. Tentei por umas dez vezes e sempre caia a conexão e, ao voltar,nada ficava salvo.Sufoco total. Sem ajuda não conseguiria. Tenho a impressão que, como ” brasileiro é muito bonzinho” os indianos entram aqui sem visto ou exigências..

Deixe uma resposta