As melhores oportunidades de bolsas de estudo no exterior

Morar e estudar em outro país é uma experiência única. Quem embarca nessa viagem nunca volta igual. O choque cultural transforma e amadurece qualquer pessoa. E, graças às bolsas de estudo no exterior, é possível realizar o sonho de se formar fora do Brasil sem ter que desembolsar rios de dinheiro.

Conseguir uma bolsa de estudos não é tarefa fácil, mas também não é impossível. A dica é se planejar e estar bem preparado. Há inúmeras oportunidades e você precisa agarrá-las no momento certo. O ideal é verificar as exigências e peculiaridades de cada programa, que podem ir muito além de uma certificação de proficiência em inglês.

Então, quer descobrir quais são as melhores opções de bolsas de estudo no exterior? É o que vamos mostrar a seguir.

Dicas de bolsas de estudo no exterior
Planejamento cuidadoso é a chave para estudar no exterior. Foto: iStock, Getty, Images

8 caminhos para encontrar bolsas de estudo no exterior

Se você não conhece os principais programas e entidades que oferecem oportunidades aos brasileiros que almejam uma experiência de aprendizagem fora do país, fique de olho nas dicas abaixo. Descubra as opções de estudo no exterior e como se candidatar às bolsas:

1. Programas brasileiros

Programa de Bolsas de Estudo – Santander Universidades

O programa de intercâmbio do Santander oferece seis modalidades de bolsas para estudar no exterior, contemplando estudantes de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores. Já foram mais de 200 mil bolsas concedidas desde o início do projeto, em 1996.

Por meio dele, o estudante pode ter uma experiência em universidades parceiras – incluindo instituições na China, na Espanha e em Portugal. Para se inscrever, fique ligado no site ou baixe o Aplicativo Universitário do Santander, onde são divulgadas as bolsas.

CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Financiado pelo governo brasileiro, o programa do CNPQ oferece bolsas para diversas modalidades. Atualmente, a maioria é concedida para a realização de Doutorado Pleno, Doutorado Sanduíche, Pós-Doutorado e Estágio Sênior. As verbas são destinadas ao campo da pesquisa científica e tecnológica.

As bolsas de estudo do CNPq são repassadas pelo governo através das instituições de ensino e pesquisa e, por meio delas, recebidas pelos estudantes. Mais informações podem ser encontradas diretamente no site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Fundação Lemann

Pensa em fazer uma Pós no exterior? A Fundação Lemann pode ser uma excelente oportunidade para concretizar seu sonho. O programa oferece bolsas de estudo em universidades de ponta no exterior e é focado em áreas essenciais para o desenvolvimento do Brasil: educação, políticas públicas, economia e saúde pública.

O mais legal é que eles buscam pessoas verdadeiramente engajadas, que almejam promover transformações sociais. No site da fundação, você encontra todos os pré-requisitos para participar do programa e fica por dentro das oportunidades que surgem.

Fundação Estudar

Com princípios baseados na meritocracia, há 25 anos a Fundação Estudar oferece bolsas de estudos ao exterior para brasileiros que se destacam em suas áreas de aprendizagem. Podem participar dos processos seletivos jovens de até 34 anos – de qualquer curso-, que objetivam realizar a Graduação, Pós-Graduação, Mestrado ou Doutorado fora do Brasil.

Informações sobre inscrições, regulamento e etapas dos processos seletivos podem ser encontradas no site da Fundação Estudar.

2. Programas estrangeiros

Não é só por meio de organizações brasileiras que você pode conseguir uma bolsa de estudos. Há muitas universidades e programas estrangeiros que também têm interesse em recrutar estudantes vindos do Brasil. A seguir, você vai conhecer alguns deles:

Mitacs Globalink Research Internship

Se você é estudante de graduação e gosta da área de pesquisa, vale a pena conhecer o Mitacs Globalink Research Internship. Ele oferece bolsas de estudo integrais para universitários passarem 12 semanas em universidades canadenses. O objetivo? Desenvolver suas habilidades de pesquisadores nas áreas de matemática, engenharia e ciências sociais.

As inscrições iniciam-se em 20 de setembro. No site, é possível encontrar todas as informações para se aplicar, além dos critérios exigidos.

Programa Orange Tulip Scholarship Brazil

Destinado a estudantes brasileiros com excelência acadêmica, o programa Orange Tulip oferece bolsas para cursos de Graduação e especialização na Holanda: são 21 instituições de ensino superior participantes. As aulas são ministradas totalmente em inglês.

A cada ano, são ofertadas 77 bolsas exclusivas aos brasileiros. Para 2016, as inscrições já estão encerradas. Mas vale verificar os critérios no site e se preparar para o ano que vem.

DAAD – Brasil

O Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD) é o Escritório do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico no Brasil. Fundado em 1925, é hoje uma das maiores organizações promotoras de intercâmbio no mundo. Já apoiou mais de 1,9 milhões de estudantes que sonhavam em estudar na Alemanha ou em outros países fora do Brasil.

O programa oferece bolsas de Graduação, Pós e Doutorado. Para ficar de olho nas oportunidades recorrentes e requisitos para os diferentes programas, a dica é acompanhar o site oficial da organização.

Vlir-Uos Scholarships

Já imaginou cursar um Mestrado na Bélgica? Bem, essa é uma possibilidade através do programa Vlir-Uos, que oferece bolsas a estudantes brasileiros que têm interesse em ingressar em alguma instituição de ensino superior belga.

No site oficial do programa, é possível verificar as oportunidades e consultar os requisitos necessários para concorrer às bolsas.

Novidades e dicas de bolsas de estudo no exterior

Os programas mencionados acima são apenas algumas, dentro de um infinito de possibilidades para quem almeja formação no exterior. Nem chegamos a citar os governos estrangeiros e as universidades que também ofertam bolsas integrais para fomentar a socialização do ensino entre diferentes nações.

Mas como acompanhar todas essas opções? A dica é ficar ligado nas redes sociais e sites especializados que reúnem informações sobre os mais variados tipos de intercâmbio. Conheça, a seguir, quatro canais para acompanhar novidades:

Academics

O portal Academics reúne informações sobre bolsas de estudo para idiomas, graduação e pós em instituições e universidades ao redor do globo.

Scholarships USA

O blog Scholarships USA divulga especialmente as oportunidades de bolsas acadêmicas ofertadas por universidades americanas.

Becas y Convocatórias

O portal Becas y Convocatórias reúne informações sobre bolsas e oportunidades de estudo no exterior, dirigidas especialmente a estudantes latino-americanos.

Passaporte pelo Mundo

O site Passaporte pelo Mundo apresenta diversas opções de bolsas de estudo no exterior e vagas de trabalho em diferentes cantos do mundo. Vale também dar um like no Facebook e acompanhar as notícias.

E aí, o que achou das dicas? Em quais bolsas de estudo no exterior você está de olho? Deixe um comentário.

Deixe uma resposta